19 semanas de gravidez

19 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 19 Semana 19

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 19 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 19 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 19 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Manga
arrow arrow
Manga

Na 19ª semana de gravidez as orelhas e os olhos do bebé, ainda fechados, já estão no seu sítio!

As suas impressões digitais começam a formar-se na gema dos seus deditos e o seu cordão umbilical torna-se mais forte e grosso, ao mesmo tempo que continua a transportar sangue e nutrientes ao bebé em crescimento.

Nas 19 semanas de gravidez, o bebé mede cerca de 15,3 centímetros do cocuruto até às nádegas e pesa cerca de 240 gramas.

Está quase completamente formado e o funcionamento dos seus órgãos está muito avançado.

O seu cérebro e medula espinal continuam a desenvolver-se e a sua pele começou a cobrir-se por um pouco de gordura e por um fino pelo protetor chamado lanugo.

A partir desta semana, conhecer o sexo do bebé é muito mais fácil e os resultados são muito mais fiáveis.

 

19 semanas infografia

Gravidez de 19 semanas

 

Durante esta semana o bebé começa a soluçar, os seus olhos efetuam movimentos esporádicos sob as pálpebras e ele não para quieto dentro da barriga da mamã.

Muitas grávidas, especialmente as de primeira viagem, não notam os primeiros movimentos até à 18ª o 20ª semana, ou até depois.

Para o notar, além de teres de relaxar para tomar consciência do próprio corpo, podes experimentar pôr música alta ou deitares-te de lado, segurando a barriga.

Idade do feto: 17 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 19ª semana

Se quiseres saber qual o aspeto aproximado do bebé que esperas, oferecemos-te estas imagens e vídeo, para que tenhas uma ideia. Descobre agora mesmo!

 

ecografia bebe semana 19ok

Ecografia das 19 semanas

 

O que muda no seu corpo nas 19 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO SEU CORPO NAS 19 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no seu corpo nas 19 semanas de gravidez

Na 19ª semana de gravidez, as pernas começam a inchar e podem aparecer varizes. Evita estar muito tempo de pé ou cruzar as pernas quando te sentares.

Também é provável que tenha mudado até a tua forma de respirar e que os quilos acumulados e a barriga elevem um pouco o diafragma, obrigando-te a respirar mais como peito.

Também é possível que tenhas visto reduzida a tua capacidade de concentração, o teu grau de atenção e a tua resistência física, mesmo que seja uma mudança mínima.

Nesta etapa, vais também notar um aumento do corrimento vaginal de cor branca e amarelada de consistência mais espessa do que o habitual.

A isto chama-se leucorreia e é causada pelo aumento do fluxo sanguíneo na mucosa vaginal. Por sua vez, a vagina assume uma coloração violácea típica da gravidez, chamada sinal de Chadwick. Os lábios maiores e menores da vagina ficarão mais espessos do que o habitual.

Outro dos efeitos secundários do aumento do volume sanguíneo da gravidez, bem como nos casos em que a mulher padece de anemia, são as palpitações cardíacas. É um sintoma que costuma assustar bastante a futura mamã e por vezes é necessário ir ao cardiologista. Em qualquer caso, o melhor será evitar situações stressantes.

Conselhos e bem-estar nas 19 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 19 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 19 semanas de gravidez

Na 19ª semana de gravidez, interessa-te saber que comer muitos alimentos ricos em vitamina E, tais como saladas e verduras de folha verde, frutos secos, abacates, ovos e gérmen de trigo, pode reduzir o risco do bebé desenvolver alergias e asma.

Se te quiseres exercitar, a água pode ser o melhor elemento, pois vais sentir-te mais leve.

Além dos cursos para grávidas – disponíveis em quase todos os ginásios – podes realizar alguns exercícios por tua conta, como correr sem sair do lugar, pedalar de pé na água ou com um rolo debaixo de cada braço ou fazer exercícios de braços enquanto estás de cócoras na água.

Todos estes exercícios devem ser realizados num local onde a água apenas te fique pela cintura, e servirão para tonificar braços e pernas, bem como para reforçar as costas e barriga.

Entre as semanas 19 e 20 de gravidez, poderás fazer a ecografia morfológica, que serve para avaliar a estrutura e biometria fetal, bem como para diagnosticar anomalias no desenvolvimento fetal. No caso de se diagnosticar uma malformação incompatível com a vida, está contemplada a possibilidade de interromper a gravidez até à 22ª semana. Nesta ecografia também costuma ver-se claramente o sexo do bebé.

….

check Se tens dores de estômago…

Ter refluxo ou ardor de estômago é uma sensação muito incómoda, e afeta um grande numero de grávidas. Se é o teu caso, este artigo interessa-te.

Informação interessante sobre o ardor de estômago na gravidez!

check Se te perguntas qual será a cor dos seus olhos…

Podes não lhe dar uma excessiva importância, mas se te perguntaste como serão as suas feições, ou a cor dos seus olhos, isto pode interessar-te.

De que cor serão os olhos do bebé?

check Se achas que tiveste contrações mas não tens a certeza…

Perante qualquer dúvida, a primeira coisa a fazer é consultar o médico ou ir às urgências, mas damos-te algumas pistas sobre as contrações do segundo trimestre.

Descobre o que significa ter contrações no segundo trimestre e o que fazer!

check Porque é que a natação para grávidas é uma boa opção…

O meio aquático é ideal para as futuras mamãs! Explicamos-te todos os seus benefícios, para ti e para o teu bebé.

Descobre os benefícios na natação na gravidez!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 20 semanas de gravidez
Na 20ª semana de gravidez, é provável que já notes os pontapés do teu bebé e que a ecografia descubra o seu sexo. Estás no equador da gravidez, a sua coluna está quase reta e a ecografia também poderá revel...
Crescimento e desenvolvimento nas 21 semanas de gravidez
Na 21ª semana de gravidez o sistema digestivo do bebé já lhe permite engolir líquido amniótico, absorver os nutrientes deste líquido no intestino delgado e passar o resto do seu conteúdo para o intestino grosso. As suas unhas tamb&e...
Crescimento e desenvolvimento nas 22 semanas de gravidez
Na 22ª semana de gravidez, o teu útero pode já ter superado o umbigo. Na carinha do bebé já se distinguem claramente as pálpebras, sobrancelhas e pestanas. A partir de agora, o seu cérebro vai aumentar cerca de 90 gramas por mê...