Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Bebés
- Lactancia e alimentação do bebé
- Dor de mamilos durante a amamentação
Dor de mamilos durante a amamentação

Muitas mulheres, durante os primeiros dias de amamentação, sofrem de dor de mamilos. Mas porque ocorrem e como mitigar a dor? Neste artigo vamos explicar-lhe quais são as causas da dor de mamilos, como acalmar a dor e quando consultar um profissional.
Muitas mulheres pensam em dar mama aos seus filhos de forma prolongada. No entanto, muitas acabam por abandonar a amamentação durante os primeiros dias ou semanas devido à dor de mamilos que, muitas vezes, sofrem. Explicamos-lhe quais são as causas e os conselhos para solucionar os problemas de uma amamentação difícil.
(Também lhe interessa: A crise da amamentação: quando acontece)
Causas da dor de mamilos
Em seguida, vamos detalhar as principais causas desta incómoda dor que, na maioria dos casos, se podem evitar, sendo que algumas apenas requerem o seguimento de um profissional especialista no tema:
-
A irritação do contacto contínuo.
-
Uma má pega do peito por parte do bebé.
-
Uma posição incorreta na altura de tomar a mama.
-
Uma pressão negativa ao retirar o bebé.
-
As lavagens antes de cada toma.
-
A aplicação de cremes e soluções irritantes.
-
A existência de gretas nos mamilos e sua infeção.
Como aliviar a dor de mamilos
Para aliviar a dor de mamilos aconselhamos alternar o início da toma num peito e noutro, e mudar de posição para evitar os pontos onde se exerce mais pressão com a sucção. Também deve ter em conta os seguintes aspetos:
-
Evite sabões, álcool e outros produtos que possam ressecar a pele durante o banho. Não é necessário lavar os mamilos antes das tomas.
-
No caso de ter gretas, não aplique cremes que se tenham de tirar antes de dar mama ao bebé. O melhor é aplicar umas gotas do seu próprio leite no mamilo e na auréola, depois das tomas, e deixar que os mamilos sequem ao ar livre.
-
Não é aconselhável que use mamilos de silicone, pois estes podem confundir a sucção do bebé e atuam como uma barreira, de forma que o peito da mãe não recebe estímulo suficiente.
Se a dor persiste, deverá consultar um profissional que a ajudará a encontrar as causas da dor de mamilos:
-
Irá avaliar as características da dor, a sua duração, o início e o fim, e a sua relação com a toma do peito.
-
Irá examinar os mamilos verificando a existência de gretas e observando clinicamente uma toma para ver a técnica de amamentação e a posição.
-
O exame do bebé também poderá revelar outras possíveis causas.