14 semanas de gravidez

14 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 14 Semana 14

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 14 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 14 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 14 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Vamos ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Limão
arrow arrow
Limão

Na 14ª semana de gravidez, o bebé já adquiriu uma aparência completamente humana. Os seus traços faciais já estão completamente definidos, os olhos e as orelhas já estão na sua localização final e aparecem as sobrancelhas e os seus primeiros cabelos.

O feto já depende totalmente da placenta, que já tem um tamanho maior do que ele, para a sua alimentação. A futura mamã já recuperou os habituais níveis de energia.

Agora, o feto já mede entre oito e nove centímetros e o seu peso é de cerca de 43 gramas.

O cérebro continua a desenvolver-se rapidamente e a sua cabeça representa quase metade do seu tamanho total. A partir desta semana, o ginecologista já pode medir as partes básicas do bebé, como a cabeça, o abdómen e o fémur, por separado.

O sistema nervoso central do bebé, que inclui o cérebro e a coluna, já tem os seus componentes básicos e as ligações entre células nervosas individuais tornam-se mais organizadas.

 

14 semanas infografia

Gravidez de 14 semanas

 

Na 14ª semana de gravidez, a bexiga do bebé enche-se e esvazia-se a cada 30 minutos. Primeiro engole o líquido amniótico, filtra-o através dos rins e depois liberta-o em forma de urina.

O bebé produz agora uma pequena quantidade de leucócitos, embora ainda dependa de ti para combater as infeções, e os seus glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, que serve para transportar o oxigénio às células do corpo. O seu sistema sanguíneo já é capaz de criar e dissolver coágulos sanguíneos.

Idade do feto: 12 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, 14ª semana

O desenvolvimento do feto no primeiro trimestre de gravidez foi algo extraordinariamente rápido. Talvez te tenham feito uma ecografia há algumas semanas e pudeste ver o bebé que cresce na tua barriga… Mas mudam tão rápido! Na 14ª semana já se assemelha ao que podes ver neste vídeo e nesta ecografia.

ecografia bebe semana 14ok

Ecografia 14 semanas

 

O que muda no teu corpo nas 14 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 14 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 14 semanas de gravidez

Já estás de 14 semanas! Já tens barriga? Se ainda não tens, não vai demorar a notar-se. Já estás no segundo trimestre de gravidez e isso vai tornar-se visível em breve. Entras na etapa mais tranquila da gravidez. O normal é não notares grandes mudanças no teu corpo, exceto o aumento da tua barriga, que cada vez será maior e maior.

Podes notar que suas mais. Tal é devido ao aumento de glândulas sudoríparas, provocado pelas mudanças hormonais próprias da gravidez.

O aumento da sudação faz com que seja necessário prestares mais atenção à higiene pessoal. O aumento da sudação aumenta, também, o risco de contrair infeções e doenças da pele. Como tal, torna-se indispensável a utilização frequente de produtos com um pH neutro.

Devem evitar-se completamente banhos e duches prolongados e com água demasiado quente, bem como as saunas e os banhos de vapor que, devido a uma dilatação excessiva dos vasos sanguíneos, obrigam o coração a aumentar inutilmente o seu trabalho.

Recomenda-se colocar na banheira tapetes antiderrapantes.

Nesta fase é muito provável que aconteçam as temíveis mudanças de humor. O pai deve estar consciente das mesmas e encará-las serenamente. O amor pode tudo!

Conselhos e bem-estar nas 14 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 14 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 14 semanas de gravidez

Na 14ª semana de gravidez é bom conhecer alguns truques úteis para evitar as varizes, muito comuns durante a gravidez e que se devem ao aumento do volume de sangue e relaxamento dos vasos sanguíneos devido ao aumento da hormona relaxina.

Para diminuir a possibilidade de ter varizes durante a gestação, há que evitar ficar sentada ou de pé na mesma posição durante muito tempo, fazer exercício diariamente e dormir com as pernas um pouco elevadas, o que se consegue colocando uma almofada aos pés da cama.

Agora que a placenta fornece ao feto todos os nutrientes de que necessita, deves saber que as proteínas são essenciais tanto para o desenvolvimento do bebé e da placenta como para alimentar as mudanças que acontecem no corpo da futura mamã.

Durante a gestação, é necessária uma ingestão diária de 60 gramas de proteínas, que se encontram na carne, nas aves, no peixe, no leite, no queijo, nas ervilhas, frutos secos e sementes.

….

check Se não souberes o que jantar para não te sentires pesada…

O jantar durante a gravidez, como em qualquer outro estado, deve ser leve, nutritivo e fácil de digerir. Dizemos-te quais os melhores alimentos para um jantar adequado no teu estado. Aproveita estas ideias!

Propomos-te jantes leves para grávidas!

check Para as que não podem esperar para saber como será o seu bebé…

Não te podemos assegurar de que cor serão os olhos do teu pequenito, nem de quer irá herdar o carácter ou a inteligência, mas as leis da genética fazem o seu trabalho!

Descobre como poderia ser o teu bebé segundo a genética!

check Para quando te sentires triste sem saber porquê…

As mudanças hormonais tão intensas durante a gravidez podem pregar-te algumas partidas. Uma delas são as mudanças de humor ou a tristeza. Não te preocupes, damos-te 4 dicas para superar a tristeza!

Descobre truques para transformar a tua roupa em peças de pré-mamã!

check E se já te começam a apertar as calças…

Já se nota a barriguinha e o botão das calças já não apertam? E só agora começou! Se ainda não queres comprar roupa de pré-mamã, podes experimentar alguns truques para transformar a tua roupa.

Descobre truques para transformar a tua roupa em peças de pré-mamã!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 15 semanas de gravidez
Na 15ª semana de gravidez, o bebé já desenvolveu suficientemente o ouvido para captar sons e ouvir a voz da mãe. Os seus antebraços, pulsos, mãos e dedos também já se diferenciam claramente. A futura mamã começa...
Crescimento e desenvolvimento nas 16 semanas de gravidez
Numa gravidez de 16 semanas o bebé já tem uma grande mobilidade nas suas mãos e é capaz de as abrir e fechar. É quando aparece o pelo das sobrancelhas e as unhas nas mãos e nos pés. Os seus músculos já se desenvolver...
Crescimento e desenvolvimento nas 17 semanas de gravidez
Na 17ª semana de gravidez o bebé tem muito espaço para se mexer e não para quieto. Estica-se, retorce-se e muda constantemente de posição, passando de barriga para cima para barriga para baixo, e vice-versa. Abre constantemente a boca e apr...