scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo
Doenças
Doenças

Esquisar doenças por inicial

a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Síndrome de morte súbita (SMSL): causas e prevenção

facebook twitter whatsapp

Deitar o bebé de barriga para cima é uma das melhores formas para reduzir o risco do Síndrome de morte súbita do lactente. Hoje explicamos-lhe em que consiste a SMSL e como o pode prevenir.

O Síndrome de morte súbita do lactente é a morte repentina e inesperada de uma criança com menos de um ano e aparentemente saudável. Também é conhecido como síndrome de morte súbita infantil. Geralmente, o bebé é encontrado morto após adormecer.

Considera-se que a causa da morte foi SMSL, quando não se encontra qualquer explicação ou causa do falecimento após a investigação post mortem.

Estatísticas internacionais estimam uma prevalência que ronda os dois afetados por mil nascimentos. Pelo contrário, em Portugal a prevalência baixa para 0,1-0,2 por mil nascimentos (o que pode representar desconhecimento da verdadeira extensão do problema), uma vez que é sabido que a doença já se converteu na primeira causa de morte de lactentes nos países desenvolvidos.

Causas do Síndrome de Morte Súbita do Lactente

A causa da paragem respiratória que provoca a morte súbita do lactente tem origem no sistema nervoso, imaturo, que controla a função cardiorrespiratória. É como se o bebé se “esquecesse” de respirar. No entanto, a razão que o leva a esse “esquecimento” é ainda desconhecida.

Aquilo que se sabe é que é recomendável que os bebés durmam de barriga para cima de modo a reduzir o risco.

Prevenção do SMSL

Como já foi dito, a causa última que desencadeia a síndrome todavia é desconhecida e, como tal, não é possível erradicá-la totalmente. Não obstante, podem ser tomadas medidas de prevenção. Existem recomendações importantes que, aplicadas, reduzem as probabilidades da SMSL em aproximadamente 50%:

1. Deitar o bebé de barriga para cima.

2. Deitá-lo sobre uma superfície rígida.

3. Não o agasalhar demasiado.

4. Não fumar, nem permitir que se fume no ambiente do bebé.

5. Alimentar o bebé com leite materno sempre que seja possível.

(Também lhe interessa: Doenças de bebés)




Também lhe interessa

Síndrome de morte súbita (SMSL): causas e prevenção | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)

Registro