14 semanas de gravidez

14 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 14 Semana 14

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 14 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 14 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-lhe como evolui o seu corpo com 14 semanas de gravidez e como vai crescendo o seu bebé. Vamos ajudá-la a esclarecer todas as suas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Limão
arrow arrow
Limão

O seu filh@ já tem o tamanho de um punho fechado! Mede cerca de 9 centímetros, da cabeça ao cóccix, e pesa aproximadamente 25 gramas.

Os órgãos dos sentidos começam a aperfeiçoar-se e os “detetores cutâneos” definem-se. Já sente o líquido amniótico que o rodeia e as paredes uterinas que o envolvem.

Todas as estruturas básicas do seu corpo estão formadas.

Agora, só lhe resta crescer. No final desta semana, os braços serão proporcionais ao resto do corpo, ainda que as pernas não estejam completamente desenvolvidas.

Já faz caretas, chucha no dedo e muda as expressões da sua carinha.

Idade do feto: 12 semanas.

O que muda no seu corpo nas 14 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO SEU CORPO NAS 14 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no seu corpo nas 14 semanas de gravidez

Já tem “barriga”? Se ainda não, deve faltar pouco… Está agora no segundo trimestre da gravidez e isso será visível muito em breve. Entrou na etapa mais tranquila da gravidez. O normal é que não se dê conta de grandes mudanças no seu corpo, exceto o aumento da barriguinha, que será cada vez maior.

Pode ser que note que transpira mais. Isto sucede devido ao aumento das glândulas sudoríparas, provocado pelas alterações hormonais próprias da gravidez.

Este aumento da transpiração faz com que seja necessário prestar mais atenção à higiene pessoal. O aumento da transpiração também agrava o risco de contrair infeções e doenças de pele. Por isso, é indispensável o uso frequente de produtos com Ph neutro. Deve evitar completamente banhos e duches prolongados com água demasiado quente, bem como saunas e banhos de vapor que, devido a uma excessiva dilatação dos vasos sanguíneos, podem obrigar o coração a um esforço inútil. Aconselha-se, além disso, a colocar tapetes antiderrapantes no chão da banheira ou do duche.

Nesta fase da gravidez, é muito provável que surjam as temidas variações de humor. O seu companheiro deve estar consciente delas e demonstrar paciência. O amor supera tudo!

Conselhos e bem-estar nas 14 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 14 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 14 semanas de gravidez

Geralmente, a partir da décima quarta semana de gravidez, o ginecologista consegue ouvir a frequência cardíaca do bebé: o coração dele bate a uma velocidade duas vezes superior à do seu!

Entre a 14ª e a 20ª semana, o seu médico irá marcar os exames para o diagnóstico pré-natal. Os resultados destes exames indicam as probabilidades de que o bebé tenha síndrome de Down ou qualquer outra doença cromossomática. Conforme os resultados obtidos, a sua idade e o seu historial familiar e genético, o ginecologista poderá recomendar que faça uma amniocentese, para confirmar que o bebé nascerá saudável. A amniocentese analisa o líquido amniótico que rodeia o bebé.

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente: