Mi bebé y yo

Causas e sinais do atraso psicomotor em bebés e crianças

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O atraso psicomotor é um dos motivos de consulta mais frequentes nas consultas de neuropediatria. Muitos pais recorrem a especialistas em pediatria e psicomotricidade para descobrir se os seus filhos sofrem de algum tipo de atraso do desenvolvimento, ao observar que se comportam de uma forma pouco comum para a sua idade. Mas o que significa este atraso psicomotor? Explicamos-lhe tudo.

Se o seu filho tem a idade suficiente para caminhar e ainda não o faz, não consegue pegar com força e precisão nenhum objeto, ou se costuma mostrar-se inibido perante as pessoas que se aproximam dele, poderá sofrer de um atraso psicomotor. No entanto, é importante que não se alarme dado que sofrer de algum destes sintomas não significa que a criança não vai poder vir a desenvolver estas capacidades mas sim, certamente, aprende a desenvolvê-las mais lentamente. Na grande maioria dos casos em que os pais vão às consultas trata-se mais de uma atitude apreensiva por parte da criança.

(Também lhe interessa: Psicomotricidade infantil: o que é exatamente?)

Sorrir perante o olhar dos outros, andar, falar ou rir-se às gargalhadas consideram-se acontecimentos fundamentais para o desenvolvimento das crianças, embora cada um destes feitos aconteça de uma forma diferente para cada idade. A capacidade de andar, por exemplo, costuma adquirir-se a partir do ano, apesar de muitas crianças aprenderem a fazê-lo vários meses antes ou depois, quem que tal seja sinal de patologia.

Graças à triagem neonatal (teste do pezinho), uma análise de sangue que se faz aos recém-nascidos para detetar e poder tratar de forma precoce certas doenças metabólicas, cada vez são menos frequentes os casos de atraso psicomotor. Não obstante, é importante que os pais saibam qual pode ser a causa, quais são os sintomas e o que devem fazer no caso dos seus filhos apresentarem algum tipo de comportamento relacionado com o atraso psicomotor.

Qual pode ser a causa do atraso psicomotor?

Hoje em dia ainda não se conhecem com exatidão e certeza os fatores que causam o atraso psicomotor. Ainda assim, segundo os especialistas, este pode surgir devido a um problema genético ou adquirido.

  • Quando se trata de um problema genético, existem muitos erros congénitos de metabolismo que podem causar uma afetação motora ou cognitiva, embora também possam haver alterações genéticas.
  • Se, por outro lado, se trata de um problema adquirido, poderá ser devido a uma infeção interna, traumatismos ou problemas vasculares, e pode ser que se tenha originado antes, durante ou depois do parto.

Embora, na maioria dos casos, não se possa prevenir nem evitar, detetar precocemente o atraso psicomotor pode melhorar a qualidade de vida da criança afetada dado que a estimulação nos primeiros anos de vida é fundamental.

(Também lhe interessa: Aprender a brincar: funciona!)

Quais são os sinais de atraso psicomotor?

Suspeita-se de um atraso psicomotor quando as crianças não desenvolvem as habilidades dentro do período de tempo adequado, ou o fazem com muitas dificuldades. Não se deve confundir o atraso psicomotor com os atrasos normais do desenvolvimento das capacidades de brincar, comunicar ou resolver problemas.

Embora nalguns casos apenas afete uma área, como poderia acontecer com a linguagem, o andar ou as capacidades sociais, os pais devem estar atentos aos pormenores que mostramos em seguida para detetar um possível atraso psicomotor:

  • Se um bebé de 6 meses demonstra irritabilidade, utiliza apenas uma mão para brincar, mostra pouco interesse pelo que o rodeia ou se sobresalta frequentemente perante ruídos.
  • Se um bebé de 1 anonão se desloca sozinho para nenhum lado (ou a menos de dois metros), baba-se durante grande parte do dia e se leva à boca todo o tipo de objetos;
  • Se um bebé de 2 anos é muito hiperativo e não se consegue concentrar em atividades adequadas à sua idade, ou se é incapaz de entrar em brincadeiras porque não as entende.

No caso de o seu filho mostrar algum destes sinais, é importante contactar especialistas para que se realize um diagnóstico adequado e, no caso de realmente sofrer de um transtorno, começar um tratamento especializado de imediato.

(Também lhe interessa: Desenvolvimento do bebé: tudo o que tem que saber)

O seu filho sofre de algum tipo de atraso psicomotor? Como é que o detetou? Conte às outras mães do Forum Salvamamãs como enfrentaram este transtorno.

Também lhe interessa

Causas e sinais do atraso psicomotor em bebés e crianças | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)