- O Meu Bebé
- Doenças
- Doenças de bebés
- Tem ar na barriga: causas e remédios para os gases
Tem ar na barriga: causas e remédios para os gases

Quando o bebé tem gases, a barriga fica inchada e a dor, em muitos casos, pode ser muito intensa. Quais são as causas e como aliviar este transtorno? Existem remédios caseiros para os gases?
Para descrever o mal estar causado pelo que, geralmente, se chama “ar na barriga”, os médicos utilizam diferentes termos. Vamos ver, em pormenor, estas definições e as suas subtis diferenças.
- Aerofagia: acontece quando o bebé come ou bebe muito depressa, ou quando está muito angustiado e não consegue eliminar o ar que inspirou, o que por vezes pode provocar até soluços no bebé.
- Meteorismo: este termo usa-se para indicar a presença excessiva de gás no intestino, o que causa dor. Pode ser devido ao ar engolido, ou seja, à aerofagia, ou também à fermentação dos alimentos que se tenham ingerido.
- Flatulência: Acontece quando o organismo tenta libertar o ar acumulado, devido à aerofagia ou ao meteorismo. Acontece de duas formas: o ar pode eliminar-se através da boca, com um arroto, ou através do ânus com a expulsão, por vezes ruidosa, de gases.
(Também lhe interessa: Gases na gravidez: porque aparece e como tratar)
Sintomas e causas dos gases
O sintoma principal desta perturbação é a barriga inchada e a dor que, em alguns casos, pode ser muito intensa. Contrariamente ao que se pode pensar, não é a quantidade de ar o que causa a dor, mas sim a sensibilidade do intestino que, nalgumas pessoas, é mais acentuada do que noutras.
Na maior parte dos casos, o gás forma-se na zona do intestino grosso, depois da acção das bactérias que cosutmam estar presentes. Quando se ingere um alimento, durante a digestão, os aminoácidos e as proteínas, ao dividirem-se, formam hidrogénio, anidrido de carbono e metano. Por vezes, a flatulência deriva da Dor de barriga: sintomas, causas e tratamentos, como o leite. Reduzindo a quantidade de leite, ou eliminando-o aos poucos da alimentação da criança, sempre sob as orientações do médico, a situação melhora.
A emissão de gás costuma ser uma situação embaraçosa mas, do ponto de vista médico, não é preocupante. Uma vez que se conheça a causa, deve agir-se consoante cada caso: ensinar a criança a comer lentamente, eliminar os alimentos que produzem gás, beber depois das refeições e oferecer à criança a chucha apenas durante o sono.
Remédios caseiros para os gases
A emissão de gás, apesar de poder ser embaraçosa, não é preocupante. Sabendo a sua causa, podem encontrar-se diferentes soluções:
- Ensinar a criança a comer lentamente para ingerir a menor quantidade de ar possível.
- Eliminar os alimentos que produzem gás, como no caso do leite.
- Beber depois das refeições e oferecer a chucha à criança apenas durante o sono.
No entanto, é conveniente consultar o pediatra quando a criança tem gases muito frequentemente e não se identifica a causa ou quando a criança perde peso.
(Também lhe interessa: Dor de barriga: sintomas, causas e tratamentos)