O meu bebé
mibblogo

Tabela de percentil de crescimento infantil e feto

16 dezembro 2022

Os percentis infantis são valores estatísticos utilizados pelos pediatras para avaliar a altura e o ganho de peso das crianças. Durante a gravidez, existem também tabelas de percentil para acompanhar o desenvolvimento do feto. Explicamos tudo sobre percentis infantis e dizemos-lhe o quão importantes eles são.

 trapote luis pediatra
Dr. Luis González Trapote
Pediatra. Grupo de Investigação e Ensino em Pediatria Ambulatorial (GRINDOPE). Supervisão científica.

O que são percentis de peso e altura nas crianças?

Quer saber se o percentil do seu bebé é apropriado para a idade dele ou dela? Explicamos-lhe em que consiste um gráfico de crescimento, quais são os percentis infantis e como nos ajudam a saber se a criança está a crescer bem.
Os gráficos percentuais, também chamados gráficos de crescimento, permitem-nos seguir a taxa de crescimento de uma criança. Mostram não só a altura ou peso mínimo e máximo, mas também o leque da população em que a criança se encontra entre estes dois limites.

O percentil em que a criança cai, contudo, não deve preocupar muito os pais, desde que o pediatra que monitoriza o crescimento da criança indique que o desenvolvimento da criança é adequado.

O importante é que a criança, qualquer que seja o percentil em que seja colocada, siga um aumento regular e compensado de peso e altura, e que a curva gerada ao longo do tempo não mostre altos e baixos perceptíveis. Caso contrário, seria necessário que o pediatra investigasse a causa.

Desta forma, não só se pode avaliar se o peso e a altura da criança estão dentro da gama normal, mas também se o desenvolvimento do bebé é constante e normal. Na prática, o percentil é o limite que compreende uma percentagem da população.
Se o desenvolvimento da criança segue o percentil, não deve haver problema, mesmo que a criança se encontre na faixa inferior.

Como e porquê são calculados?

Os percentis são calculados para manter um registo da altura e do aumento de peso de bebés e crianças. Os pediatras dependem do "padrão" da curva de crescimento do bebé para descartar quaisquer altos e baixos significativos ou irregularidades no desenvolvimento físico da criança.

Se o gráfico de crescimento mostrar um declínio ou subida acentuada, o pediatra investigará as possíveis causas e prescreverá os testes apropriados.

O que significa estar num percentil? Um exemplo ajudará a compreender. Imagine uma menina de quatro anos com 100,2 cm de altura, o que a coloca (no gráfico de crescimento) no percentil 25 para essa idade. Isto significa que, de 100 raparigas de quatro anos, ela seria 25 mais baixa do que é e 75 mais alta do que é, dentro do que é considerado normal.

Os endocrinologistas pediátricos consideram que uma criança deve ser estudada se a sua altura estiver no 3º percentil, ou quando estiver fora da curva de crescimento. Por outras palavras, se a criança estava a crescer no percentil 25-50 e, numa medida, cai para o percentil 10.
Este início do estudo endocrinológico é recomendado a partir da idade de três anos. Entretanto, e sempre sob supervisão pediátrica, a criança deve manter uma dieta variada e equilibrada que não carece dos princípios nutricionais básicos, bem como de vitaminas e sais minerais.

Tabela de percentis fetais: medidas do futuro bebé

Nas ecografias realizadas em mulheres grávidas, aparece uma série de dados de ecografia que normalmente não são fáceis de decifrar para a mãe. A maioria deles são chamados percentis fetais e indicam como o feto está a crescer no útero.

Para facilitar a sua interpretação, aqui está uma tabela com os dados da ultra-sonografia. Contudo, deve ter em conta que estes dados se baseiam em médias, e que podem variar ligeiramente de um feto para outro. Se tiver alguma dúvida, deve sempre consultar o seu ginecologista.

Calcule aqui o percentil do bebé: tabela de crescimento

DIRETORA EDITORIAL EM O MEU BEBÉ. Especialista em temas de gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Crescimento

Também lhe interessa…