O meu bebé

Gases do recém-nascido: porque se produzem gases no bebé?

Os gases, resultantes da ingestão de ar durante o aleitamento, por exemplo, causam desconforto no bebé. Qual a melhor maneira de ajudar o bebé a eliminar ar e, assim, minimizar o seu desconforto? O Dr. Carlos González explica.

Fazer o recém-nascido expulsar os gases pode tornar-se simples colocando o bebé numa posição vertical, o que faz com que o gás suba e o bebé arrote. Se não se produzem gases no bebé, tal significa que ele não os tem para expulsar. A maioria dos bebés que mamam não expulsam gás porque não engolem ar. Dentro do peito não há ar. Assim, se mamam corretamente, a sua boca está hermeticamente colada à mama e, deste modo, é impossível a entrada de ar.

Causas dos gases do recém-nascido

Ao chorar, os bebés engolem ar. Por isso, quando têm cólicas acabam por arrotar. A “cólica” costuma começar por volta das duas semanas e vai piorando durante mais ou menos um mês. Como a mama é o que mais lhes consola, os bebés que têm cólicas costumam mamar muitas vezes pela tarde. Não o fazem por ter fome, mas sim por procurar um consolo. O peito fica vazio, não por ter pouco leite, mas porque o bebé já o tomou.

(Também te interessa: Obstipação em bebés: sintomas e tratamentos)

Tratamento dos gases do bebé

“Não acredito que seja uma boa ideia dar aos bebés medicamentos para as cólicas ou para os gases”, explica o Dr. Carlos González. Não estão doentes e não necessitam de medicamentos. O que precisam, normalmente, é de colo, mama e mimo.

A melhor forma de prevenir as cólicas é pegar no bebé ao colo durante a maior parte do dia. Embora também dependa muito do caráter de cada bebé: uns têm mais tendência a chorar, enquanto outros são mais calmos.

E, se mesmo pegando ao colo, dando-lhe mama, cantando, embalando-o, fazendo-lhe cócegas na barriga e realizando todo o tipo de técnicas, continua a chorar, talvez o melhor seja levá-lo a dar uma volta. Por vezes o melhor é ser o pai a fazê-lo enquanto a mãe aproveita para descansar um pouco. Quando um bebé que ganha peso normalmente mama três vezes seguidas, podemos ter a certeza de que não chora por fome.

(Também te interessa: Dor de barriga: sintomas, causas e tratamentos)