Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Bebés
- Lactancia e alimentação do bebé
- A mamada noturna
A mamada noturna

A mamada noturna é muito importante pois, ao succionar, o bebé garante uma adequada produção de leite e, de noite, o nível de prolactina aumenta. Explicamos-lhe tudo o que tem de saber sobre esta prática tão importante!
Dar mama ao bebé, inclusivamente à noite, é fundamental. Durante as primeiras semanas, o organismo materno calibra a produção de leite em função das necessidades do bebé. Quanto mais mama o bebé, graças às mamadas frequentes, mais leite produz o peito.
A mamada noturna: porque é tão importante
Sendo assim, para favorecer o bom andamento da amamentação, temos que ter em conta uma série de conselhos:
- Em primeiro lugar, para favorecer um bom andamento da amamentação e garantir ao bebé a nutrição adequada, as mamadas podem variar entre 8 e 12 durante as 24 horas.
- Ainda assim, há que ter em conta que, durante a noite, o nível de prolactina, a hormona responsável pela produção de leite, é mais alto, e o bebé encontra alimento em abundância. Por isso é tão importante oferecer-lhe peito também de noite.
- Durante a fase de calibragem, as mamadas noturnas são tão importantes que, nos casos (poucos) nos quais o recém-nascido faça pausas muito longas (de mais de 4-6 horas), será a mamã quem poderá oferecer o peito para estimular o bebé.
- No que respeita a bebés dorminhocos, poderia ser necessário extrair o leite manualmente ou com a ajuda de uma bomba de tirar leite, pelo menos uma vez à noite, de modo a drenar o peito e manter a produção.
- A amamentação noturna também é uma forma válida de prevenir as obstruções mamárias e as mastites que costumam ser favorecidas por um intervalo demasiado longo entre mamadas.
As mamãs que dão mama descansam melhor
No que concerne às mamãs, existem vários estudos que revelaram um dado muito interessante: as mamãs que dão peito descansam melhor. Porquê?
- O ritmo do sono sincroniza-se com o do bebé. Além disso, a prolactina, que entra em circulação durante a mamada, favorece o relaxamento da mamã e do bebé. Deste modo, na maioria dos casos, o pequeno adormece a mamar e a mamã volta a adormecer rapidamente.
- A prolactina assegura à mulher um sono qualitativamente melhor, razão pela qual, mesmo acordando à noite, a mamã que dá peito descansa melhor.
- Além destes mecanismos fisiológicos, a grande comodidade da amamentação também ajuda a mamã, pois permite-lhe satisfazer as necessidades do bebé sem ter de se levantar da cama. Pelo contrário, para as mamãs que não dão peito, os despertares noturnos requerem mais envolvimento em termos de tempo e esforço.
- O peito também contribui para o descanso quando o motivo de acordar não é fome. Quando está ao colo da mamã, o bebé sente-se confiante e, em geral, acalma-se rapidamente.
Quantas mamadas são necessárias durante a noite?
Durante os primeiros meses de vida, um bebé pode acordar a cada três horas. Tal significa que, nas sete ou oito horas reservadas ao sono, o bebé pode fazer um mínimo de uma e um máximo de três mamadas.
À medida que o bebé for crescendo, o número de tomas noturnas vai sendo reduzido, pois é muito provável que se prolongue o intervalo de tempo transcorrido entre uma e outra.
E se o bebé não acorda para a mamada?
- Pode dar-se o caso de alguns bebés que deixaram de pedir mama durante a noite voltem a fazê-lo. Isto deve-se aos chamados “saltos de crescimento”, que costumam acontecer entre o segundo e o quarto mês. Neste período, aumenta a necessidade de leite do bebé, pelo que se torna necessário aumentar o número de refeições.
- Algumas mamãs voltam a dar mama durante a noite quando acham que o bebé fica insatisfeito com as tomas que o bebé faz durante o dia. Esta estratégia pode ser muito útil para conseguir um rápido aumento na produção de leite e satisfazer, assim, o apetite do seu bebé.
- Há bebés que dormem durante toda a noite e saltam as mamadas noturnas. Se é este o caso do seu filho, não tem por que se preocupar. Apenas deve verificar que a quantidade diária de urina e o aumento de peso semanal são normais.
Por exemplo, se o bebé costuma molhar entre seis e oito fraldas por dia, considera-se que tudo está como esperado. Mas se faz xixi menos vezes e a sua urina é muito concentrada, significa que não está a comer o suficiente.
- Em relação ao peso, depois da segunda semana de vida, o bebé deve aumentar, pelo menos, 500 gramas por mês, ou seja, cerca de 125 gramas por semana.
(Também lhe interessa: Desenvolvimento do bebé, mês a mês)
Quando e como eliminar a mamada noturna
É difícil saber a idade na qual o bebé vai deixar de pedir mama durante a noite, pois cada um tem as suas necessidades alimentares e de sono. Por exemplo, alguns bebés deixam de mamar durante as noites quando têm apenas seis semanas. No entanto, a grande maioria não o faz até aos três meses de idade. Há também bebés que necessitam de alguns meses para abandonar a mamada da noite.
A eliminação da mamada noturna acontece de forma paulatina. Pouco a pouco, verá que as mamadas se vão espaçando cada vez mais, até que chega um dia em que o bebé é capaz de dormir toda a noite sem necessidade de ser amamentado.
Antes de decidir suprimir a mamada noturna, deverá assegurar-se que o seu filho mama o suficiente durante o dia, que está a ganhar peso com normalidade e tem, pelo menos, 12 semanas. Não obstante, é o pediatra o responsável por avaliar o bom desenvolvimento da criança e a conveniência de começar a eliminar a mamada da noite.
Conselhos para eliminar a mamada noturna
Para que, na altura de deixar de dar peito ao seu filho durante a noite, tudo aconteça da melhor forma, temos aqui alguns conselhos que a podem ajudar quando começar a espaçar as mamadas noturnas:
- Dê-lhe mama antes de se deitar, já tarde, e antecipe a hora do pequeno-almoço.
- Deixe que o bebé peça durante 5-10 minutos. Se não estiver com muita fome, talvez volte a adormecer.
- Quando o bebé chorar, deixe que seja o papá a ir consolá-lo. O bebé associa o cheiro e a presença da mãe à mama, pelo que, se for a mamã a ir acalmá-lo, vai esperar que lhe dê mama.
- Se o seu bebé tem o ritmo de sono trocado, tente reajustar o seu relógio interno acordando-o e dando-lhe mama a cada duas ou três horas durante o dia. Ao mesmo tempo, durante o dia, tente mantê-lo acordado levando-o consigo para todo o lado e brincando com ele.