O meu bebé

Qual a melhor almofada durante a gravidez?

Já ouviste falar de almofadas de gravidez? São confecionadas para proporcionar um bom descanso e uma posição confortável para dormir à futura mamã durante a gravidez. Toma nota dos seus benefícios e dos tipos de almofadas que podes encontrar!

Durante a gravidez é comum a futura mamã ter alguns problemas para conseguir descansar ou dormir bem. As mudanças que o seu corpo experimenta com a gestação costumam provocar mal-estar gástrico, dores de costas ou cãibras nas pernas. Além disso, à medida que a gravidez avança, o crescimento da barriga torna difícil encontrar a posição ideal para conseguir dormir de noite.

Como solução para todos estes problemas e para aliviar o desconforto da grávida, atualmente podes encontrar almofadas para grávidas, concebidas especialmente para proporcionar o máximo descanso à futura mamã, tendo em conta os problemas de posição derivados do avanço da gravidez.

(Também te interessa: Insónias na gravidez: muda estes hábitos!)

Benefícios das almofadas durante a gravidez

As almofadas de gravidez ou almofadas pré-natais são especialmente úteis durante o terceiro trimestre da gravidez, altura em que o desconforto provocado pelo crescimento da barriga e as primeiras contrações que avisam da chegada do parto, cada vez mais iminente, se agudizam. Por esse motivo, e especialmente durante os últimos meses de gestação, as almofadas para grávidas podem ajudar-te a descansar corretamente, tanto de dia como de noite. Vamos ver os seus benefícios:

  • Adaptam-se perfeitamente à forma do corpo da futura mamã.
  • Estão concebidas para se ajustar às costas, barriga, ancas e pernas da grávida.
  • Ajudam a aliviar desconfortos típicos da gravidez, tais como dores de costas ou cãibras nas pernas.
  • Evitam que a grávida se mexa demasiado na cama enquanto dorme.
  • Podem lavar-se facilmente na máquina de lavar roupa e a sua forma, sinuosa, previne acidez de estômago e os problemas de costas.
  • Depois da gravidez podem usar-se para amamentar.

(Também te interessa: Acupuntura na gravidez: adeus ao desconforto!)

Tipos de almofadas de gravidez

Existem diferentes estilos de almofadas para grávidas, com diferentes formas e enchimentos à escolha consoante as tuas necessidades. Vamos ver em seguida os diferentes tipos de almofadas que podes adquirir.

Almofada em forma de cunha

São almofadas em forma de triângulo ou meia lua, fabricadas em espuma, que suportam a barriga quando dormes de lado. Estas almofadas são concebidas para se adaptarem à barriga à medida que esta vai crescendo ao longo da gravidez e ajudam a aliviar a dor focalizada numa área concreta. Por outro lado, são almofadas de tamanho pequeno, fáceis de guardar, e que se podem usar depois da gravidez.

Almofada de forma alargada

Semelhantes às almofadas que têm forma de C sendo que a sua forma longa serve para apoiar nelas todo o corpo. Sendo compridas, podes dar-lhes a forma que melhor se adeque a cada situação. Esta flexibilidade torna-as muito úteis para encontrar a posição adequada consoante estás a descansar ou a dormir.

Almofada em forma de C

As almofadas em forma de C, também denominadas de corpo inteiro, costumam ser as preferidas das grávidas pois são concebidas para que possas dormir de lado e ter, ao mesmo tempo, uma zona de apoio debaixo da barriga, entre as pernas e na cabeça. O único inconveniente é o seu tamanho muito grande, que pode incomodar o casal na cama.

Almofada em forma de U

As almofadas em forma de U são muito grandes, pois estão pensadas para dar conforto a todo o corpo e poder apoiar desde a cabeça até às pernas. São almofadas que te permitem dormir de lado de forma confortável e, além disso, ajudam-te a manter esta posição a dormir, limitando a tua capacidade de movimento.

(Também te interessa: Meias de compressão para grávidas: quais são as melhores?)

 

Já usaste ou usas almofadas de gravidez? São úteis? Partilha a tua opinião com as outras mamãs no final do artigo!

Também lhe interessa…