Mi bebé y yo

Escova de dentes do bebé: qual escolher?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Chega uma altura na qual a criança se deve familiarizar com a escova de dentes. Como é que esta deve ser? Quais as características que deve reunir para que seja adequada? Explicamos-lhe como deve ser a primeira escova de dentes do bebé.

Quando começa a despontar o primeiro dente, o bebé já pode começar a usar a sua primeira escova de dentes, sempre que esta reuna uma série de características, pois as gengivas do bebé ainda são muito delicadas. O uso de uma boa escova de dentes, entre outros, é um requisito para que os dentes do bebé gozem de boa saúde.

(Também lhe interessa: Em que idade se deve começar a lavar os dentes?)

Características da primeira escova de dentes do bebé

As principais características que deve reunir a escova de dentes do bebé, para que seja verdadeiramente segura e efetiva, são as seguintes:

  • As cerdas da escova de dentes do bebé têm de ser suaves, com as pontas arredondadas e dispostas, pelo menos, em três filas.
  • O melhor é escolher cerdas sintéticas, em vez das animais. Estas últimas, por serem ocas, podem armazenar muitas bactérias, o que poderia ser prejudicial para o bebé.
  • Em relação à forma das cerdas, os especialistas não chegaram a um consenso: enquanto alguns aconselham que sejam de superfície plana, outros opinam que deve ser ligeiramente ondulada.
  • A escova de dentes do bebé deve ser pequena, não só para se poder adaptar ao tamanho da boca, como também porque, no máximo, se devem lavar dois dentes ao memo tempo.
  • Deve subsituir-se a escova de dentes a cada dois meses porque, com o uso, as cerdas danificam-se, deformam-se e distanciam-se entre elas, não limpando bem e podendo magoar as gengivas.
  • Ter uma única escova de dentes não basta, são precisas duas escovas de dentes para o bebé: um para a manhã e outro para a noite. Porquê? Porque não é aconselhável lavar os dentes com a escova húmida, que fica demasiado mole para funcionar bem. A escova de nylon demora um dia inteiro a secar. Para se lembrar qual é a escova da manhã e qual é a da noite, basta comprar cores diferentes.

(Também lhe interessa: Os dentes de leite do bebé: quando nascem e por que ordem?)

 

Também lhe interessa

Escova de dentes do bebé | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)