Os adesivos anticoncecionais são um método de contraceção feminino transdérmico, ou seja, que liberta os seus princípios ativos através da pele sendo que, em cada dia, liberta 20 microgramas de estrogénios e 150 miligramas de progestínico. Esta dose equivale à da pílula mais leve e garante a mesma eficácia contracetiva: mais de 99%.
(Também lhe interessa: Pílula contracetiva durante a amamentação)
Vantagens dos adesivos contracetivos
As vantagens dos adesivos contracetivos em relação aos contracetivos orais são várias:
- As hormonas passam diretamente do adesivo para o sangue, saltando o primeiro passo metabólico, no fígado, como acontece no caso da pílula tradicional. Como tal, trata-se de um sistema contracetivo mais leve, dado que se necessita de uma dose menor de estrogénios e progestínicos para bloquear a ovulação com eficácia.
- Com o adesivo as hormonas não passam através do aparelho digestivo e, em caso de vómito ou diarreia, a eficácia anticoncecional não se altera.
- Os adesivos contracetivos libertam uma quantidade de fármaco contínua e constante, como tal o nível de hormonas no sangue mantém-se inalterado, o que garante uma melhor fiabilidade na inibição da ovulação. Precisamente por este motivo, ao contrário dos anticoncetivos orais, se se esquecesse de aplicar o adesivo, a cobertura contracetiva estaria assegurada durante 48 horas.
- Está demonstrado que o adesivo não modifica o metabolismo das gorduras que provocam a retenção de líquidos. Além disso, um estudo clínico demonstrou que, com o adesivo, o aumento de peso é de 300 g, um valor mínimo.
Como usar os adesivos contracetivos
- Os adesivos contracetivos devem ser aplicados sobre a pele limpa, seca e depilada. As zonas onde se pode aplicar são: as nádegas, o abdómen, a parte externa e superior do braço, a parte superior do tronco, numa posição em que não roce constantemente com a roupa.
- O adesivo não se deve aplicar o peito ou numa zona de pele irritada, vermelha, com cortes ou danificada.
- Quando se aplica o adesivo deve tentar evitar tocar na parte adesiva e, uma vez colocado na pele, deve pressionar-se com força durante alguns segundos para aderir no rebordo. Se se colocou corretamente, podem desenvolver-se todas as atividades quotidianas, inclusivamente tomar banho, ir a uma sauna ou tomar banho de mar, sem tomar precauções especiais.
- Para cada ciclo usam-se três adesivos, pelo que não há necessidade de se lembrar todos os dias de tomar um anticoncetivo. O primeiro adesivo aplica-se no primeiro dia do ciclo. No oitavo dia tira-se e substitui-se por um novo. No décimo quinto dia repete-se a operação com um novo adesivo. Na quarta semana, a partir do dia 22 do ciclo, deixa de se utilizar o adesivo durante uns dias, nos quais aparecerá uma hemorragia de suspensão, correspondente à menstruação. Um novo ciclo contracetivo começa no dia depois da semana sem adesivo. Deste modo, o dia de substituição e de aplicação dos novos adesivos é sempre o mesmo (por exemplo uma segunda).
- Cada vez que se aplica um adesivo novo é melhor não o colocar na mesma zona da pele em que se pôs o anterior para evitar irritações. De todos os modos, é suficiente deslocar uns centímetros.