- O Meu Bebé
- Agenda da Gravidez
- 19 semanas de gravidez
19 semanas de gravidez



CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 19 SEMANAs DE GRAVIDEZ
Explicamos-lhe como evolui o seu corpo com 19 semanas de gravidez e como vai crescendo o seu bebé. Vamos ajudá-la a esclarecer todas as suas dúvidas.



O comprimento do bebé encontra-se entre 13 e 15cm e o seu peso é de aproximadamente 200gr. Nesta 19ª semana de gravidez, o seu sistema nervoso começa a aperfeiçoar-se; completam-se as ligações entre os órgãos dos sentidos e as células nervosas e o cérebro começa a funcionar com autonomia.
A cartilagem que forma o esqueleto do bebé está a endurecer e em breve passará a ser osso. A partir desta semana é muito mais fácil saber qual é o sexo do bebé e os resultados são bastante mais fiáveis.
Irá notar que, por vezes, o bebé parece que não se move e de repente começa a fazê-lo energicamente. Isto deve-se a que, agora, o seu filho dorme durante mais tempo e acorda com muito mais energia.
Idade do feto: 17 semanas.
O que muda no seu corpo nas 19 semanas de gravidez

Até a respiração se modifica! Os quilos acumulados e a barriga levantam um pouco o seu diafragma, o que a obriga a respirar mais “com o peito”.
Já sente os movimentos do seu bebé, pois ele tem imenso espaço para se mover como quiser. É importante que beba muitos líquidos para controlar a diurese. Nesta etapa as suas pernas começam a inchar e podem aparecer varizes. Evite ficar muito tempo de pé ou dobrar as pernas quando se senta.
Quando chega este período, é natural que sinta insegurança nas relações sexuais. Porém, a não ser que o seu ginecologista recomende o contrário, não há motivos para preocupação. Usufrua calmamente a sua sexualidade, até o tamanho da barriga ser realmente um obstáculo.
Conselhos e bem-estar nas 19 semanas de gravidez

Não pode ou não pretende renunciar ao seu trabalho durante a gravidez? Tenha em conta que, ainda que minimamente, a gravidez diminui a capacidade de concentração, a resistência física e o nível de atenção. No entanto, se seguir umas simples regras de comportamento, poderá continuar a efetuar a sua atividade normal com toda a segurança.
Dentro do possível, evite a utilização de transportes públicos e mude várias vezes de posição. Se trabalha sentada, estique as pernas de duas em duas horas, e se trabalha de pé, estique as pernas a cada duas horas, colocando-as ao alto. Depois de comer descanse durante meia hora e faça alguns exercícios de alongamento para pernas e costas. Não vista demasiada roupa e leve sempre consigo uma garrafinha de água. Se trabalha com crianças, animais ou substâncias tóxicas, peça conselho ao seu ginecologista de modo a evitar riscos de contágio ou intoxicação.