Síndrome de morte súbita (SMSL): causas e prevenção

Deitar o bebé de barriga para cima é uma das melhores formas para reduzir o risco do Síndrome de morte súbita do lactente. Hoje explicamos-lhe em que consiste a SMSL e como o pode prevenir.
O Síndrome de morte súbita do lactente é a morte repentina e inesperada de uma criança com menos de um ano e aparentemente saudável. Também é conhecido como síndrome de morte súbita infantil. Geralmente, o bebé é encontrado morto após adormecer.
Considera-se que a causa da morte foi SMSL, quando não se encontra qualquer explicação ou causa do falecimento após a investigação post mortem.
Estatísticas internacionais estimam uma prevalência que ronda os dois afetados por mil nascimentos. Pelo contrário, em Portugal a prevalência baixa para 0,1-0,2 por mil nascimentos (o que pode representar desconhecimento da verdadeira extensão do problema), uma vez que é sabido que a doença já se converteu na primeira causa de morte de lactentes nos países desenvolvidos.
Causas do Síndrome de Morte Súbita do Lactente
A causa da paragem respiratória que provoca a morte súbita do lactente tem origem no sistema nervoso, imaturo, que controla a função cardiorrespiratória. É como se o bebé se “esquecesse” de respirar. No entanto, a razão que o leva a esse “esquecimento” é ainda desconhecida.
Aquilo que se sabe é que é recomendável que os bebés durmam de barriga para cima de modo a reduzir o risco.
Prevenção do SMSL
Como já foi dito, a causa última que desencadeia a síndrome todavia é desconhecida e, como tal, não é possível erradicá-la totalmente. Não obstante, podem ser tomadas medidas de prevenção. Existem recomendações importantes que, aplicadas, reduzem as probabilidades da SMSL em aproximadamente 50%:
1. Deitar o bebé de barriga para cima.
2. Deitá-lo sobre uma superfície rígida.
3. Não o agasalhar demasiado.
4. Não fumar, nem permitir que se fume no ambiente do bebé.
5. Alimentar o bebé com leite materno sempre que seja possível.
(Também lhe interessa: Doenças de bebés)