Mi bebé y yo

O ambiente ideal para o bebé dormir

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A temperatura, a tranquilidade, o silêncio e a calma são essenciais para facilitar o sono do bebé e diminuir o número de vezes que acorda durante a noite. Oferecemos-lhe, neste artigo, as normas básicas para conseguir o ambiente de sono adequado.

Para criar um ambiente ideal que ajude o bebé a dormir pode ser muito aconselhável estabelecer uma rotina de “boas noites”: dar banho, vestir o pijama, contar uma história, etc. Além disso, o banho antes de dormir também ajuda a criança a relaxar.

O facto de associar hábitos agradáveis ao momento do sono dá confiança ao bebé e facilita um sono sossegado, sem medos nem dúvidas. A luz ténue, o silêncio, uma música relaxante, uma atitude tranquila e calma, falar baixinho, etc., são alguns dos ingredientes que podem ajudar a criança a preparar-se para o sono. Passamos a explicar:

  • Tranquilidade antes do sono. Manter um ambiente calmo e tranquilo durante as horas que antecedem o deitar e durante o sono é fundamental para favorecer o adormecimento da criança de uma forma sossegada. Como tal, as discussões e as tensões familiares devem ser evitadas no momento em que o bebé vai dormir.
  • Proibido fazer barulho. Além de dificultar o sono, os ruídos excitam a criança e incitam-na a participar nas atividades do resto da família. Deve baixar-se o volume da música, da televisão e o tom de voz, bem como evitar as tarefas domésticas demasiado ruidosas.
  • Sim à luz de companhia. Tem de ser ténue e especialmente estudada para os mais pequenos. Este tipo de luz não afeta o sono e ajuda a criança a vencer o medo do escuro.

(Também lhe interessa: Perturbações do sono em bebés e as suas soluções)

A temperatura ideal para dormir, chave para o seu correto descanso

A qualidade do ar que a criança respira deve ser ótima e a temperatura ideal para que a criança consiga adormecer deve situar-se entre os 18ºC e os 20ºC e nunca acima de 22ºC. O nível de humidade deve situar-se à volta de 60%. Por outro lado, também o pijama deve ser confortável. Os babygrows, que cobrem até os pés, são ideais. No que respeita aos tecidos, é melhor optar pelo algodão ou felpa, para manter a criança quente sem a fazer transpirar.

(Também lhe interessa: Como agasalhar o bebé para o frio)

No que diz respeito ao berço, os materiais que o compõem devem ser agradáveis. O berço deve ter uma almofada baixa e de material hipoalérgico (mais indicada para o sono da criança), embora seja totalmente prescindível se o bebé assim ficar mais confortável e seguindo sempre as indicações do pediatra. Para o tapar, é suficiente um lençol e uma colcha de lã ou um edredão (o peso varia em função da estação).

O colchão do berço deve ser bastante rígido e ser feito de fibras naturais, como algodão ou crina, ou, em alternativa, espuma. Também são ótimos os sacos de dormir que mantêm o bebé a uma temperatura ideal sem que se consiga destapar.

(Também lhe interessa: Alcofas e mini-berços: como devem ser)

Também lhe interessa

O ambiente ideal para o bebé dormir | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)