O meu bebé

Fases do ciclo menstrual: a fase folicular

O ciclo menstrual compreende três fases: a fase folicular, a ovulação e a fase lútea. A fase folicular é a que dá início ao ciclo. Sabes o que é que a caracteriza? Tens mais ou menos probabilidades de ficar grávida durante a fase folicular? Explicamos-te tudo.

O ciclo menstrual tem uma duração média de 28 dias, embora possa variar entre 21 e 35 dias dependendo de cada mulher.

A ovulação, que acontece ao largo do ciclo menstrual, é o momento no qual um folículo ovárico maduro liberta um óvulo.

Antes e depois da ovulação acontecem duas fases do ciclo menstrual menos conhecidas: a fase folicular e a fase lútea.

 

infografia ciclo menstrual

 

O ciclo menstrual é composto por três fases

  1. 1. Fase folicular (aproximadamente do dia 6 ao 12). É o início do ciclo, quando os ovários começam a segregar estrogénios e progesterona. Enquanto os estrogénios engrossam o endométrio, onde se irá alojar o embrião no caso de se dar a conceção, a progesterona mantém as paredes do útero intactas.
  2. 2. Ovulação (aproximadamente do dia 13 ao 15). É a fase mais conhecida do ciclo menstrual na qual se liberta a hormona folículo estimulante (FSH) e a hormona luteinizante (LH).

A primeira permite que os óvulos se desenvolvam no ovário e a segunda liberta um dos óvulos maduros.

  1. 3. Fase lútea. É a última fase do ciclo menstrual e começa imediatamente após a ovulação.

Se o óvulo não for fecundado por um espermatozoide, a superfície do endométrio passa a ser desnecessária e prepara-se para ser eliminada.

Neste momento o ciclo completa-se e dá-se a menstruação.

(Também te interessa: Quando ovula uma mulher?)

 

Fase folicular: início do ciclo

A fase folicular é a primeira das fases do ciclo menstrual e dá início ao primeiro dia do ciclo, que coincide com o primeiro dia do período.

Esta fase é chamada de folicular porque é nela que se desenvolvem os folículos, cavidades no ovário que contêm um óvulo que se irá desenvolver.

Os folículos são os que alojarão, posteriormente, o óvulo.

A fim de se desenvolverem os folículos, o organismo envia um sinal ao cérebro para iniciar a produção da hormona folículo estimulante (FSH).

Nesse momento, os folículos começam a desenvolver-se e a produzir estrogénios. Os estrogénios fazem com que o endométrio se torne cada vez mais grosso até criar uma espécie de leito no qual o óvulo se poderá alojar caso seja fecundado.

Em cada ciclo, o organismo seleciona aleatoriamente um folículo onde irá amadurecer o óvulo até atingir cerca de 20 mm.

Esta fase do ciclo menstrual costuma durar cerca de 14 dias, dependentemente de cada mulher.

(Também te interessa: Testes de ovulação: resultam?)

 

 fase folicular mulher

 

Fase folicular e gravidez

Se queres engravidar, convém saber que tens mais probabilidade de o conseguir durante a fase de ovulação do ciclo menstrual, mas também durante os últimos cinco dias da fase folicular.

Os ovários são os responsáveis por armazenar as células que formam os óvulos, mas quando o fazem estes ainda não estão maduros.

Para alcançar a maturação, é necessário que entrem em ação as hormonas e que selecionem alguns óvulos que amadureçam até estarem “aptos” a ser fecundados por um espermatozoide.

Este processo de amadurecimento ocorre apenas num ovário em cada mês. Assim garante-se que se produz um único óvulo (geralmente).

Se queres ficar grávida, podes conhecer os sinais que o teu organismo te envia para saber qual o momento de maior fertilidade.

Durante o ciclo menstrual, o aparelho genital feminino sofre várias mudanças com a finalidade de ter uma maior probabilidade de alcançar a gravidez.

Por exemplo, o ovário produz os estrogénios que geram mudanças no muco cervical que, depois do período e até metade do ciclo, é diferente dos outros dias.

As mudanças neste fluido acontecem para facilitar a chegada dos espermatozoides ao útero e às trompas para conseguir chegar à fecundação.

 

Estradiol alto na fase folicular

O estradiol é uma hormona que se encontra no organismo da mulher em quantidades variáveis em função do seu grau de fertilidade. As glândulas suprarrenais são as responsáveis pela produção de estradiol.

O estradiol é a principal forma da hormona estrogénio, a mais importante para a reprodução, gravidez e desenvolvimento sexual em geral.

Os estrogénios, juntamente com a progesterona, baixam na etapa da pré-menopausa e climatério, quando a mulher deixa de ser fértil.

  • Durante a fase folicular, o nível de estradiol aumenta (até um máximo de 200 pg/ml), picogramas por mililitro).
  • Durante a ovulação o nível de estradiol baixa ligeiramente.
  • Durante a fase lútea, o estradiol volta a subir.
  • No final da fase lútea, o nível de estradiol volta a baixar, até chegar ao seu mínimo durante a menstruação (<50 pg/ml).
  • Em caso de gravidez, o nível de estradiol não só não desce como continua aumentar à medida que avança a gravidez, até chegar ao fim.

(Também te interessa: Ciclo menstrual: o que é a fase lútea?)

Também lhe interessa…