Mi bebé y yo

Lactobacillus reuteri: uma solução para as cólicas?

( 1 voto) load
facebook twitter whatsapp

Nos últimos anos realizaram-se diferentes estudos que indicam que a administração de Lactobacillus reuteri reduz os episódios de choro descontrolado nos bebés. Será realmente eficaz? O recém-nascido deve tomá-lo no caso de sofrer cólicas?

A cólica do lactente, um dos problemas mais comuns nos recém-nascidos, costuma ser uma das grandes preocupações dos pais, que não sabem como acalmá-los e parar o choro incontrolável dos seus filhos. As cólicas afetam os lactentes, os bebés com menos de três meses, e podem ser definidas como episódios de choro intenso que podem durar umas duas horas por dia, vários dias por semana. Mas, como acalmar o bebé? O que fazer para o tranquilizar e aliviar?

Existem diferentes formas de acalmar o bebé quando sofre de um desses momentos de crise de dor por cólicas. Algumas delas são a massagem no abdómen, pegar o bebé ao colo de barriga para baixo, acalmá-lo com a voz, etc. No entanto, nos últimos anos, tem-se experimentado um remédio natural para as cólicas que parece ser eficaz para atenuar o transtorno. Trata-se do Lactobacillus reuteri.

Lactobacillus reuteri: o que é e quais as suas propriedades

O Lactobacillus reuteri é uma bactéria que faz parte da flora intestinal das pessoas. Está entre os denominados probióticos, ou seja, contém fermentos vivos e, como tal, contribui para o correto funcionamento e equilíbrio do aparelho gastrointestinal.

Durante os anos 60, o mocrobólogo Gerhard Reuter, de quem vem o nome do lactobacilo, começou a distinguir o reuteri como uma espécie diferente dos outros lactobacillus, denominando-o “Lactobacillus fermentum biotipoII”.

O Lactobacillus Reuteri identificou-se definitivamente como um lactobailo separado em 1980, por parte de Kandler, de modo que podemos fazer uma ideia de que o seu emprego para tratar problemas do aparelho intestinal é muito recente.

 

lactobacillus reuteri info

Entre as propriedades do lactobacillus reuteri, podemos destacar as seguintes:

  • Favorece o estado de saúde e bem-estar do trato intestinal, dado que se trata de um microrganismo benéfico para o organismo.
  • Reduz a frequência e a intensidade do desconforto causado pelas cólicas em bebés.
  • Diminui os sintomas de diarreia por rotavírus e outros tipos de diarreia.
  • Ajuda a melhorar os sintomas de inchaço e dor de estômago em casos de cólon irritável, por exemplo.
  • Também contribui para melhorar os sintomas da rinite alérgica e reduz o risco de contrair infeções gastrointestinais, ao melhorar a flora intestinal.
  • Além disso, demonstrou que alivia os sintomas próprios do eczema, ou dermatite atópica.

Estudos que demonstram a eficiência do Lactobacillus reuteri

Segundo um estudo efetuado por diferentes pediatras na Universidade de Turim (Itália) em 2010, o Lactobacillus reuteri reduz os episódios de choro descontrolado nos bebés em cerca de 74% dos casos, após o tratamento durante uma semana.

Para chegar a tal conclusão, os pediatras administraram 10 gotas diárias de Lactobacillus reuteri a 25 bebés com cólicas e 10 gotas de um placebo (um falso medicamento de efeito psicológico) a outros 25 bebés durante 21 dias seguidos. Os bebés que tomaram Lactobacillus reuteri reduziram consideravelmente os episódios de choro incontrolável.

Em 2007 foi realizado um novo estudo para avaliar o efeito nas cólicas do bebé do Lactobacillus reuteri e do Simeticone, um antiflatulento que elimina o desconforto abdominal. Neste caso também se observou uma redução significativa do choro incontrolável nos bebés que tomaram Lactobacillus reuteri. Já com o Simeticone, o resultado não foi tão eficaz.

A eficácia do Lactobacillus reuteri demonstrou que pode constituir uma boa forma para tratar a cólica do lactente, já que não se manifestaram efeitos secundários durante o tratamento. No entanto, deve sempre ser feito sob a aprovação do pediatra.

De qualquer modo, é necessário recordar que também podem ser realizadas ações diárias para prevenir as cólicas do bebé, sem que chegue a ser preciso administrar Lactobacillus reuteri.

Por exemplo, alguns estudos demonstraram que transportar o bebé na vertical, ao colo, é uma boa medida de prevenção de cólicas.

Também se verifica muito útil proteger o recém-nascido de uma estimulação excessiva, muitas vezes produzida por um grande número de visitas em casa, durante as primeiras semanas após o nascimento do bebé, com vozes, apertões e um ambiente demasiado ruidoso. Finalmente, massagens para aliviar as cólicas também podem dar bons resultados.

(Também lhe interessa: Tem ar na barriga: causas e remédios para os gases)

Reuteri: como e quando tomar

Recomenda-se administrar ao bebé entre 5 e 10 gotas por dia de Lactobacillus reuteri numa única dose, administradas com a ajuda de um conta gotas incluído na embalagem. Pode administrar-se diretamente ou misturado com água. No caso dos lactentes que tomam biberão, pode juntar-se ao leite do biberão, sempre e quando este não esteja muito quente, pois pode alterar as suas propriedades.

Pode administrar-se antes ou depois das refeições.

No entanto, em qualquer caso, antes de administrar reuteri ao seu bebé deverá consultar o pediatra, quem poderá dizer se é ou não conveniente fazê-lo e em que dose e frequência se deverá dar à criança.

Quando é que o reuteri faz efeito?

Como probiótico que é, o Lactobacillus necessita de um certo tempo para começar a deixar ver os seus efeitos.

Os probióticos são bactérias vivas que atravessam barreiras gastrointestinais para se implantarem na mucosa intestinal, onde desempenham as suas funções.

Para começar a notar os efeitos do reuteri, na maioria dos casos, necessita de uma semana, aproximadamente.

…..

O que pensa da administração do Lactobacillus Reuteri para tratar as cólicas? Queremos saber a sua opinião! Por favor, deixe o seu comentário no final deste artigo.

Também lhe interessa

Lactobacillus reuteri: uma solução para as cólicas? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)