Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Bebés
- O sono do bebé
- Em que consiste o Método Ferber (ou Ferberização) para adormecer o bebé?
Em que consiste o Método Ferber (ou Ferberização) para adormecer o bebé?

O Método Ferber para adormecer o bebé foi impulsionado pelo pediatra Richard Ferber, fundador do Centro Pediátrico para os Transtornos no Sono no Hospital Infantil de Boston. Não obstante, apesar da sua popularidade, esta técnica não é bem recebida por todos os pais. Explicamos-lhe, em seguida, no que consiste a Ferberização.
O que é a Ferberização?
O pediatra americano Richard Ferber foi o fundador e diretor do “Centro para os transtornos do sono” do Children’s Hospital em Boston. Durante a sua etapa nessa instituição, analisou e estudou as desordens das crianças no momento de dormir durante mais de 20 anos. A partir dessa investigação, em 1985 publicou um livro intitulado “Solve Your Child'S Sleep Problems”, onde explicava um método que é normalmente chamado de “Ferberização”.
(Também lhe interessa: Rotinas que funcionam para adormecer o bebé)
Como funciona o Método Ferber
Ferber estipula que o bebé aos 3 mesese até aos 5 meses está física e emocionalmente preparado para começar a dormir sozinho. É então que se pode começar a levar a cabo o passo a passo que o autor propõe. Para começar, recomenda que se crie uma rotina especial com o bebé para o ajudar a dormir: dar-lhe um banho relaxante, uma massagem suave, aconchegá-lo no peito materno, etc.
Uma vez que o bebé já tenha entrado numa fase de bem-estar físico e emocional, há que pô-lo na sua cama acordado e deixá-lo sozinho durante períodos de tempo que irão aumentando progressivamente, pois é a forma correta de o ensinar a adormecer de forma autónoma. Enquanto tenta conseguir fazê-lo, o bebé pode começar a chorar, mas neste caso recomenda-se que não se lhe dê de comer nem o agarre ao colo, apenas o pode consolar.
Se, ainda assim, continua a chorar, deve esperar-se um pouco mais até que se consiga descobrir se o seu choro simplesmente convida os pais a aproximarem-se. Como tal, é um método completamente oposto ao do co-sleeping. Não obstante, segundo Ferber, é muito efetivo para que o bebé adquira a capacidade de adormecer sozinho, estando sempre seguro de que os seus pais estão atentos e o acalmam. Além disso, oferece flexibilidade horária para momentos nos quais a criança está doente ou, por exemplo, toda a família está a viajar.
(Também lhe interessa: Perturbações do sono em bebés e crianças)
Porque é que este método causa tanta discórdia?
Apesar do médico criar uma rotina que antecede o momento de deixar o bebé no seu berço baseada no vínculo afetivo, bem como convidar os pais a visitarem o seu filho enquanto adormece, o método não convence toda a gente. O principal motivo desta apreensão deve-se ao facto de os pais não gostarem de ver os seus bebés a chorar e ser muito difícil evitar agarrá-los ao colo.
Além disso, outros especialistas em educação infantil defendem que o método pode afetar o sentimento de segurança, bem como gerar episódios de stress ou até provocar uma rejeição ao carinho fraternal no futuro.
(Também lhe interessa: O ambiente ideal para o bebé dormir)