Mi bebé y yo

Masturbação na gravidez: sim ou não?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Um dos temas tabu sobre sexualidade na gravidez é se se pode masturbar sem que isso seja contraproducente. É bom masturbar-se durante a gravidez? Quais as precauções que deverá tomar? Explicamos-lhe tudo!

A masturbação é um tema que ainda continua a ser tabu para muitas mulheres, que veem esta forma de autossatisfação como uma coisa proibida e pouco aconselhável. Este facto é devido à pressão cultural e aos preconceitos existentes na nossa sociedade em relação a esta prática inofensiva e, segundo alguns sexólogos, saudável no sentido em que permite à mulher desfrutar do prazer sexual derivado da estimulação do próprio corpo.

A masturbação em casal também se considera tabu, embora não o devesse ser. A autossatisfação sexual partilhada em casal é uma excelente alternativa para desfrutar da sexualidade em alturas nas quais a penetração não é possível ou é incómoda. É uma situação que pode ocorrer durante a gravidez, especialmente no terceiro trimestre, quando a proximidade do parto é iminente. Não obstante, é provável que já se tenha perguntado nalgum momento se se pode masturbar estando grávida.

Porquê masturbar-se grávida?

Durante a gravidez, muitas mulheres notam que o seu desejo sexual aumenta consideravelmente. Tal deve-se ao facto da sua zona pélvica receber uma maior quantidade de irrigação sanguínea, o que faz com que o aparelho genital fique mais sensível ao sexo. De facto, devido a este processo, até os orgasmos são muito mais intensos.

A esta situação fisiológica há que juntar o facto de a barriga ir crescendo com o passar dos meses e, como tal, certas posturas sexuais tornam-se cada vez mais complicadas. Por outro lado, para alguns casais é difícil ter sexo durante a gravidez por considerarem que a penetração pode aleijar o feto, o que é um falso mito. Assim, a masturbação aumenta de forma significativa como prática sexual de muitas mulheres durante a gravidez, tal como afirmam os sexólogos e, portanto, masturbar-se grávida não representa nenhum perigo, bem pelo contrário.

Ao contrário do que se costuma crer, a masturbação tem efeitos positivos para a futura mamã:

Permite desfrutar da sua vida sexual sem que haja penetração.

Ajuda a mamã a relaxar-se, o que é benéfico durante um processo no qual se vivem muitas mudanças físicas e psicológicas.

Os sexólogos afirmam que a masturbação manual dilata a vagina, o que favorece a mulher quando for dar à luz.

Como é que se deve masturbar estando grávida?

Durante a gravidez a masturbação é possível, sempre e quando se tomem determinadas precauções. O mais importante é que a masturbação durante a gravidez seja feita de forma manual, sem utilizar nenhum tipo de objeto nem brinquedo sexual no interior da cavidade vaginal, apenas pelo exterior, e sempre que a gestação se esteja a desenvolver sem problemas.

A maioria das terminações nervosas da zona encontram-se no clitóris, assim que, para conseguir o efeito desejado, basta realizar movimentos circulares com a gema dos dedos nesta zona. Além da estimulação manual, também pode recorrer ao sexo oral, com a vantagem de que, com esta prática, o casal continua a manter o mesmo vínculo que tem quando leva a cabo a sua vida sexual normal.

(Também lhe interessa: Sexo a partir das 15 semanas de gravidez)

Dificuldades e bloqueio face à masturbação

Algumas mulheres podem experimentar uma situação de bloqueio perante o facto de se masturbarem estando grávidas, provocado por um sentimento de culpa que não as deixa desfrutar da experiência. Isso pode acontecer se a mulher não estiver habituada a realizar esta atividade, o que a torna ainda mais difícil durante a gestação. Perante esta situação é importante levar as coisas com calma e, face a qualquer dúvida, consultar um sexólogo ou sexóloga para receber um conselho profissional.

Também lhe interessa

Masturbação na gravidez: sim ou não? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)