Mi bebé y yo

Ciclo menstrual: o que é a fase lútea?

( 1 voto) load
facebook twitter whatsapp

Sabia que a fase lútea é a terceira fase do ciclo menstrual? Esta fase relaciona-se com o período fértil e o seu desenvolvimento transforma-se quando o óvulo é fecundado. Tem dúvidas sobre o que é exatamente esta fase e quando se ovula? Vamos explicar-lhe!

A fase lútea é a terceira fase do ciclo menstrual, que começa logo após a ovulação e se prolonga até ao dia anterior do seguinte período menstrual. O desenvolvimento desta fase varia, dependendo se o óvulo foi fecundado ou não. Se não se deu a fecundação, a fase caracteriza-se pela síndrome pré-menstrual, que pode provocar alterações de humor, irritabilidade, tensão mamária, etc.


No caso de haver fecundação, após a libertação do óvulo, aparece no ovário um tecido amarelado que tem o nome de corpo lúteo e que é bastante rico em colesterol. Este tecido forma grandes quantidades de progesterona, que tem por objetivo preparar o endométrio, para alimentar o óvulo fecundado até que este possa nutrir-se do sangue materno através da placenta. Como medida de proteção natural, o colo do útero segrega uma mucosidade espessa que impede a passagem de gérmenes. A implantação do óvulo fecundado ocorre aproximadamente entre 7 a 10 dias depois da ovulação, e os níveis de progesterona mantêm-se elevados ao longo de toda a gravidez.

Como se desenvolve a fase lútea?

A fase lútea desenvolve-se de dois modos diferentes, em função de o óvulo ter sido fecundado ou não.
· O óvulo foi fecundado. Se ficou grávida, as células do óvulo começam a ser transformadas e a placenta segrega uma nova hormona, a gonadotrofina coriónica humana, que será detetada no sangue da futura mãe através do teste de gravidez. Esta hormona assegura a vitalidade do corpo amarelo, para que se continuem a produzir grandes quantidades de progesterona, e para que o óvulo se alimente até que o faça através da placenta.


· O óvulo não foi fecundado. Neste caso, o folículo, que se encontra vazio, contrai-se e os níveis de estrogénio e progesterona diminuem. No entanto, durante o processo de contração do folículo vazio, este continua a produzir progesterona e estrogénio, motivo pelo qual muitas mulheres têm os sintomas pré-menstruais; inchaço, irritabilidade e dores nos seios. Posteriormente, a cobertura da matriz começa a romper e será expulsa pela menstruação. Assim se inicia o seguinte ciclo.

Quanto tempo dura?

Normalmente dura como mínimo 10 dias, e como máximo 16 dias. Se a duração for igual ou inferior a 9 dias, deve consultar o seu médico, já que pode ser um indicador de insuficiência lútea. Esta insuficiência pode ser devida a uma disfunção ovárica, ou, pelo contrário, pode ser causada por outras doenças endocrinológicas, como os transtornos da tiroide (hipotiroidismo e hipertiroidismo) ou por hiperprolactinemia (um aumento de produção da hormona prolactina no sangue).

Também lhe interessa

Ciclo menstrual: o que é a fase lútea? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)