Mi bebé y yo

Em que idade se deve começar a lavar os dentes?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Quando e como se deve começar a lavar os dentes? É preciso começar a lavá-los antes de romperem os dentes? Neste artigo vamos explicar-lhe a melhor maneira de manter a higiene da boca, consoante a idade da criança.

A higiene oral do bebé começa logo no nascimento, mesmo antes de terem rompido os primeiros dentes do bebé. Mas como é que se lavam os dentes? Em seguida explicamos-lhe as normas básicas da higiene oral e dental dos bebés em função da idade que tiverem e da idade da dentição.

Como lavar os dentes consoante a idade

  • Durante os meses que precedem o aparecimento dos primeiros dentes, para eliminar as bactérias que se alojam nas gengivas, podemos usar uma pequena gaze embebida em água e passa-la principalmente ao longo da linha na qual vão sair os dentes.

(Também lhe interessa: Dentes de leite do bebé: quando rompem e por que ordem)

  • Quando os dentes rompem pode usar-se uma escove de dentes para bebés que apenas deve ser manipulado pela mamã ou pelo papá. Para neutralizar as bactérias é suficiente usar água. O uso de dentífricos não é obrigatório: aconselha-se a partir do momento em que o bebé faz um ano.

  • Mais tarde, quando a criança adquire uma certa habilidade com as mãos, por volta dos 4-5 anos, podemos ensiná-lo a lavar os dentes sozinho. Por outro lado, não é aconselhável o uso de outros instrumentos para a higiene oral, tal como o fio dental e as escovas cónicas (como um palito), até que se tenha completado a dentadura permanente (em geral entre os 12 e os 13 anos).

  • Para proteger os dentes de leite da criança é importante que a limpeza bocal entre nos hábitos de higiene normal e quotidiana da criança, como lavar os dentes três vezes por dia, depois de cada refeição. São muito importantes as escovagens de dentes de manhã, depois do pequeno-almoço, e à noite, antes de se ir deitar.

Também lhe interessa

Em que idade se deve começar a lavar os dentes? | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)