Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Bebés
- Lactancia e alimentação do bebé
- O que comer na amamentação
O que comer na amamentação

A amamentação materna é importante para a saúde e desenvolvimento do bebé. Por este motivo, devemos prestar uma especial atenção à alimentação. A psicóloga Tania Olivares, mãe de três filhos e nova colaboradora da O Meu Bebé, vai dar-lhe alguns conselhos.
A alimentação durante a gravidez e a amamentação é muito importante, dado que o bebé recebe o seu alimento através da mãe. Além disso, a amamentação materna deveria manter-se até aos seis meses no mínimo. É necessário fazer uma dieta saudável e equilibrada.
Recomenda-se comer pelo menos cinco doses de frutas e vegetais por dia. Os alimentos com amido, tais como o pão integral, as proteínas das carnes magras, os legumes e os produtos lácteos (leite, queijo e iogurte), também deviam incluir-se na dieta durante a amamentação.
Muitas mulheres têm problemas de obstipação durante a gravidez e também depois do parto. Aumentar a ingestão de produtos com alto conteúdo de fibra pode ajudar a melhorar este problema. É importante beber muitos líquidos: tente ter sempre uma garrafa de água consigo. Outros grandes aliados são os sumos de fruta naturais e o leite magro.
Em certas situações, pode ser aconselhável tomar um suplemento de vitamina D, dado que a amamentação reduz os níveis da mesma. Este suplemento pode ser adquirido nas farmácias e não precisa de receita médica.
Alimentos a evitar ou reduzir durante a amamentação
Deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Apesar de o álcool não passar para o bebé através do leite materno, este pode ter um cheiro e sabor diferentes e afetar o sono do bebé Não se recomenda mais de um ou dois copos de vinho por semana, e o ideal é evitá-lo por completo.
O consume de peixes grandes, tais como o atum ou o espadarte, deve limitar-se a uma dose por semana devido à possibilidade destes terem elevados níveis de mercúrio, o que pode afetar o desenvolvimento do bebé.
As bebidas com cafeína também não são recomendadas durante a amamentação. No caso de as tomar, o seu consumo deve ser reduzido pois podem fazer com que o bebé fique acordado. Devemos ter em conta não só o café como também o chá e os refrescos de cola que têm um alto conteúdo de cafeína.
Alimentos para aumentar a produção de leite materno
Muitas mães ficam preocupadas com a ideia de não produzirem leite suficiente. Estes oito alimentos podem ajudar a aumentar a produção de leite materno, sendo que alguns lhe conferem um sabor especial:
-
Farinha de aveia
A aveia consagrou-se com um alimento perfeito para a manutenção da produção do leite materno. Pode consumir-se com leite ou com iogurte e, além disso, é o pequeno-almoço ideal para começar o dia. É uma fonte importante de ferro, o qual é muito importante, dado que uma das principais causas para uma baixa produção de leite materno é a deficiência de ferro. A aveia também ajuda a reduzir o colesterol e a regular a pressão arterial.
-
Alho
O alho contém galactagogue, uma substância que ajuda a estimular a produção de leite. Não é preciso comer um alho, este pode ser adicionado nos pratos. O alho é usado há décadas pelas mães que amamentam para ajudar a ter mais leite.
-
Cenouras e beterraba
Tanto as cenouras como as beterrabas contêm betacaroteno, são uma fonte saudável de hidratos de carbono e ajudam a aumentar os níveis de potássio. O betacaroteno é também benéfico para o crescimento do recém-nascido. Estes alimentos favorecem a produção de leite e podem ajudar a mamã a perder algum peso depois da gravidez, se os comer entre as refeições (em vez de bolos, doces, etc.).
-
Frutos secos
Os frutos secos aumentam a produção do leite materno e têm um alto teor de antioxidantes.
-
Gengibre
O gengibre é outro dos alimentos que ajudam a aumentar a produção do leite materno. Pode juntar-se a muitas receitas ou utilizar-se na preparação de infusões (também recomendadas para os enjoos da gravidez).
(Também lhe interessa: Nausefe: É seguro na gravidez?)
-
Cominhos
As sementes de cominho também estimulam a produção de leite. Além disso, melhoram a digestão, aliviam a prisão de ventre, o ardor de estômago e o inchaço abdominal. Também são uma importante fonte de ferro.
-
Canela
A canela, além de aumentar a produção de leite, confere-lhe um sabor mais agradável. Pode tomar-se, por exemplo, juntando-a a um copo de leite com um pouco de mel.
Tanto durante a gravidez como no período de amamentação, a mulher deve cuidar da sua alimentação fazendo uma dieta equilibrada e saudável. Há que ter em consideração que o bebé se alimenta através da mãe e, como tal, os alimentos que ela ingere vão afetá-lo diretamente.