Mi bebé y yo

Yoga para grávidas: os seus benefícios

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O yoga, saudável para o corpo e para a mente, é bom durante todo o processo de gravidez: desde a conceção até ao nascimento do bebé. Descubra todos os benefícios do yoga para grávidas!

A antiga disciplina do yoga baseia-se na busca da harmonia entre o corpo e a mente, uma maneira de aprender a escutar-se a si própria, o que é muito importante ao longo da gravidez.

Se se realiza de uma forma correta, o yoga para grávidas é muito benéfico, pois os seus exercícios têm por base a procura do equilíbrio e não requerem um esforço excessivo. Nos primeiros meses da gravidez, os exercícios que se realizam nas sessões de yoga favorecem o relaxamento através de posturas que simbolizam o elemento água, muito importante nesta primeira fase da gravidez dado o aumento de líquidos no organismo. À medida que se aproxima a data do parto, as posições de yoga para grávidas passam a simbolizar o fogo, o elemento do poder criativo.

Efeitos positivos do yoga para grávidas

  • Oxigenação. O yoga para grávidas ajuda a libertar as tensões musculares e melhora a respiração, favorecendo o aumento da oxigenação do sangue do bebé.

  • Elasticidade. Durante a gravidez a faixa muscular do períneo, que suporta o útero, deve ficar mais elástica para permitir a passagem do bebé pelo canal de parto. Muitas posições de yoga atuam nesta zona e atenuam as contrações.

(Também lhe interessa: Contrações de parto: como as reconhecer)

  • Postura. À medida que a gravidez avança, a pélvis desloca-se para a frente e a curva lombar torna-se mais acentuada. O yoga para grávidas ajuda a alongar as costas e a distribuir bem o peso.

  • Tónus. Os alongamentos também se mostram benéficos para a preparação para o parto, pois tonificam os músculos. Nas sessões de yoga para grávidas realizam-se muitos alongamentos.

  • Relaxamento e boa digestão. A ansiedade que acompanha a gravidez pode melhorar com a repetição de um som, uma sílaba, uma palavra ou uma frase que ajudem a libertar a mente (os conhecidos mantras).

Yoga para grávidas, bom para o parto

O hábito de se ouvir a si mesma revaloriza o conhecimento inconsciente do corpo que, mais adiante, vai transformar-se num guia instintivo nas fases de dilatação e parto. De todas os modos, algumas posturas de yoga para grávidas favorecem a descida do bebé em função das diferentes fases. Quando a cabecita do bebé começa a aproximar-se do canal de parto, são benéficas as posturas que ajustam a coluna, atenuando a curva lombar e aumentando o diâmetro da zona superior da pélvis. Por outro lado, durante a última fase de expulsão, a curva lombar deverá ser acentuada de modo a aumentar o diâmetro da zona inferior da pélvis. São ideais as posturas agachada ou de gatas que, se forem acompanhadas de uma respiração consciente, ajudam a reduzir a dor das contrações e a duração da dilatação.

 

Também lhe interessa

Yoga para grávidas: os seus benefícios | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)