Mi bebé y yo

Tabaco e amamentação: o que é que deve ter em conta?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Quando uma mamã é fumadora, pergunta-se, frequentemente, quais as consequências do seu hábito na altura de amamentar o bebé. Damos-lhe alguns conselhos para que tome as devidas precauções no caso de não conseguir evitar o tabaco durante a fase de amamentação do seu filho.

É certo e sabido que fumar é um hábito prejudicial e não só é nocivo para o fumador como também o é para as pessoas que o rodeiam. Daí que muitas mulheres decidam deixar o tabaco quando recebem a notícia que estão grávidas. Não obstante, muitas mamãs também se questionam se fumar quando o bebé já nasceu, durante a fase de amamentação, prejudica de alguma maneira o bebé.

(Também lhe interessa: Síndrome de Morte Súbita do lactente)

A nicotina, tal como afirma o Comité de Medicamentos, é sempre nociva para os seres vivos em geral, independentemente da sua idade. Todavia, é ainda pior para o bebé lactente. Por isso, há algumas considerações importantes que deve ter em conta se é uma mãe fumadora. Explicamos-lhas em seguida.

Fumar durante a amamentação é prejudicial?

Quando uma mamã fuma, faz com que diminua a produção de leite e faz com que também reduza o aumento de peso do bebé. Além disso, está demonstrado cientificamente que uma das consequências do tabagismo durante a amamentação é a alteração do sono do bebé.

Os especialistas em pediatria de O meu bebé asseguram que o tabaco contém centenas de componentes que afetam o sistema respiratório dos seres humanos. Por este motivo, fumar perto da criança é o pior que podemos fazer. Provou-se que os filhos de mães fumadoras têm oito vezes mais predisposição a otites médias agudas do que os filhos de não fumadoras. Além disso, o fumo provoca hiperatividade do aparelho respiratório, fazendo assim com que os mais pequenos sejam mais propensos a sofrer de asma.

(Também lhe interessa: Erros comuns que comete na amamentação)

Outros estudos científicos comprovaram que a nicotina está presente no leite materno das mães fumadoras, embora em níveis muito baixos, e não há evidências científicas de que estes níveis possam acarretar um risco muito elevado para a saúde do bebé. Além da nicotina, no leite materno das mulheres fumadoras também há níveis mais elevados de cadmio, mercúrio e outros metais pesados, ao mesmo tempo que tem menos níveis de proteínas vitaminas AC, C e E e outros antioxidantes.

Por outro lado, está demonstrado cientificamente que os filhos de fumadores têm um maior risco de sofrer a Síndrome de Morte Súbita do lactente e a ter infeções respiratórias. Isto significa que a nicotina presente no leite materno não é o principal problema na saúde do bebé, mas sim a inalação de partículas do fumo da combustão do tabaco.

Deverá deixar de fumar durante o período de amamentação do bebé?

Não nos cabe dizer-lhe que deixe de fumar, essa é uma decisão pessoal. Apenas a podemos informar das vantagens que traz para o bebé nutrir-se do leite materno e do prejudicial que é o tabaco em geral. Ainda assim, se é fumadora, os especialistas recomendam sempre que amamente o bebé dado que o pequeno sempre estará mais protegido se lhe der mama do que com o aleitamento artificial.

(Também lhe interessa: Tudo o que tem de saber sobre a amamentação materna)

Se não pode ou não quer deixar o cigarro, evidentemente, pode continuar a fumar, mas deve ter em conta estes conselhos para mães fumadoras:

Não fume perto do bebé, nem em espaços onde ele vá estar.

Tente reduzir a quantidade de cigarros.

Tente fumar, no mínimo, duas horas antes de cada mamada. Sendo possível, é preferível fumar depois da toma.

Dê o peito sempre, pois está demonstrado que ajuda positivamente a proteger o bebé contra as infeções respiratórias causadas pelo tabaco.

Não se aconselha partilhar a cama com o bebé se se fuma.

Fumou durante a amamentação? Qua precauções tomou? O que é que opina sobre o tabagismo durante a fase de amamentação?

Também lhe interessa

Tabaco e amamentação: o que é que deve ter em conta? Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)