scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo
Doenças
Doenças

Esquisar doenças por inicial

a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Cetose nas crianças: por que aparece e como tratá-la?

facebook twitter whatsapp

A cetose é o sintoma de um distúrbio alimentar que pode acompanhar algumas doenças.

Nas crianças, as reservas de açúcares complexos, aqueles que proporcionam energia de longa duração, esgotam-se mais rapidamente do que nos adultos. Como fonte alternativa de energia, o organismo recorre às gorduras.

No entanto ao serem queimadas, as gorduras produzem três substâncias (os chamados corpos cetónicos): o ácido acetoacético, o ácido beta-hidroxibutírico e a acetona. A acetona é uma substância volátil, que em contacto com o ar emana um odor inconfundível, semelhante ao de uma maçã podre. Outros sinais podem ser: sonolência, irritabilidade e falta de apetite. Também podem aparecer vómitos, dor de barriga, mal-estar geral, olheiras, dor de cabeça, língua seca coberta por uma película e febre.

(Também lhe interessa: Febre nas crianças)

(Também lhe interessa: Gastroenterite na criança)

Causas da cetose

Existem situações que favorecem o aparecimento de cetose na criança.

-Se esteve em jejum durante muitas horas (ao não dispor de açúcar, o organismo recupera energia através das gorduras), se comeu de forma desequilibrada, consumindo muitas gorduras (batatas fritas, fritos, chocolate, natas, etc.), e se teve muita febre e esteve submetido a esforço físico durante um período de tempo prolongado.

- A cetose também se pode manifestar se a criança vomitou, eliminando as reservas de açúcar presentes no organismo. No entanto, nalguns casos, quando os corpos cetónicos atingem níveis muito elevados, pode suceder o contrário e talvez o aparecimento da cetose induza a criança a vomitar.

Como saber se a criança tem cetose

- Os corpos cetónicos são eliminados pela urina e pelo ar que sai dos pulmões. Estes corpos podem ser identificados na urina com a ajuda de uma tira urinária, que é vendida em farmácias e deteta a cetonúria. A tira é molhada com algumas gotas de urina da criança e segundo a cor do resultado do teste sabemos se é positivo ou negativo. Se o resultado for positivo, ou seja, se a criança tiver cetose, basta adotar algumas medidas dietéticas durante 2 ou 3 dias. Se o teste for negativo, ou seja, se a criança não tiver cetose, deve consultar o pediatra para identificar as causas do mal-estar.

Tratamento da cetose

Para prevenir e tratar a cetose, a alimentação da criança desempenha um papel determinante.

-Uma alimentação saudável e regular é o suficiente para evitar a cetose. Quando o transtorno já apareceu, é suficiente dar a beber à criança um chá de camomila com um pouco de açúcar ou mel (este, só a partir de 1 ano de idade), que deverá tomar em pequenos goles, ou, então, um sumo de fruta. Se não tiver diarreia também se lhe podem dar alguns golos de alguma bebida à base de cola.

-Na presença de vómitos, e se a criança se empanturrou com demasiados doces ou batatas fritas, durante as horas seguintes, será necessário adotar um menu muito leve, que contenha alimentos ricos em hidratos de carbono complexos (pão, massas, arroz, batatas), para além de fruta e verdura, mas sem a presença de carne, lácteos gordos, enchidos, fritos, doces e chocolate. Só mais tarde poderá introduzir na dieta da criança alimentos como uma torrada com compota ou mel, leite e iogurte magros com bastante açúcar. Numa terceira fase, já poderá introduzir arroz ou massa temperados com um pouco de azeite virgem.

Quando deve consultar o pediatra

Se a criança se alimentar de modo equilibrado, raramente a acetona se mantém alta. Telefonar ao pediatra poderá ser necessário no caso de os valores da acetona subirem, apesar de se ter adotado uma dieta adecuada.

(Também lhe interessa: Varicela na criança)




Também lhe interessa

Cetose nas crianças: por que aparece e como tratá-la? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)

Registro