Mi bebé y yo

Canções de embalar para o bebé: como cantá-las

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Cantar para o seu bebé quando o deita é muito reconfortante para ele. Uma canção de embalar cantada pela sua mamã ou pelo seu papá transmite-lhe segurança e sentido de proteção. Mas como deve ser cantada? Que características deve ter e quais são os seus benefícios? Explicamos-lhe tudo!

As canções de embalar são benéficas para o bebé: ajudam-no a sincronizar a respiração, baixam o ritmo cardíaco e diminuem a tensão muscular. Mas, para produzir estes efeitos, a música deve ter certas características e deve ser cantada de uma determinada maneira.

(Também lhe interessa: Sono do bebé: o que deve saber)

Canções de embalar para o bebé: que características devem ter

As características principais que todas as canções de embalar para bebés têm são as seguintes:

  • São lentas: as canções de embalar para bebés têm um ritmo de 60 tempos por minuto, que correspondem aos batimentos cardíacos quando se está relaxado.

  • São regulares: nunca têm saltos rítmicos e, por isso, não excitam.

  • São sussurradas: todos os povos do mundo as cantam de uma forma quase impercetível. De facto, aconselha-se cantar as canções de embalar em voz baixa, nos limites do chamado “umbral da perceção”.

(Também lhe interessa: Canções infantis em inglês)

Canções de embalar para bebés: como cantá-las

  • A canção de embalar para o bebé deve ser cantada lentamente e de uma forma monótona. O ritmo das canções de embalar tem suspensões parecidas com as de uma cadeira de baloiço que, quando chega ao ponto mais alto, para durante um segundo para depois descer. Trata-se de uma espécie de balanço.

  • Não é necessário ser afinada: o bebé ainda não tem a capacidade de julgar a afinação da canção de embalar. O volume da voz deve ser baixo e encontrar-se no limite da perceção.

  • As palavras também podem ser inventadas e improvisadas: no entanto, não se deve subvalorizar o facto de que, através das canções de embalar, o bebé possa aprender inconscientemente a língua e as tradições da sua terra. Escolher um texto poético pode ser agradável. A repetição das mesmas palavras (por exemplo, o nome do bebé) tem um efeito hipnótico que favorece o sono.

  • É bom que, por vezes, o pai substitua a mãe na altura de cantar a canção de embalar ao bebé. Alternando-se, os pais fazem com que o bebé se sinta seguro do facto de poder contar sempre com a presença de ambos.

(Também lhe interessa: Histórias para dormir: as 10 melhores!)

Também lhe interessa

Canções de embalar para o bebé: como cantá-las | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)