Mi bebé y yo

O que são os tubérculos de Montgomery?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Os tubérculos de Montgomery, também chamados de glândulas areolares, têm um papel fundamental durante a amamentação, pois são os responsáveis pela proteção da pele da mamã das bactérias. Explicamos-lhe o que são, em que medida contribuem para a amamentação e o que causa o seu aparecimento!

Em 1837 um médico irlandês especializado em gravidez chamado William Fetherstone Montgomery descreveu pela primeira vez as glândulas que rodeiam o mamilo: as glândulas areolares ou glândulas de Montgomery, as quais têm uma função muito específica e importante durante a gravidez e amamentação.

Geralmente encontramos entre 10 e 20 glândulas por areola. Antes da gravidez, estas glândulas são denominadas tubérculos de Morgagni. Não obstante, durante a gravidez, adquirem um tamanho maior e elevam-se sobre a superfície da aréola: é então que se passam a chamar tubérculos de Montgomery.

(Também lhe interessa: O que é o ingurgitamento mamário e como se pode aliviá-lo?)

Os tubérculos de Montgomery e as suas funções durante a amamentação

Os tubérculos de Montgomery ou glândulas areolares situam-se à volta do mamilo, nas areolas, e aparecem em ambos os seios. Uma das suas funções principais é segregar um líquido lubrificante que forma uma película protetora sobre as areolas protegendo-as assim de qualquer ataque microbiano, da desidratação ou do possível aparecimento de gretas.

Durante a gravidez estas glândulas vão aumentando em número para realizar as funções mencionadas. Muitos especialistas asseguram ainda que o odor que emanam é o que atrai os bebés e os faz procurar o peito da mamã. Deste modo, os tubérculos de Montgomery servem de estímulo olfativo para o apetite dos recém-nascidos.

(Também lhe interessa: Como produzir mais leite materno)

É importante frisar que estas glândulas não aparecem única e exclusivamente durante a gravidez. Numa mulher que não esteja a amamentar podem aparecer devido a uma desregulação hormonal, a qual poderia aumentar estas glândulas ou torná-las mais visíveis. Mais tarde, quando os níveis hormonais se estabilizam, voltam à normalidade. Não obstante, durante a gravidez e amamentação, têm um aspeto muito mais marcado.

Os especialistas recomendam que para preservar a sua função antibacteriana as mamãs as devem enxaguar com água limpa durante o banho mas sem usar gel, dado que o seu uso poderia eliminar os óleos que segregam e a substância lubrificante e protetora, bem como ressequir a pele. Por isso, um duche normal é suficiente para manter a higiene básica dos tubérculos de Montgomery.

(Também lhe interessa: Bomba tira leite: quando e como utilizá-la)

Também lhe interessa

O que são os tubérculos de Montgomery? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)