Mi bebé y yo

As quedas de bebés, um dos medos dos pais

( 0 votos) load

Por muita atenção que tenhamos no cuidado dos bebés, à medida que vão crescendo e ganhando mobilidade, a tarefa de evitar a sua queda torna-se mais complicada. O que devemos fazer se, apesar dos nossos esforços, o bebé cai e se magoa?

 Para evitar as quedas dos bebés um dos principais conselhos de segurança que se dá aos pais é nunca os deixar sozinhos caso possam cair ao virar-se. Os muda fraldas, por exemplo, são altos para facilitar aos pais as tarefas a realizar sem terem de se dobrar, mas se o bebé se souber virar podem representar um lugar perigoso devido à altura a que fica a criança.

(Também lhe interessa: Andarilhos para bebés: São prejudiciais?)

O que devemos saber perante uma queda do bebé

Que o bebé não saiba andar não significa que não possa cair e, embora geralmente as quedas não costumem passar de um susto, é importante saber o que deveremos fazer perante essa queda.

O primeiro conselho a seguir ao apercebermo-nos de que o bebé caiu é manter a calma. Não serve de nada desesperar e chorar, pois o bebé pode assustar-se ainda mais do que já está.

Depois, temos que verificar se o bebé bateu com a cabeça, e, nesse caso, deveremos ir rapidamente a um serviço de urgência para que verifiquem se pode haver alguma lesão que não se consegue ver à vista desarmada.

A gravidade das possíveis lesões depende da altura, da velocidade e do modo como caiu o bebé e, a menos que exista outro sintoma, em princípio não nos devemos preocupar demasiado se aparece um galo.

Algumas pancadas não têm uma consequência imediata, são evolutivas, pelo que devemos observar o bebé e, se passadas algumas horas desde que ocorreu a queda, o bebé está irrequieto, tem um comportamento fora do que é costume ter, ou tem vómitos, devemos ir com ele ao médico.

Também é importante não dar nenhum tipo de medicamento, pois tal, ao contrário de ajudar, poderia ser prejudicial, e deveremos ainda evitar que o bebé durma nas horas seguintes à queda.

Se, após este tempo, o bebé respira normalmente, não demonstra ter sono e tem um aspeto saudável, provavelmente não existe nenhum tipo de problema.

(Também lhe interessa: Alcofas e mini-berços: como devem ser)

Como prevenir as quedas de bebés

É impossível evitar completamente as quedas de bebés, mas podemos tomar algumas medidas que reduzam o risco destas acontecerem.

As grades das camas e os lados dos berços devem ser altos para que o bebé não os consiga subir, bem como não ter mais de 8 centímetros de separação. Se vamos deixar o bebé numa cama sem grades, devemos colocar almofadas nos lados.

É importante não deixar o bebé sozinho no trocador, na cama, ou num sofá, e manter as cadeiras, berços e carrinhos longe de escadas e janelas.

Quando levarmos o bebé ao colo, devemos ter cuidado com os desníveis do chão e com os tapetes, e, ao descer escadas, devemos agarrar-nos sempre ao corrimão.

(Também lhe interessa: Berços convertíveis: modelos e requisitos)

Também lhe interessa

As quedas de bebés, um dos medos dos pais | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)