Também lhe interessa
Tipos de mamilo e como como dar mama | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?
Comentários (2)


Em princípio, os tipos de mamilo e o tamanho dos mesmos não influencia em absoluto a capacidade de amamentar. No entanto, podem surgir alguns problemas no mamilo que requeiram alguma atenção especial. Vamos explicar-lhe tudo!
O mamilo invertido, o mamilo retrátil e o mamilo alongado são as três formas de tipos de mamilo que, em geral, existem. Quais as suas características e como influenciam a amamentação?
Se tem o mamilo invertido, ou seja, o mamilo para dentro, não opte por nenhuma intervenção corretiva sem antes consultar o seu ginecologista e este lhe fazer uma exploração cuidadosa da mama. Não havendo nenhum problema, a realização de uma massagem ou a utilização do êmbolo podem ser uma grande ajuda.
(Também lhe interessa: Preparar o mamilo para a amamentação)
Para manter o resultado obtido pode recorrer a protetores de mamilos de silicone, com a forma de uma pequena cúpula perfurada, de modo a permitir a transpiração, que se colocam no soutien. A sua função é criar uma barreira entre o mamilo e o soutien, de modo a evitar que a pressão do tecido o aplane de novo. Pode usá-los durante todo o dia, depois da massagem, para não perder o efeito da manobra de extração do mamilo.
(Também lhe interessa: Gretas no mamilo: o que fazer?)
Outro tipo de mamilo é o retrátil. Nestes casos, em vez da massagem, é mais indicada a técnica do êmbolo. Use os protetores unicamente depois da manobra de extração ter dado resultado.
O mamilo alongado pode criar algumas dificuldades na sucção dado que representa um obstáculo quando o bebé tem de esvaziar os canais galactóforos com a boca. Neste caso, ajude o bebé a agarrar bem a mama e, depois, esprema um pouco de leite diretamente na boca.