Mi bebé y yo

Gretas no mamilo: o que fazer

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

As gretas no mamilo são feridas ou lesões que aparecem durante a amamentação e que fazem com que esta se torne muito dolorosa. Neste artigo vamos explicar-lhe o que deve fazer para as superar e conseguir dar mama ao seu bebé com sucesso.

Está a dar mama e apareceram gretas nos mamilos? Normalmente, as desconfortáveis gretas nos mamilos aparecem quando a sucção do bebé não está a ser feita da forma mais adequada. A colocação da boca do bebé ou a posição do bebé a succionar são algumas das causas do aparecimento das gretas no mamilo.

O que são as gretas no mamilo?

São pequenos cortes profundos que se formam no centro do mamilo. Podem ter diferentes formas: riscas, cruzes, estrelas, etc. Como já referimos, são devidas a uma sucção incorreta, que é facilmente identificável pois provoca mal-estar e dor durante a mamada.

Sendo assim, se o bebé não mama bem, deve tentar ensiná-lo a mamar corretamente, pois, caso contrário, as gretas no mamilo não vão desaparecer e, mesmo que desapareçam, poderão voltar a aparecer a qualquer momento. Tem aqui alguns conselhos importantes.

Conselhos para combater as gretas no mamilo

  • As gretas aparecem devido à fricção da língua e das gengivas do bebé com o mamilo. Para evitar esta fricção, é aconselhável introduzir bem toda a aréola na boca do bebé, pois a língua deve pressionar a aréola, não o mamilo.

  • Para que a greta apareça são precisas várias mamadas. Por isso, é muito importante que, logo desde o primeiro momento em que a mamã sinta dor, tente corrigir a posição do bebé ao mamar.

  • Para corrigir a forma de sucção, o bebé tem de ter a boca bem aberta e os lábios “dobrados” para fora. Além disso, deve abarcar grande parte da aréola com a boca, e não apenas o mamilo.

  • O corpo do bebé deve estar virado para o corpo da mãe, barriga contra barriga, e a mamã não se deve inclinar.

  • Quando mama, as bochechas do bebé devem encher-se, e o bebé deve engolir sem que se ouçam ruídos de sucção.

  • Se as gretas no mamilo já estão presentes, para aliviar a dor e favorecer a cicatrização, é conveniente ter o peito descoberto sempre que seja possível e evitar o soutien.

  • Por fim, o melhor remédio para as gretas no mamilo é o próprio leite materno, com propriedades antibacterianas. Apenas tem de aplicar umas gotas no mamilo no início e no final da toma.

O que não se deve fazer

  • Não se deve deixar de dar mama, embora as gretas possam sangrar ligeiramente. Caso contrário, pode produzir-se uma obstrução mamária e uma consequente diminuição na produção de leite. Como alternativa, pode extrair-se leite com uma bomba e dar ao bebé.
  • Não é necessário aplicar pomadas antibióticas com cicatrizantes, pois não aceleram a cura, que acontece de forma espontânea.
  • Não se deve exagerar na limpeza e desinfeção do mamilo, pois poderíamos eliminar, sem querer, as defesas naturais da pele.

Homeopatia para as combater?

A dor das gretas nos mamilos pode ser muito intensa, até chegar ao ponto de obrigar a mamã a suspender a amamentação. Para evitar que apareçam, é aconselhável lavar e secar bem a zona do mamilo antes e depois de cada mamada e limitar a sua duração, embora também se possam recorrer à homeopatia. Estes são os remédios dos especialistas:

Nitricum acidum 9CH

É o remédio mais eficaz para todo o tipo de gretas, compreendidas as gretas anais e as provocadas por dermatite. Trata-se de uma substância que, a nível cutâneo, é lesiva, ácida e caustica. Mas, precisamente pelo princípio da semelhança, que se encontra na base da homeopatia, está indicada para tratar as lesões da pele e das mucosas. Como alternativa, as mamãs também podem utilizar a Phytolacca ou Ratanhia, ambas numa solução de 9 CH.

Graphites 9CH

Se existem, além destes sintomas, secreções e formam-se crostas que, ao eliminar com a sucção, reaparecem rapidamente, este remédio é o mais indicado, pois ajuda à cicatrização. Quando, pelo contrário, a greta se manifesta com um prurido intenso, o melhor é recorrer ao uso de uma pomada que, entre outros, contém Ledum palustre, que acalma a irritação, e hypericum, que ajuda a acalmar a dor. Deve aplicar-se duas a três vezes ao dia depois de ter lavado cuidadosamente a parte afetada.

(Também lhe interessa: Tudo o que deve saber sobre a amamentação mista)

 

Também lhe interessa

Gretas no mamilo: o que fazer | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)