O meu bebé

O que fazer para emagrecer?

Se procuras informação sobre o que fazer para emagrecer, não percas estes 15 truques simples que preparámos para ti. Se começares a comer adequadamente agora mesmo, podes perder um pouco de peso, sem sacrifícios nem privações excessivas.

Se por um lado é verdade que as dietas recomendadas, muitas vezes, por amigos, ou o jejum fazem perder quilos rapidamente, também é verdade que estes quilos se recuperam tão rapidamente como se perderam. Por isso, é muito importante perder os quilos de uma forma saudável e equilibrada, o que nem sempre implica fazer grandes sacrifícios.

Neste artigo, oferecemos-te 15 conselhos para emagrecer comendo de uma forma leve e equilibrada, sem que te falte nenhum nutriente indispensável para o teu organismo. Toma nota!

(Também te interessa: Dieta Pronokal: em que consiste?)

O que fazer para emagrecer: os 15 melhores truques!

1. Nunca saltes refeições, começando pelo pequeno-almoço

(Também te interessa: Pequenos-almoços para grávidas)

2. Introduz uma porção de hidratos de carbono em cada refeição: deves dar preferência aos integrais baixos em gorduras.

3. Introduz em cada refeição principal uma boa dose de verdura crua ou cozinhada.

4. Para os snacks, que deverão ser no máximo dois por dia, dá preferência à fruta. Alguns vegetais, como a cenoura, podem ser uma alternativa para “enganar o estômago”.

(Também te interessa: Dieta da fruta)

5. Não comas queijos mais de duas ou três vezes por semana.

6. Come peixe pelo menos duas vezes por semana.

7. Pelo menos duas ou três vezes por semana, numa das refeições principais, prepara um prato único. Por exemplo: estufado de legumes e cereais acompanhados de vegetais; salada com ovo, fiambre magro, queijo fresco ou atum, acompanhada de uma fatia de pão; massa ou arroz frio com vegetais (tomates, manjericão, ervilhas, cenouras, azeitonas, alcaparras, etc.).

8. Opta por molhos, condimentos e guarnições vegetais: tomate, courgette, beringelas, brócolos, etc.

9. Reduz os molhos mais calóricos (com carne picada, bacon, nata, etc.) a uma ou duas vezes por semana, no máximo. Quando te concederes estes “mimos”, acompanha de uma salada vegetal.

10. Evita combinar no mesmo prato alimentos cuja função nutritiva seja equivalente. Por exemplo, não deves comer carne com queijo (ambos contêm proteínas), nem pão com massa, ou batatas com pão (todos são hidratos de carbono).

11. Utiliza métodos de confeção leves: cozidos, ao vapor, grelhados, no forno, etc.

12. Reduz ao mínimo a quantidade de gordura e de sal para condimentar. Opta por alimentos como vegetais, água ou vinho, molho de tomate e ervas aromáticas.

13. Um chocolate ou um doce no intervalo das refeições? É melhor não: reduz o consumo de doces como sobremesa ou pequeno-almoço e substitui-os (não os adicionando) por outros alimentos.

14. Como condimento, usa azeite virgem cru. Se precisares de juntar um pouco de azeite para cozinhar usa uma quantidade mínima.

15. Bebe, pelo menos, 1,5-2 litros de líquidos por dia, se possível água ou bebidas não açucaradas.

(Também te interessa: Exercícios para emagrecer na barriga, glúteos e ancas)

 

Também lhe interessa…