Mi bebé y yo

Bomba tira leite: quando e como utilizá-la

( 5 votos) load
facebook twitter whatsapp

São muitos os motivos que levam uma mãe a utilizar uma bomba de tirar leite. Se a puder ajudar a prolongar a amamentação, é bastante recomendável. Quando e como se utiliza o extrator de leite?

Durante o aleitamento materno pode usar um extrator de leite. De facto, é muito recomendável em várias situações. Quando?

Quando utilizar a bomba de leite?

- Quando o recém-nascido tem dificuldade em agarrar o mamilo (como no caso dos bebés prematuros). Neste caso, a mãe deve estimular a produção de leite desde o primeiro dia e o extrator pode ser uma grande ajuda. Uma vez extraído, o leite é conservado até o bebé mamar sozinho.

- Se a mãe produz mais leite do que aquele que o bebé mama, o extrator de leite também é bastante aconselhável. Ao esvaziar o peito deste leite “extra”, evitam-se possíveis obstruções e mastites, uma infeção da glândula mamária, que normalmente se manifesta com uma mancha vermelha na pele do peito.

- Quando a mãe tem gretas nos mamilos. O extrator e o biberão (ou outros métodos alternativos) com leite materno podem ser muito úteis até solucionar este tipo de problema físico que impede a mãe de dar de mamar.

- Se a criança tem malformações na boca ou no palato que dificultem a sucção do peito. Neste caso, a criança poderá tomar o leite materno se a mãe extrair o seu leite.

- Quando a mãe volta ao trabalho ou se ausenta durante uns dias, a conservação do leite materno é útil e, deste modo, poderá garantir o seu leite ao bebé que o tomará com um biberão.

-A mãe também pode extrair o seu leite e conservá-lo quando necessite tomar medicamentos. Neste caso, o leite é extraído antes da medicação e durante os dias do tratamento o bebé pode tomar o leite guardado.

Como utilizar a bomba de leite?

-Antes de proceder à extração, lave bem as mãos. A higiene do peito apenas é necessária quando, por exemplo, a mãe usou algum tipo de creme ou se transpirou. Convém evitar o uso de produtos de limpeza que possam alterar o pH natural da pele.

-Para a extração, apoie a copa de silicone no mamilo. Se quiser poupar tempo, pode utilizar um extrator elétrico profissional de bombeamento duplo, que permite extrair o leite simultaneamente de ambos os peitos. De contrário, pode sempre recorrer a um modelo individual, seja manual ou elétrico.

- Se o leite não é tomado logo a seguir à extração, é necessário aquecê-lo, antes de o dar ao bebá, para igualar a temperatura do peito. Para aquecer o leite, a mãe deve colocar o recipiente debaixo da torneira de água quente, usar o sistema de banho-maria ou um aquecedor de biberões. O leite não deve ser aquecido diretamente no lume, já que algumas das suas substâncias poderiam ser destruídas.

Extração manual do leite

Se não quer recorrer ao extrator de leite, a mãe pode extraí-lo manualmente. É uma técnica simples, feita através de uma massagem para estimular o peito e facilitar o reflexo de produção de leite. Comece por rodear a aréola, com o dedo polegar por cima e os dedos indicador e médio por baixo, e pressione para trás. Depois pressione para a frente, utilizando levemente as pontas dos dedos, e repita os movimentos. Para extrair o leite do peito, gire os dedos mantendo-os sempre na mesma posição, como se desenroscasse uma tampa.

(Também lhe interessa: Almofada de amamentação: como deve ser)

Também lhe interessa

Bomba tira leite: quando e como utilizá-la | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (1)

Ola tentei retirar leite com uma bomba manual mas para meu desespero nao sai nenhum leite . o que posso fazer ?