- O Meu Bebé
- Engravidar
- Quero ter um filho
- Ciclo menstrual: o que é a fase lútea?
Ciclo menstrual: o que é a fase lútea?

Sabia que a fase lútea é a terceira fase do ciclo menstrual? Esta fase relaciona-se com o período fértil e o seu desenvolvimento transforma-se quando o óvulo é fecundado. Tem dúvidas sobre o que é exatamente esta fase e quando se ovula? Vamos explicar-lhe!
A fase lútea é a terceira fase do ciclo menstrual, que começa logo após a ovulação e se prolonga até ao dia anterior do seguinte período menstrual. O desenvolvimento desta fase varia, dependendo se o óvulo foi fecundado ou não. Se não se deu a fecundação, a fase caracteriza-se pela síndrome pré-menstrual, que pode provocar alterações de humor, irritabilidade, tensão mamária, etc.
No caso de haver fecundação, após a libertação do óvulo, aparece no ovário um tecido amarelado que tem o nome de corpo lúteo e que é bastante rico em colesterol. Este tecido forma grandes quantidades de progesterona, que tem por objetivo preparar o endométrio, para alimentar o óvulo fecundado até que este possa nutrir-se do sangue materno através da placenta. Como medida de proteção natural, o colo do útero segrega uma mucosidade espessa que impede a passagem de gérmenes. A implantação do óvulo fecundado ocorre aproximadamente entre 7 a 10 dias depois da ovulação, e os níveis de progesterona mantêm-se elevados ao longo de toda a gravidez.
Como se desenvolve a fase lútea?
A fase lútea desenvolve-se de dois modos diferentes, em função de o óvulo ter sido fecundado ou não.
· O óvulo foi fecundado. Se ficou grávida, as células do óvulo começam a ser transformadas e a placenta segrega uma nova hormona, a gonadotrofina coriónica humana, que será detetada no sangue da futura mãe através do teste de gravidez. Esta hormona assegura a vitalidade do corpo amarelo, para que se continuem a produzir grandes quantidades de progesterona, e para que o óvulo se alimente até que o faça através da placenta.
· O óvulo não foi fecundado. Neste caso, o folículo, que se encontra vazio, contrai-se e os níveis de estrogénio e progesterona diminuem. No entanto, durante o processo de contração do folículo vazio, este continua a produzir progesterona e estrogénio, motivo pelo qual muitas mulheres têm os sintomas pré-menstruais; inchaço, irritabilidade e dores nos seios. Posteriormente, a cobertura da matriz começa a romper e será expulsa pela menstruação. Assim se inicia o seguinte ciclo.
Quanto tempo dura?
Normalmente dura como mínimo 10 dias, e como máximo 16 dias. Se a duração for igual ou inferior a 9 dias, deve consultar o seu médico, já que pode ser um indicador de insuficiência lútea. Esta insuficiência pode ser devida a uma disfunção ovárica, ou, pelo contrário, pode ser causada por outras doenças endocrinológicas, como os transtornos da tiroide (hipotiroidismo e hipertiroidismo) ou por hiperprolactinemia (um aumento de produção da hormona prolactina no sangue).