Mi bebé y yo

Dor de mamilos durante a amamentação

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Muitas mulheres, durante os primeiros dias de amamentação, sofrem de dor de mamilos. Mas porque ocorrem e como mitigar a dor? Neste artigo vamos explicar-lhe quais são as causas da dor de mamilos, como acalmar a dor e quando consultar um profissional.

Muitas mulheres pensam em dar mama aos seus filhos de forma prolongada. No entanto, muitas acabam por abandonar a amamentação durante os primeiros dias ou semanas devido à dor de mamilos que, muitas vezes, sofrem. Explicamos-lhe quais são as causas e os conselhos para solucionar os problemas de uma amamentação difícil.

(Também lhe interessa: A crise da amamentação: quando acontece)

Causas da dor de mamilos

Em seguida, vamos detalhar as principais causas desta incómoda dor que, na maioria dos casos, se podem evitar, sendo que algumas apenas requerem o seguimento de um profissional especialista no tema:

  • A irritação do contacto contínuo.

  • Uma má pega do peito por parte do bebé.

  • Uma posição incorreta na altura de tomar a mama.

  • Uma pressão negativa ao retirar o bebé.

  • As lavagens antes de cada toma.

  • A aplicação de cremes e soluções irritantes.

  • A existência de gretas nos mamilos e sua infeção.

Como aliviar a dor de mamilos

Para aliviar a dor de mamilos aconselhamos alternar o início da toma num peito e noutro, e mudar de posição para evitar os pontos onde se exerce mais pressão com a sucção. Também deve ter em conta os seguintes aspetos:

  1. Evite sabões, álcool e outros produtos que possam ressecar a pele durante o banho. Não é necessário lavar os mamilos antes das tomas.

  2. No caso de ter gretas, não aplique cremes que se tenham de tirar antes de dar mama ao bebé. O melhor é aplicar umas gotas do seu próprio leite no mamilo e na auréola, depois das tomas, e deixar que os mamilos sequem ao ar livre.

  3. Não é aconselhável que use mamilos de silicone, pois estes podem confundir a sucção do bebé e atuam como uma barreira, de forma que o peito da mãe não recebe estímulo suficiente.

Se a dor persiste, deverá consultar um profissional que a ajudará a encontrar as causas da dor de mamilos:

  • Irá avaliar as características da dor, a sua duração, o início e o fim, e a sua relação com a toma do peito.

  • Irá examinar os mamilos verificando a existência de gretas e observando clinicamente uma toma para ver a técnica de amamentação e a posição.

  • O exame do bebé também poderá revelar outras possíveis causas.

Também lhe interessa

Dor de mamilos durante a amamentação | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)