O meu bebé
mibblogo

Quanto pesará o bebé à nascença

23 dezembro 2022

Há uma série de factores que podem prever o peso do seu bebé à nascença. Este pequeno guia dar-lhe-á uma ideia do peso aproximado do seu bebé no final da sua gravidez.

Muitas mães grávidas interrogam-se: o meu bebé irá ganhar peso na barriga e quanto irá pesar ao nascer após os meses de gravidez? Com este pequeno guia, gostaríamos de responder a todas as suas perguntas sobre o peso do seu bebé à nascença.

O peso do recém-nascido é baseado em 3 parâmetros principais

  1. A altura da mãe.
  2. O peso da mãe no início da gravidez.
  3. Mas, sobretudo, o aumento de peso experimentado pela mulher durante os meses de gravidez.

É o ginecologista que lhe dirá se o seu bebé está a desenvolver-se correctamente durante a gravidez.

Portanto, em princípio, as mães com mais peso inicial e com mais ganho de peso durante a gravidez tenderão a dar à luz crianças maiores e mais pesadas. Tenha em mente que esta não é uma regra inalterável, uma vez que o peso do futuro bebé é influenciado por muitos factores e circunstâncias.

Como o peso da futura mãe influencia o peso do seu bebé

O aumento de peso materno durante a gravidez é um dos factores determinantes do peso que o bebé terá no momento do nascimento. Por conseguinte:

  • A maioria dos recém-nascidos com baixo peso nascem de mães com um baixo peso inicial e pouco ganho de peso durante a gravidez.
  • Muitas vezes, recém-nascidos com um peso normal ou elevado nascem de mulheres que tiveram um baixo peso à nascença mas que ganharam muito peso durante a gravidez.
  • Os recém-nascidos com um peso normal ao nascer são quase sempre descendentes de mães que tiveram um peso inicial normal, com um ganho normal durante a gravidez.

Um exemplo prático

Para tornar este esquema mais simples, podemos tomar como exemplo um bebé com um peso de nascimento de 3.400 quilos. Este peso poderia ser obtido a partir de:

  • Um aumento de cerca de 16 quilos numa mãe com um baixo peso inicial.
  • Um aumento de entre 9 e 11 quilos numa mãe com peso normal.
  • Um aumento de entre 7 e 9 quilos numa mãe com excesso de peso.

Outros factores importantes

Por outro lado, alguns estudos mostram que o estatuto socioeconómico também pode interferir com o peso dos recém-nascidos. Assim, a possibilidade de menos exames médicos durante a gravidez aumenta o risco de baixo peso à nascença. Por estas e outras razões, insistimos que estas regras são apenas directrizes e podem variar ou não ser seguidas.

Olá amor!

 

barriga 1

A minha barriguinha como Paulo dentro!

 barriga 2

Tiago e os seus pais!

barriga 3

O meu maior tesouro!

barriga 4

De 5 meses e como meu caopanheiro ao lado!

barriga 5

Carla, um mês antes de nascer!

barriga 6

DIRETORA EDITORIAL EM O MEU BEBÉ. Especialista em temas de gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Crescimento

Também lhe interessa…