Mi bebé y yo

Aprender a brincar: funciona!

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Um dos métodos mais efetivos para a aprendizagem das crianças é, sem qualquer dúvida, a brincadeira. Aprender a brincar favorece o desenvolvimento das crianças, ensinando-lhes aptidões básicas, tais como respeitar turnos, colaborar, saber quando se é líder e quando se é seguidor, e a resolver problemas.

Os jogos educativos para crianças são atividades saudáveis que deve usar como método educativo logo a partir dos três anos. Neste artigo, explicamos-lhe porque é que é tão importante brincar com o seu filho e damos-lhe alguns conselhos!

Porque é que é importante brincar com o meu filho?

Transformar a sua casa num espaço adequado para as brincadeiras da criança é importante para que o seu filho atue adequadamente ao brincar com outras crianças no jardim-de-infância ou na escola. Tenha em mente que aprender a brincar com os outros não é algo fácil para uma criança e, como tal, transmitir-lhe o conceito de que brincar é algo que se faz em grupo é uma lição fundamental para que ele aprenda a colaborar.

(Também lhe interessa: Aprenda a brincar com o seu filho)

A brincar, além do mais, as crianças aprendem de uma forma mais rápida e efetiva. Se a brincadeira é divertida, a aprendizagem retém-se com muito mais facilidade. Por isso, é importante que use as potencialidades que os jogos oferecem para fomentar a aprendizagem do seu filho, bem como a sua criatividade e imaginação.

Conselhos para que o seu filho aprenda a brincar

Quando se dispuser a brincar com o seu filho em casa, há duas regras básicas que não deverá esquecer-se de lhe transmitir:

  • - As pessoas nunca se devem bater
  • - Não se devem tirar os brinquedos aos outros meninos

Inicialmente, é normal que as crianças brinquem de forma agressiva, dado que não é fácil entenderem que pode haver mais alguém com eles a fazer o que gostam. Perante esta situação, é provável que os pequenos reajam mal, sem pensar. Para canalizar este tipo de impulsos, recomendamos-lhe que utilize sempre as palavras, realçando a ideia que os brinquedos se devem partilhar e tratar com carinho.

(Também lhe interessa: Ensinar-lhe a diferença entre brincar e bater)

Outro ponto que deve ter em conta é que, enquanto estiver a brincar com o seu filho, deve usar os brinquedos como um meio para lhe explicar como se deve usar e quais são as suas funcionalidades. Desta forma, o seu filho vai aprender a ouvir e a aplicar as suas diretrizes. Os jogos educativos para crianças não servem apenas para distrair, e, quando bem utilizados,  podem chegar a ter um valor incalculável para o desenvolvimento cognitivo e sensorial da criança.

Lembre-se que aprender a brincar é uma atividade na qual deve investir tempo para que o seu filho desperte e faça uso da sua capacidade para imaginar e criar, mas também para que aprenda a conhecer o seu corpo, os seus próprios limites e o ambiente que o rodeia.

Que tipo de brinquedos devemos escolher?

É importante, sobretudo, que escolhamos brinquedos que sejam recomendados para a sua idade, pois se a criança ainda não for capaz os de entender a brincadeira pode revelar-se frustrante, o que se traduzirá numa perda de tempo.

Por outro lado, observe quais são os gostos do seu filho para lhe poder comprar brinquedos que despertem o seu interesse. Identifique os seus gostos e habilidades para lhe oferecer um brinquedo mais apropriado. A paixão é outro dos ingredientes fundamentais para que as crianças aprendam a brincar.

(Também lhe interessa: Quais os brinquedos que se devem escolher para o bebé)

Por último, e muito importante, deve comprar sempre brinquedos que sejam seguros. Ou seja, nunca devem ser feitos de materiais inflamáveis, peças pequenas ou transmitir valores sexistas, racistas ou violentos.

Costuma brincar com o seu filho? Quais são as brincadeiras com as quais mais se diverte e aprende?Conte-nos a sua experiência!

Também lhe interessa

Aprender a brincar: funciona! | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)