37 semanas de gravidez

37 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 37 Semana 37

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 37 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 37 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 37 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Abóbora d'água
arrow arrow
Abóbora d'água

A partir da 37ª semana de gravidez o bebé já não se considera prematuro.

Agora, a pressão que sentias sob a caixa torácica vai deslocar-se para a zona pélvica, onde o teu bebé já está encaixado há algumas semanas.

O bebé continua a ganhar peso devido à gordura que se vai depositando nos seus membros e barriga. O seu ouvido interno e externo já estão completamente formados.

Na 37ª semana de gravidez, o bebé mede uma média de 47,4 centímetros desde o cocuruto até ao calcanhar e pesa cerca de 2,859 Kg.

37 semanas infografia

Grávida de 37 semanas

Agora, o fino lanugo que cobria o seu corpo começa a cair e a perder-se no líquido amniótico, algo que não é perigoso pois trata-se de uma fonte natural de proteínas para o bebé, que o vai ingerir. No seu lugar, o corpo do bebé vai começar a cobrir-se de pelos curtos, finos e sem pigmentação.

O pelo final mais grosso, aparecerá nas suas pestanas, sobrancelhas e couro cabeludo.

Idade do feto: 35 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 37

Aqui tens imagens que temos a certeza que vais adorar: uma ecografia de 37 semanas de gestação, bem como um fantástico vídeo no qual poderás ver o movimento do bebé no útero. Não percas!

ecografia bebe semana 37ok

Ecografia de 37 semanas

O que muda no seu corpo nas 37 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO SEU CORPO NAS 37 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no seu corpo nas 37 semanas de gravidez

Às 37 semanas de gravidez, junta-se, ao teu progressivo aumento de tamanho, cansaço e sensação de lentidão, ou até torpeza, o facto de, ao comer, te sacias facilmente, algo que se deve ao aumento do tamanho do útero e à deslocação e conseguinte compressão dos teus órgãos.

De facto, durante a gestação, é normal comer mais frequentemente do que o habitual mas em quantidades mais pequenas, o que não te deve preocupar desde que os lanches sejam saudáveis.

Quando o teu filho se tiver encaixado, é possível que te notes um pouco mais leve, pois devido à mudança de localização da pressão que o bebé exerce, poderás respirar melhor.

Por outro lado, vais ter mais vontade de urinar devido à pressão que o bebé exerce agora na barriga. Quando o bebé meter a cabeça no canal de parto, a barriga vai deslocar-se para baixo e para a frente, o que te vai dar a sensação de ter a barriga mais pequena.

Estás na 37ª semana de gravidez e aproxima-se o momento do parto! Para saber quanto tempo falta, o teu ginecologista pode aconselhar um controlo da pélvis que analisa o colo do útero, o canal de parto, os ossos pélvicos e a apresentação do feto.

Antes do trabalho de parto começar, o colo do útero é largo. Durante a fase de dilatação, o colo do útero fica mais fino e, antes de começar o parto, fica completamente plano.

Através deste controlo da pélvis (toque), também é possível saber o quanto o bebé desceu até ao canal de parto e em que posição se encontra.

Conselhos e bem-estar nas 37 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 37 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 37 semanas de gravidez

Durante esta semana vão entregar-te o resultado da cultura retovaginal e, no caso de ser positivo, vão administrar-te antibiótico no parto.

Em muitos serviços público entregam-te a historia clínica da gravidez com o objetivo de facilitar as coisas e, no caso de entrares em trabalho de parto, poderes entregá-la à pessoa de guarda para que esta possa dispor de todos os dados relativos à tua gestação.

Se já tens o colo do útero dilatado, talvez de realizem uma amnioscopia para verificar a cor do líquido amniótico: se for escuro – devido à presença de mecónio -, significa que o feto dez cocó dentro do útero e pode estar a sofrer, pelo que te vão internar para induzir o parto.

Se, às 37 semanas de gravidez, já escolheste o pediatra que vai seguir o teu bebé, pode ser conveniente ir a uma consulta antes do parto para falar com ele sobre as primeiras coisas que deves fazer e saber imediatamente depois do nascimento, tal como o cuidado do cordão umbilical, a amamentação, o sono, etc.

Convém que os pais estejam informados sobre a documentação de que necessitam para registar o bebé.

Reparaste já no teu instinto de ninho? Chama-se assim ao impulso de preparar a casa para a chegada do recém-nascido, de organizar e limpar tudo.

Se é o teu caso, podes cozinhar, organizar e limpar, mas sem te forçares e sem estares, por exemplo, muito tempo de gatas, uma posição que poderia provocar o parto antes do tempo.

…..

checkJá sofreste do síndroma do ninho?

Deu-te para limpar tudo, lavar os cortinados e aspirar até ao último canto da casa? Pois então és uma das afetadas por este síndroma, típico do final da gravidez!

Descobre porque é que sofres do síndroma do ninho!

checkSe te questionas como serão as visitas no hospital…

Quanto um bebé nasce, todos os familiares e amigos o querem conhecer, e é normal. No entanto, para os novos papás, especialmente para a mamã, nem sempre é um mar de rosas.

Aconselhamos-te sobre o modo como gerir as visitas na maternidade!

checkDisseram-se que o colo do útero está a apagar-se?

Quando se aproxima o parto, o colo do útero “desaparece” porque se começa a preparar para a saída do bebé. Explicamos-te aqui.

Descobre o que significa apagar o colo do útero!

checkJá não falta quase nada! Não te esqueças de verificar tudo isto…

Ajudamos-te a rever questões que, talvez, não tinhas tido em conta, porque já só consegues pensar no teu bebé!

Descobre os últimos preparativos antes de dar à luz!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 38 semanas de gravidez
Na 38ª semana de gravidez, o peso do teu filho ultrapassa os 3 Kg, enquanto o seu comprimento se mantém à volta dos 48,6 cm. Grávida de 38 semanas A capa de gordura que o cobre tende, em parte, a desfazer-se e a ficar em suspensão no lí...
Crescimento e desenvolvimento nas 39 semanas de gravidez
Estás de 39 semanas de gravidez e já falta muito pouco para o nascimento do bebé! O bebé é suficientemente forte e o ambiente no qual, durante 9 meses, viveu protegido e cuidado, já começa a ser muito pequeno para ele. Pesa entre...
Crescimento e desenvolvimento nas 40 semanas de gravidez
Já estás de 40 semanas de gravidez! Se o bebé ainda não nasceu, não vai demorar muito para enfrentar a vida. A maravilhosa viagem no ventre materno terminou. A semana 40 marca oficialmente o fim da gravidez. Enquanto os nervos e a impaciê...

Também lhe interessa

Temas relacionados