Mi bebé y yo

Conheça as vantagens de dar mama

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A amamentação materna traz muitos benefícios para o bebé, tal como asseguram os especialistas, não só enquanto o bebé se alimentam com o leite materno como também a longo prazo.

O leite materno não só é benéfico para o bebé durante os meses nos quais ele se alimenta da mama, como também “programa” o seu organismo para o futuro.

Existem muitos estudos que demonstram que o leite materno tem efeitos positivos a longo prazo no que diz respeito à pressão arterial, à obesidade, ao colesterol, à diabetes e às faculdades cognitivas. Tudo isto sem ter em conta os vários benefícios que proporciona também à mamã.

Protege contra as alergias cutâneas

  • Os oligossacáridos (açúcares) presentes no leite materno “nutrem” a flora bacteriana “boa” dos intestinos. Diferentes estudos comprovaram que, no intestino das crianças alimentadas com leite materno, tendem a desenvolver-se bactérias do tipo Bifidobacterium e Lactobacillus, ambas protetoras e que combatem a predisposição para sofrer dermatites, eczemas e alergias da pele.

(Também lhe interessa: Pele atópica: sintomas, causas e tratamento)

Reforça o sistema imunitário

  • Com o leite materno, a mãe tem a oportunidade de passar anticorpos ao seu filho. Mas, além deste intercâmbio, o leite também é um “tecido vivo” que contém células ativas do sistema imunitário: os linfócitos, considerados “fábricas de anticorpos”.
  • Além disso, o leite materno contém substâncias antimicóticas, antivirais e antibacterianas, bem como hormonas que aceleram a maturação das mucosas e das paredes intestinais, protegendo o bebé das infeções respiratórias, diarreias e otites.

(Também lhe interessa: Otite nas crianças: o que deve saber)

Evite a obesidade e o colesterol no bebé

  • O mérito é dos ácidos gordos Omega 3 que abundam no leite materno e que regulam as sensações de fome e ansiedade. Os Omega 3 também melhoram o funcionamento das paredes intestinais e contribuem para elevar o nível de colesterol Hdl (o “bom”, o protetor), reduzindo ao mesmo tempo o nível de colesterol Ldl (prejudicial para a saúde).

Favorece a recuperação da mamã

  • Dar peito imediatamente depois do parto favorece o regresso do útero ao seu tamanho normal e permite que a mamã recupere o seu peso ideal  em menos tempo.
  • Também constitui um fator protetor contra os tumores de mama e de ovário.
  • Além disso, a amamentação materna torna mais resistente o esqueleto e protege de uma possível osteoporose numa idade mais avançada.

 

 

 

Também lhe interessa

Vantagens de dar mama | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)