Mi bebé y yo

Tipos de mamilo e como influenciam a forma de dar mama

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Existem diferentes tipos de mamilo: mamilo invertido, mamilo retrátil, mamilo alongado… Mas será que a forma do mamilo influencia o modo como se dá mama? Explicamos-lhe tudo!

Em princípio, os tipos de mamilo e o tamanho dos mesmos não influencia em absoluto a capacidade de amamentar. No entanto, podem surgir alguns problemas no mamilo que requeiram alguma atenção especial. Vamos explicar-lhe tudo!

Conheça os 3 tipos de mamilo

O mamilo invertido, o mamilo retrátil e o mamilo alongado são as três formas de tipos de mamilo que, em geral, existem. Quais as suas características e como influenciam a amamentação?

Mamilo invertido

Se tem o mamilo invertido, ou seja, o mamilo para dentro, não opte por nenhuma intervenção corretiva sem antes consultar o seu ginecologista e este lhe fazer uma exploração cuidadosa da mama. Não havendo nenhum problema, a realização de uma massagem ou a utilização do êmbolo podem ser uma grande ajuda.

  • A massagem. Descreva com os dedos ligeiros movimentos circulares à volta do mamilo e, depois, massaje-o com delicadeza com os dedos polegar e indicador. Pratique este exercício duas vezes por dia, durante cinco minutos de manhã e outros cinco à noite.

(Também lhe interessa: Preparar o mamilo para a amamentação)

  • O êmbolo. Se a massagem não trouxer resultados satisfatórios, adquira uma seringa (de 10-15 cc), extraia-lhe o êmbolo e corte ou pouco do depósito do lado da agulha. Em seguida, introduza o êmbolo na parte cortada e o mamilo no orifício oposto. Acione o êmbolo “aspirando” o mamilo e ajudando-o a sair.

Para manter o resultado obtido pode recorrer a protetores de mamilos de silicone, com a forma de uma pequena cúpula perfurada, de modo a permitir a transpiração, que se colocam no soutien. A sua função é criar uma barreira entre o mamilo e o soutien, de modo a evitar que a pressão do tecido o aplane de novo. Pode usá-los durante todo o dia, depois da massagem, para não perder o efeito da manobra de extração do mamilo.

(Também lhe interessa: Gretas no mamilo: o que fazer?)

Mamilo retrátil

Outro tipo de mamilo é o retrátil. Nestes casos, em vez da massagem, é mais indicada a técnica do êmbolo. Use os protetores unicamente depois da manobra de extração ter dado resultado.

Mamilo alongado

O mamilo alongado pode criar algumas dificuldades na sucção dado que representa um obstáculo quando o bebé tem de esvaziar os canais galactóforos com a boca. Neste caso, ajude o bebé a agarrar bem a mama e, depois, esprema um pouco de leite diretamente na boca.

 

Também lhe interessa

Tipos de mamilo e como como dar mama | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)