Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Bebés
- Compras para o bebé
- Triciclo para o bebé: escolha o seu!
Triciclo para o bebé: escolha o seu!

O seu filho pediu-lhe um triciclo? Deseja que a criança aprenda a andar de triciclo mas não sabe que modelo escolher? Triciclos evolutivos, com reboque, com guarda-sol… Explicamos-lhe o que deve ter em conta ao escolher um triciclo para bebé e o que são os triciclos evolutivos.
Um dos brinquedos que as crianças mais gostam é o triciclo, que, para além de ser divertido, lhes permite aprender a pedalar e é o primeiro passo para aprender a andar de bicicleta. O design do triciclo, com três rodas, oferece bastante estabilidade, o que o converte num veículo muito seguro para os mais pequenos. É assim que as crianças aprendem a ganhar velocidade e a guiar sem correr o risco de cair, o que deixa os pais bastante tranquilos. Hoje em dia existem no mercado muitos tipos de triciclos: convertíveis, evolutivos, reclináveis, com reboque, com guarda-sol… Mas o que é realmente importante quando escolhe um triciclo?
O que deve ter em conta quando escolhe o triciclo para o seu filho?
- A estabilidade. O triciclo deve garantir uma boa estabilidade à criança, para que esta se possa manter equilibrada em cima dele sem dificuldade. Este é um aspeto muito importantes, já que se a estabilidade não for adequada, a criança pode cair e acabar por ter medo de andar de triciclo.
- A idade de utilização. O triciclo deve ser adequado para a idade da criança e ter sido concebido especificamente para esse uso. Um triciclo que não corresponda ao tamanho do seu filho poderia ser-lhe prejudicial. Muitos modelos são especialmente pensados para que se adaptem ao crescimento da criança e, inclusive, incorporam elementos de segurança, como um cinto para evitar as quedas.
- A comodidade. O triciclo deve ser confortável para a criança, mas também para os pais. Atualmente é bastante procurado o triciclo evolutivo porque têm como opção uma pega, com a qual os pais podem conduzir e manobrar o triciclo com facilidade para maior comodidade da criança e dos pais. Quando a criança cresce, a pega pode ser retirada.
- A adaptabilidade. O triciclo deve adaptar-se às características da casa. Ou seja, o modelo de triciclo que escolher será diferente se a sua casa tiver um jardim ou se viver num apartamento. Por exemplo, se precisar de um triciclo para o interior, deve ter em conta o ruído que a criança fará ao circular pela casa.
- A segurança. O triciclo deve estar homologado e não possuir peças pequenas suscetíveis de se soltarem, porque a criança poderá metê-las na boca. Também é importante que o guiador seja de borracha e proteja as mãozinhas quando se agarra a ele.
Benefícios do triciclo para as crianças
Andar de triciclo é extremamente saudável para as crianças, que assim praticam desporto sem sequer dar por isso. Estas são as vantagens:
- Fazem exercício físico, o que lhes fortalece o coração e as pernas.
- Treinam o equilíbrio e a capacidade de coordenar braços e pernas.
- Põem em prática a capacidade de concentração e os reflexos.
- Ganham auto-confiança à medida que dominam o triciclo e verificam que já não caem.
- O triciclo dá-lhes a oportunidade de fazer desporto de um modo saudável e divertido.
(Também lhe interessa: Yoga para crianças: benefícios e posturas )
Triciclo evolutivo e bicicleta
O triciclo evolutivo é aquele que cresce com a criança. Ou seja, é um triciclo desenhado para se adaptare ao desenvolvimento do bebé, permitindo-lhe aprender a conduzi-lo durante os primeiros meses de utilização e adaptando-se para pedalar sem ajuda ou suportes, quando já são mais velhinhos. São, portanto, veículos com uma longa vida útil, o que faz deles uma das opções que os pais preferem. Grande parte dos triciclos evolutivos possuem uma pega comprida, com a qual os pais podem manobrar facilmente o veículo. Esta pega pode ser retirada à medida que a criança aprende a andar sozinha. Este modelo de triciclo também possui elementos de segurança, como um cinto para evitar as quedas, e que pode, igualmente, deixar de ser utilizado quando a criança crescer um pouco mais.
A determinada altura a criança já não se diverte com o triciclo porque cresceu e quer andar de bicicleta. Quando isto acontecer, ao escolher a bicicleta adequada para o seu filho, deverá ter em conta: que seja fácil para subir e descer do selim; que proporcione uma posição segura e confortável; que não seja maior do que deveria ser e que tenha rodinhas para a criança aprender a equilibrar-se nos primeiros dias.