Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Bebés
- Lactancia e alimentação do bebé
- Almofada de amamentação: como deve ser?
Almofada de amamentação: como deve ser?
A almofada de amamentação está pensada para lhe dar comodidade, a si e ao seu bebé, enquanto lhe dá o peito. Sabe que tipo de almofadas de amamentação pode encontrar? Que características devem ter? Quais as posturas mais adequadas para a utilizar?
Sem dúvida alguma, o leite materno é o melhor alimento para o recém-nascido, porém, dar o peito ao bebé pode tornar-se algo complicado, principalmente se ainda é uma mãe inexperiente. Com o fim de lhe facilitar a amamentação, existe a almofada de amamentação, concebida para suportar melhor o peso do bebé e colocá-lo na postura mais correta enquanto lhe dá o peito. A almofada de amamentação, disponível em formas e tamanhos diferentes, permite-lhe não ficar em tensão enquanto o bebé mama. Desta maneira, pode adotar uma posição mais relaxada e cómoda, sem forçar as lombares nem as cervicais. Como resultado, a mãe fica mais confortável e o bebé fica apoiado numa superfície mais agradável, o que permite a ambos tirar o máximo partido da amamentação.
Que tipo de almofadas de amamentação existe?
• Em “U”. Este tipo de almofada é colocado na cintura da mãe, pela abertura, e ajusta-se ao seu contorno. O bebé é colocado sobre a almofada. Há almofadas de amamentação em forma de “U” com diferentes tamanhos e densidades.
• Em forma de serpente. Esta almofada é uma espécie de almofadão grande, com um recheio macio, o que lhe dá uma grande maleabilidade, também pode usar-se durante a gravidez, pelo queé conhecida como almofada de gravidez.
As marcas de puericultura oferecem almofadas de amamentação funcionais e ergonómicas. A maioria são antialérgicas, têm capas laváveis e, inclusive, bolsos para guardar pequenos objetos.
A que características devem obedecer?
- A principal característica a cumprir por uma almofada de amamentação é a comodidade: deve prevenir tensões musculares e posturas erradas ao dar de mamar. Além disso, em certas ocasiões, como no caso de ter feito uma cesariana, a almofada de amamentação permite-lhe dar o peito ao bebé, sem que ele fique apoiado na sua barriga, evitando dores e incómodos.
- Também é importante que a almofada seja transpirável, para evitar que provoque uma sensação de calor que pode gerar suores.
- Porém, para além do conforto, a almofada de amamentação ajuda a que a boca do bebé fique situada à altura do mamilo, de forma a evitar os problemas derivados de uma sucção incorreta. Isso facilita a alimentação da criança, ao mesmo tempo que evita problemas dolorosos, como, por exemplo, as gretas nos mamilos.
Ao adquirir a almofada de amamentação, é importante que se informe sobre como utilizá-la adequadamente. Do mesmo modo que pode facilitar a posição correta do pé em relação ao peito, também pode acontecer o contrário. Em caso de dúvida, o pediatra poderá informá-la.
Como utilizá-la corretamente?
Cada mãe deve escolher a melhor posição para dar o peito ao filho, mas, quais são as mais habituais e eficazes?
Posição de berço
Deve sentar-se e segurar o bebé com os braços na horizontal. A almofada de amamentação fica debaixo dos seus braços para facilitar uma posição confortável para o bebé.
Posição de “agarrar”
Esta posição é parecida com a anterior, mas, em vez de o bebé ficar apoiado no antebraço da mãe, esta terá de o segurar com as duas mãos.
Posição da bola de rugby
Para esta posição resultar correta, deve estar sentada e colocar as pernas do bebé debaixo de um dos seus braços. O bebé deve ficar em frente ao seu peito e deitado sobre a almofada.
Posição deitada
Esta posição consiste em estender-se sobre a cama, de lado, e colocar o bebé em frente ao seu peito. A almofada de amamentação é colocada por baixo do bebé, para facilitar a sucção.







