O meu bebé
mibblogo

As quedas de bebés, um dos medos dos pais

19 julho 2017
As quedas de bebés, um dos medos dos pais

Por muita atenção que tenhamos no cuidado dos bebés, à medida que vão crescendo e ganhando mobilidade, a tarefa de evitar a sua queda torna-se mais complicada. O que devemos fazer se, apesar dos nossos esforços, o bebé cai e se magoa?

 Para evitar as quedas dos bebés um dos principais conselhos de segurança que se dá aos pais é nunca os deixar sozinhos caso possam cair ao virar-se. Os muda fraldas, por exemplo, são altos para facilitar aos pais as tarefas a realizar sem terem de se dobrar, mas se o bebé se souber virar podem representar um lugar perigoso devido à altura a que fica a criança.

(Também lhe interessa: Andarilhos para bebés: São prejudiciais?)

O que devemos saber perante uma queda do bebé

Que o bebé não saiba andar não significa que não possa cair e, embora geralmente as quedas não costumem passar de um susto, é importante saber o que deveremos fazer perante essa queda.

O primeiro conselho a seguir ao apercebermo-nos de que o bebé caiu é manter a calma. Não serve de nada desesperar e chorar, pois o bebé pode assustar-se ainda mais do que já está.

Depois, temos que verificar se o bebé bateu com a cabeça, e, nesse caso, deveremos ir rapidamente a um serviço de urgência para que verifiquem se pode haver alguma lesão que não se consegue ver à vista desarmada.

A gravidade das possíveis lesões depende da altura, da velocidade e do modo como caiu o bebé e, a menos que exista outro sintoma, em princípio não nos devemos preocupar demasiado se aparece um galo.

Algumas pancadas não têm uma consequência imediata, são evolutivas, pelo que devemos observar o bebé e, se passadas algumas horas desde que ocorreu a queda, o bebé está irrequieto, tem um comportamento fora do que é costume ter, ou tem vómitos, devemos ir com ele ao médico.

Também é importante não dar nenhum tipo de medicamento, pois tal, ao contrário de ajudar, poderia ser prejudicial, e deveremos ainda evitar que o bebé durma nas horas seguintes à queda.

Se, após este tempo, o bebé respira normalmente, não demonstra ter sono e tem um aspeto saudável, provavelmente não existe nenhum tipo de problema.

(Também lhe interessa: Alcofas e mini-berços: como devem ser)

Como prevenir as quedas de bebés

É impossível evitar completamente as quedas de bebés, mas podemos tomar algumas medidas que reduzam o risco destas acontecerem.

As grades das camas e os lados dos berços devem ser altos para que o bebé não os consiga subir, bem como não ter mais de 8 centímetros de separação. Se vamos deixar o bebé numa cama sem grades, devemos colocar almofadas nos lados.

É importante não deixar o bebé sozinho no trocador, na cama, ou num sofá, e manter as cadeiras, berços e carrinhos longe de escadas e janelas.

Quando levarmos o bebé ao colo, devemos ter cuidado com os desníveis do chão e com os tapetes, e, ao descer escadas, devemos agarrar-nos sempre ao corrimão.

(Também lhe interessa: Berços convertíveis: modelos e requisitos)

REDATORA EM O MEU BEBÉ. Especializada em gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Gravidez.

Também lhe interessa…