Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Bebés
- O sono do bebé
- O ambiente ideal para o sono do bebé
O ambiente ideal para o sono do bebé

A tranquilidade, o silêncio e a calma são essenciais para facilitar o sono do bebé e reduzir os despertares noturnos. Oferecemos-lhe, neste artigo, as normas básicas para conseguir o ambiente de sono adequado.
Para criar o ambiente ideal para ajudar o sono do bebé, recomenda-se vivamente que estabeleça uma rotina de “boas noites”: tomar banho, vestir o pijama, a história de boas noites, etc. Além disso, o banho antes de ir dormir também ajuda o bebé a relaxar-se.
O facto de associar hábitos agradáveis à hora de dormir dá confiança ao pequeno e facilita um sono tranquilo, sem medos nem dúvidas. A luz ténue, o silêncio, uma música relaxante, uma atitude tranquila e calma, falar baixinho… são alguns dos ingredientes que podem ajudar o bebé a preparar-se para dormir.
Como criar o ambiente ideal para o bebé dormir bem
- Tranquilidade antes de dormir. Manter um ambiente calmo e sereno nas horas antes e durante o sono é fundamental para ajudar o bebé a dormir sossegado. Por isso, as discussões e as tensões familiares devem ser evitadas no momento em que o bebé vai dormir.
- Proibidos os ruídos. Além de dificultar o sono, os ruídos excitam o bebé e incitam-no a levantar-se para participar nas atividades do resto da família. Deve baixar-se o volume da música, da televisão e o tom de voz, e evitar também as tarefas domésticas demasiado ruidosas.
- Sim à luz de presença. Tem de ser ténue e especialmente estudada para os mais pequenos. Este tipo de luz não afeta o sono e ajuda o bebé a vencer o medo do escuro.
(Também lhe interessa: Co-sleeping conselhos da parteira)
(Também lhe interessa: Perturbações do sono em bebés e as suas soluções)
- Pijama confortável. Os pijamas que têm forma de babygrow, que cobrem até os pés, são os ideais. No que diz respeito aos tecidos, é melhor optar pelo algodão ou pela pelúcia, para manter o bebé quente mas sem o fazer suar.
- Materiais agradáveis no seu berço. Uma almofada baixa e de material hipoalérgico é a mais indicada para o sono do bebé. Para o tapar, é suficiente um lençol e uma colcha de lã ou um edredão (cujo peso deverá variar em função da estação do ano). O colchão do berço deve ser bastante duro e feito de fibras naturais, como o algodão ou a crina, ou então de espuma.
- A temperatura e a humidade corretas. A qualidade do ar que o bebé respira deve ser excelente e a temperatura ideal para que o pequeno consiga adormecer deve situar-se entre os 18 e os 20ºC, e nunca acima de 22ºC. O nível de humidade deve situar-se à volta dos 60%.
A temperatura ideal para dormir, chave para o seu correto descanso
A qualidade do ar que a criança respira deve ser ótima e a temperatura ideal para que a criança consiga adormecer deve situar-se entre os 18ºC e os 20ºC e nunca acima de 22ºC. O nível de humidade deve situar-se à volta de 60%. Por outro lado, também o pijama deve ser confortável. Os babygrows, que cobrem até os pés, são ideais. No que respeita aos tecidos, é melhor optar pelo algodão ou felpa, para manter a criança quente sem a fazer transpirar.
(Também lhe interessa: Como agasalhar o bebé para o frio)
No que diz respeito ao berço, os materiais que o compõem devem ser agradáveis. O berço deve ter uma almofada baixa e de material hipoalérgico (mais indicada para o sono da criança), embora seja totalmente prescindível se o bebé assim ficar mais confortável e seguindo sempre as indicações do pediatra. Para o tapar, é suficiente um lençol e uma colcha de lã ou um edredão (o peso varia em função da estação).
O colchão do berço deve ser bastante rígido e ser feito de fibras naturais, como algodão ou crina, ou, em alternativa, espuma. Também são ótimos os sacos de dormir que mantêm o bebé a uma temperatura ideal sem que se consiga destapar.
(Também lhe interessa: Alcofas e mini-berços: como devem ser)