Mi bebé y yo

Prepare e decore o quarto do bebé

( 15 votos) load

Preparar e decorar um quarto de bebé não é uma tarefa a deixar para a última hora. Não há dúvida que, para que o regresso a casa com o recém-nascido seja mais tranquilo, é preciso garantir que não falte nada no seu quarto.

Para a maioria das famílias, preparar e decorar o quarto do bebé é algo mais que uma tarefa laboriosa. Normalmente, por volta dos seis ou sete meses da gravidez, os pais costumam tratar de tudo o que o pequenito vai precisar no seu quarto. A decoração, com a escolha dos móveis, das cores, do tipo de iluminação, etc., é uma tarefa que irá fazer com gosto. No entanto, é preciso organizar-se devidamente e sem stress. Também é preciso ter em conta que o quarto do recém-nascido deve ser um espaço aconchegante, agradável, relaxante e cómodo.

Ao preparar o quarto do bebé, não pode faltar: 

Um berço ou uma alcofa para o bebé dormir. Convém situá-lo num recanto do quarto de casal, para poder estar próximo, caso ele acorde durante a noite. É preciso assegurar-se também que está num local ventilado e nunca próximo do aquecimento.

(Também lhe interessa: Alcofa ou mini berço: como devem ser)

Um mobiliário simples. Os básicos são: o berço, o armário e o muda-fraldas. Com estes três móveis, tem o necessário para suprir as suas necessidades (dormir, vestir e trocar a fralda). Mais adiante, poderá adquirir uma cadeira, um baú para arrumar as suas coisas, ou uma mesinha para quando começar a desenhar.

Um muda-fraldas. Alguns modelos têm gavetas, nas quais poderá arrumar tudo o que precisa para a muda de fraldas.

Uma banheira, que poderá, ou não, ficar no seu quarto.

Conselhos para preparar o melhor quarto para o seu filho 

  1. Berço. O berço é essencial para bem-estar do seu filho, que vai passar aí muitas horas, a dormir. Deve ser cómodo e seguro, e dispor de uma proteção de barras, com a distância entre si de 6,5 cm (Diretiva Europeia EN 716/95). A altura da proteção a partir do colchão deverá ser de 60cm, no mínimo. (Também lhe interessa: Berços convertíveis: modelos e requisitos)
  2. Colchão. Quanto ao colchão, existem diversos materiais. Os mais recomendáveis são os de látex, higiénico e adaptável ao corpo do bebé, e os de fibra de coco, que impede a concentração de humidade. O colchão deve ter as medidas exatas para que se mantenha fixo no berço. Entre a capa do colchão e os lençóis de algodão, deve colocar-se um protetor em tecido ou celulose absorvente.
  3. Saco-cama. Tornou-se popular entre as mães, nos últimos anos, uma vez que mantém o bebé sempre tapado e garante-lhe uma temperatura corporal adequada. Se o utilizar, é melhor não tapar demasiado o bebé para dormir. O saco deve ser usado apenas quando a temperatura ambiente o exigir.
  4. Cores. Em relação às cores do quarto, dependerá do seu toque pessoal. Se pretende um quarto clássico e elegante, deverá optar pelos tons claros, como o bege e o branco. Se, pelo contrário, preferir que transmita alegria, poderá escolher tons mais coloridos. Mas tenha sempre presente que, enquanto o seu filho ainda for bebé, são recomendadas as cores suaves, que lhe transmitem tranquilidade e bem-estar.
  5. Iluminação. Quanto à iluminação, é recomendável que, para além da luz convencional do teto, o quarto disponha de uma luz mais suave. Esta pode ser aplicada numa parede, ou então num candeeiro de mesa. É perfeito para usar naqueles momentos de descanso e relaxamento: quando o bebé acorda de noite ou quando o está a adormecer.
  6. Cortinas. As cortinas são necessárias para filtrar a entrada da luz natural durante o sono diurno do bebé. É aconselhável que sejam feitas num material que não agarre muito pó.
  7. Ao decorar o quarto do bebé, deve ter em atenção um aspeto fundamental: a segurança da divisão onde o bebé dorme. Use tintas adequadas para pintar as paredes, móveis com os cantos arredondados, protetores de tomadas e evite objetos que possam partir-se.

Também lhe interessa

Prepare e decore o quarto do bebé | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)