Mi bebé y yo

O que é o corpo lúteo hemorrágico?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O corpo lúteo hemorrágico é a fase final de um processo levado a cabo pelo ovário, mais concretamente quando acaba a fase de criação do folículo. Produz-se depois da ovulação. Aqui estão todos os pormenores!

Dentro do ciclo menstrual da mulher existem diferentes processos chave para o normal funcionamento de todo o nosso aparelho reprodutor. Um deles é o corpo lúteo hemorrágico, que pode até determinar a infertilidade de uma mulher.

Características do corpo lúteo hemorrágico

O corpo lúteo forma-se quando, dentro dos ovários, se rompe um folículo e liberta um óvulo. Este, se não acontece uma gravidez, desaparece por si mesmo passados cerca de dez dias. Depois dá-se lugar à menstruação.

(Também lhe interessa: O que é e qual é o desenvolvimento do corpo lúteo?)

(Também lhe interessa: O copo menstrual: vantagens e desvantagens)

Se se dá a fecundação, o também conhecido como corpo amarelo permanece junto ao ovário, colado, para evitar que aconteça um aborto espontâneo e como hormona que ajuda à implantação do óvulo fecundado. Isto acontece desta forma porque o corpo lúteo pode segregar progesterona, imprescindível para o correto desenvolvimento da gravidez durante as primeiras semanas.

(Também lhe interessa: Ciclo menstrual: o que é a fase lútea?)

O corpo lúteo é hemorrágico quando se dá uma rotura de um pequeno vaso sanguíneo. Manifesta-se através de um sangramento e, por vezes, pode apresentar-se acompanhado de uma dor pélvica aguda, como se se tratasse de uma cólica. Além disso, pode gerar outros sintomas na mulher, tais como enjoos ou vómitos, taquicardia ou hipotensão.

No momento de diagnosticar esta patologia, pode confundir-se com uma gravidez ectópica, no entanto uma ecografia vaginal poderá servir para fazer um diagnóstico diferencial.

Tratamento do corpo lúteo hemorrágico

O corpo lúteo degenera cerca de 10-12 dias após a ovulação, ou seja, é reabsorvido por si mesmo. Se não desaparecer, a mulher deve submeter-se a uma pequena intervenção.

Nalguns casos, acontece uma ausência do corpo lúteo (não hemorrágico). Perante este facto, existem dificuldades para poder ter filhos e estima-se que esta seja uma das causas mais frequentes de infertilidade feminina.

Já tinha ouvido falar do corpo lúteo hemorrágico? Partilhe o seu testemunho com outras mamãs!

Também lhe interessa

O que é o corpo lúteo hemorrágico? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)