Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Engravidar
- Quero ter um filho
- Fases do ciclo menstrual: a fase folicular
Fases do ciclo menstrual: a fase folicular

O ciclo menstrual compreende três fases: a fase folicular, a ovulação e a fase lútea. A fase folicular é a que dá início ao ciclo. Sabes o que é que a caracteriza? Tens mais ou menos probabilidades de ficar grávida durante a fase folicular? Explicamos-te tudo.
O ciclo menstrual tem uma duração média de 28 dias, embora possa variar entre 21 e 35 dias dependendo de cada mulher.
A ovulação, que acontece ao largo do ciclo menstrual, é o momento no qual um folículo ovárico maduro liberta um óvulo.
Antes e depois da ovulação acontecem duas fases do ciclo menstrual menos conhecidas: a fase folicular e a fase lútea.
O ciclo menstrual é composto por três fases
- Fase folicular (aproximadamente do dia 6 ao 12). É o início do ciclo, quando os ovários começam a segregar estrogénios e progesterona. Enquanto os estrogénios engrossam o endométrio, onde se irá alojar o embrião no caso de se dar a conceção, a progesterona mantém as paredes do útero intactas.
- Ovulação (aproximadamente do dia 13 ao 15). É a fase mais conhecida do ciclo menstrual na qual se liberta a hormona folículo estimulante (FSH) e a hormona luteinizante (LH). A primeira permite que os óvulos se desenvolvam no ovário e a segunda liberta um dos óvulos maduros.
- Fase lútea. É a última fase do ciclo menstrual e começa imediatamente após a ovulação.
Se o óvulo não for fecundado por um espermatozoide, a superfície do endométrio passa a ser desnecessária e prepara-se para ser eliminada.
Neste momento o ciclo completa-se e dá-se a menstruação.
(Também te interessa: Quando ovula uma mulher?)
Fase folicular: início do ciclo
- A fase folicular é a primeira das fases do ciclo menstrual e dá início ao primeiro dia do ciclo, que coincide com o primeiro dia do período.
- Esta fase é chamada de folicular porque é nela que se desenvolvem os folículos, cavidades no ovário que contêm um óvulo que se irá desenvolver.
- Os folículos são os que alojarão, posteriormente, o óvulo.
- A fim de se desenvolverem os folículos, o organismo envia um sinal ao cérebro para iniciar a produção da hormona folículo estimulante (FSH).
- Nesse momento, os folículos começam a desenvolver-se e a produzir estrogénios. Os estrogénios fazem com que o endométrio se torne cada vez mais grosso até criar uma espécie de leito no qual o óvulo se poderá alojar caso seja fecundado.
- Em cada ciclo, o organismo seleciona aleatoriamente um folículo onde irá amadurecer o óvulo até atingir cerca de 20 mm.
- Esta fase do ciclo menstrual costuma durar cerca de 14 dias, dependentemente de cada mulher.
(Também te interessa: Testes de ovulação: resultam?)
Fase folicular e gravidez
- Se queres engravidar, convém saber que tens mais probabilidade de o conseguir durante a fase de ovulação do ciclo menstrual, mas também durante os últimos cinco dias da fase folicular.
- Os ovários são os responsáveis por armazenar as células que formam os óvulos, mas quando o fazem estes ainda não estão maduros.
- Para alcançar a maturação, é necessário que entrem em ação as hormonas e que selecionem alguns óvulos que amadureçam até estarem “aptos” a ser fecundados por um espermatozoide.
- Este processo de amadurecimento ocorre apenas num ovário em cada mês. Assim garante-se que se produz um único óvulo (geralmente).
- Se queres ficar grávida, podes conhecer os sinais que o teu organismo te envia para saber qual o momento de maior fertilidade.
- Durante o ciclo menstrual, o aparelho genital feminino sofre várias mudanças com a finalidade de ter uma maior probabilidade de alcançar a gravidez.
- Por exemplo, o ovário produz os estrogénios que geram mudanças no muco cervical que, depois do período e até metade do ciclo, é diferente dos outros dias.
- As mudanças neste fluido acontecem para facilitar a chegada dos espermatozoides ao útero e às trompas para conseguir chegar à fecundação.
Estradiol alto na fase folicular
O estradiol é uma hormona que se encontra no organismo da mulher em quantidades variáveis em função do seu grau de fertilidade. As glândulas suprarrenais são as responsáveis pela produção de estradiol.
O estradiol é a principal forma da hormona estrogénio, a mais importante para a reprodução, gravidez e desenvolvimento sexual em geral.
Os estrogénios, juntamente com a progesterona, baixam na etapa da pré-menopausa e climatério, quando a mulher deixa de ser fértil.
- Durante a fase folicular, o nível de estradiol aumenta (até um máximo de 200 pg/ml), picogramas por mililitro).
- Durante a ovulação o nível de estradiol baixa ligeiramente.
- Durante a fase lútea, o estradiol volta a subir.
- No final da fase lútea, o nível de estradiol volta a baixar, até chegar ao seu mínimo durante a menstruação (<50 pg/ml).
- Em caso de gravidez, o nível de estradiol não só não desce como continua aumentar à medida que avança a gravidez, até chegar ao fim.
(Também te interessa: Ciclo menstrual: o que é a fase lútea?)