Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Crianças
- Saúde e cuidado da criança
- Gripe em crianças: tratamentos eficazes
Gripe em crianças: tratamentos eficazes

A gripe é provocada por um vírus de origem diferente todos os anos e transmite-se muito facilmente através do ar: com a tosse, os espirros ou o contacto com objetos contaminados. Saiba quais os tratamentos mais eficazes para combater a gripe em crianças.
A gripe em crianças, concretamente nos recém-nascidos e lactantes, tem sintomas pouco característicos, inclusivamente difíceis de reconhecer à primeira vista. Os mais comuns são irritabilidade, respiração alterada e prostração. Só em alguns casos a temperatura das crianças é elevada, e podem aparecer outros sintomas como diarreia e vómitos, acompanhados por dores de barriga.
(Também lhe interessa: Dor de barriga: sintomas, causas e tratamentos)
No caso da gripe em crianças de entre um e cinco anos, a gripe manifesta-se quase sempre com febre muito alta, tosse, olhos vermelhos e falta de apetite. Cerca de metade das crianças com menos de quatro anos com gripe sofre de sonolência, transtorno que, com o passar dos anos, se torna menos frequente.
(Também lhe interessa: Remédios para acalmar a tosse do bebé e da criança)
Tratamento para a gripe em crianças
Os remédios mais práticos para aliviar os sintomas da gripe em crianças e combater esta doença viral da melhor maneira possível são os seguintes:
- Não encher a criança de medicamentos. Os pediatras costumam sugerir a administração de paracetamol quanto a febre ultrapassa os 38 graus, bem como manter a humidificação da casa.
(Também lhe interessa: Humidificador: para que serve?)
- Não aos xaropes antitússicos e aos anti-inflamatórios, que podem ter efeitos colaterais, exceto se forem receitados pelo pediatra.
- Acostumar a criança a comer muita fruta (por exemplo, maçãs, peras, laranjas, bananas, etc.), rica em vitaminas e que contribuem para melhorar as defesas do organismo.
- À noite, baixar o aquecimento para o mínimo e, para evitar que o ambiente resseque, utilizar um humidificador ou colocar nos radiadores recipientes especiais com água.
- Arejar os quartos frequentemente, mesmo que esteja frio. O ar seco e os ambientes fechados favorecem a propagação de vírus e bactérias.
- Não fumar em casa.
- Procurar que a criança beba bastante e juntar uma colher de mel ao leite quente, a partir de 1 ano de idade.
- Para desentupir o nariz, pode recorrer a lavagens nasais com soro ou água do mar.
- Durante o sono, manter a criança numa posição elevada, recostando-a em almofadas de modo a impedir que as secreções ascendam ao nariz, circunstância que dificulta a respiração.
- Não agasalhar demasiado a criança (quando sair à rua a criança pode levar cachecol e gorro, no caso de estar muito frio) e evitar mudanças bruscas de temperatura.
- É conveniente vacinar as crianças a partir dos seis meses, especialmente no caso de sofrer de doenças crónicas ou se corre o risco de contrair infeções torácicas.
- Não é obrigatório o repouso na cama, especialmente se a casa estiver a uma temperatura confortável.
(Também lhe interessa: Febre: o que fazer ao bebé com febre?)