34 semanas de gravidez

34 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 34 Semana 34

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 34 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 34 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 34 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Moranga
arrow arrow
Moranga

Na 34ª semana de gravidez, as enzimas digestivas do bebé já estão ativas, pelo que, se nascesse agora, os seus intestinos já poderiam processar a comida.

O seu ouvido está muito desenvolvido e começa a reconhecer os sons que lhe são familiares, especialmente a voz da mãe.

Se esperas gémeos, a daa do parto pode estar perto, pois poucos chegam à 37ª semana de gestação.

Na 34ª semana de gravidez o bebé mede cerca de 44 centímetros desde o cocuruto até ao calcanhar e pesa em média 2, 146 Kg.

34 semanas infografia

Grávida de 34 semanas

O desenvolvimento dos seus sentidos já está mais do que avançado. É o caso do ouvido, com o qual reconhece os sons que lhe são familiares ou repetitivos. Também se assusta e vira-se para os ruídos altos ou repentinos, o que até pode fazer com que o seu ritmo cardíaco aumente.

Convém saberes que 80% das necessidades energéticas do bebé são cobertas pelos hidratos de carbono, especialmente em forma de glucose, e 20% pelas proteínas.

A gordura, por outro lado, não se utiliza como fonte de energia, embora seja verdade que se usa para o crescimento.

As suas necessidades minerais, vitaminas e cálcio são satisfeitas através das reservas e da dieta da mãe, embora seja possível que, durante a gestação, os seus níveis de ferro e ácido fólico fiquem um pouco baixos, pelo que o médico como recomendar a toma de um suplemento.

Durante estas semanas o bebé vai adotar a posição que terá ao nascer. Geralmente, até finais do sétimo mês de gravidez vira-se de cabeça para baixo, que é a melhor e mais frequente posição.

No entanto, pode haver exceções que podem tornar necessária uma cesariana: apresentação de cara (permite o parto por via natural), apresentação de testa (devido a uma maior dimensão do diâmetro com o qual o bebé se apresenta no canal de parto, pode ser necessário fazer uma cesariana) e apresentação de ombros (precisa também, quase sempre, de uma cesariana).

Idade do feto: 32 semanas

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 34

Se te estás a perguntar como será o teu bebé na barriga durante esta semana de gravidez, aqui te oferecemos ideia aproximada. Mostramos-te uma ecografia e um vídeo muito interessantes, com o bebé em movimento. Incrivel!

 

ecografia bebe semana 34ok

Gravidez de 34 semanas

O que muda no seu corpo nas 34 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO SEU CORPO NAS 34 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no seu corpo nas 34 semanas de gravidez

A 34ª semana de gravidez, tal como as seguintes, pode mostrar-se mais cansativa em relação às anteriores, pois evidenciam-se com maior intensidade os desconfortos experimentados até agora.

Poderás sentir-te mais cansada, devido ao peso do corpo e de uma respiração mais ofegante devido à altura do útero, que pressiona o diafragma e os pulmões.

As insónias também são cada vez mais frequentes.

A partir das 34 semanas de gravidez, o tamanho da barriga vai ser devido cada vez mais exclusivamente ao bebé, o que se explica com a progressiva diminuição do líquido amniótico, o eu agora está a ajudar os pulmões e os intestinos do bebé a maturarem e a controlar a sua temperatura, além de lhe fornecer as proteínas de que necessita.

Nesta altura, a quantidade de líquido que rodeia o bebé está so seu ponto mínimo e a placenta já deixou praticamente de crescer.

Um efeito da cada vez menor presença do líquido amniótico, bem como de que o bebé tenha cada vez menos espaço no útero, é que os seus pontapés e movimentos se vão tornar mais óbvios.

Nesta etapa, o útero chega a estar cerca de 14 cm acima do umbigo e tal faz com que os órgãos digestivos como o intestino, o fígado ou o baço se desloquem para cima e que, por isso, sintas dor, pressão ou comichão na zona das costas.

Este quadro conhece-se como neurite intercostal e é devida à irritação dos nervos saturados entre as costelas. Para aliviar a dor, podes aplicar calor natural na zona com uma manta elétrica, ou uma bolsa térmica natural e tomar um paracetamol se o incómodo persistir, sempre com receita médica.

Conselhos e bem-estar nas 34 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 34 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 34 semanas de gravidez

Estás grávida de 34 semanas e agora vais notar que as consultas pré-natais com o médico se tornam cada vez mais frequentes.

Nelas, uma das coisas que se verifica sempre é o risco de sofrer de pré-eclâmpsia, cujos sinais de alarme são uma pressão arterial alta, a presença de proteínas na urina e um inchaço extremo, especialmente na cara e/ou tornozelos.

Durante a reta final, não te podes esquecer das técnicas de relaxamento e respiração que aprendeste nas aulas de preparação para o parto ou nas de yoga ou pilates, se for o que praticas.

Dedicar diariamente alguns minutos para tomares consciência do teu próprio corpo e respiração trará consigo muitos benefícios, tanto nas semanas vindouras como no momento de parto, que também beneficiará com a prática de, a partir de agora, dedicares 5 minutos pode dia a massajar a zona perineal – situada entre a vagina e o ânus - com um óleo, o que pode reduzir o risco de desgarre ou de ter de realizar uma episiotomia.

Se estás à espera de gémeos, ter um parto prematuro é o mais provável. De facto, embora a tua data prevista para o parto seja na semana 37, quase em metade dos casos a sua chegada adianta-se ainda mais.

As mulheres que esperam gémeos têm mais risco de pressão arterial alta, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, insuficiência placentária e parto prematuro, se bem que também é verdade que algumas parem de forma natural e até chegam às 40 semanas.

Se, por outro lado, os bebés partilham placenta ou bolsa amniótica, o que pode fazer com que algum dos bebés não cresça tão bem como o outro, é provável que o médico sugira uma cesariana entre as semanas 34 e 37.

checkUm conselho se queres evitar o corte no parto…

A episiotomia é uma incisão que se efetua no parto em caso de necessidade. Mas se tomares algumas precauções na gravidez, pode ser evitada.

Descobre como a massagem perineal ode evitar a episiotomia!

checkAs posições nas quais se pode apresentar o bebé no parto…

Informamos-te sobre todas as posições que se podem dar, e quais as implicações de cada uma delas no parto.

Descobre como se pode apresentar o bebé no parto.

checkE se a tensão subir demasiado?

A pré-eclâmpsia é uma complicação grave da gravidez. A equipa médica que te acompanha deve dar-te todas as diretrizes, mas é sempre bom informares-te.

Guia prático sobre a pré-eclâmpsia na gravidez!

 

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 35 semanas de gravidez
Às 35 semanas de gravidez as pupilas do teu bebé começam a dilatar-se e a focar. Agora também pratica alguns gestos como deitar a língua de fora frequentemente, o que faz parte do desenvolvimento dos reflexos de que necessita para mamar. Nesta ...
Crescimento e desenvolvimento nas 36 semanas de gravidez
Na 36ª semana de gravidez o teu bebé já mede cerca de 46,2 centímetros de comprimento e o seu peso pode alcançar os 2,8 Kg. Mexe-se menos, dado que o espaço que tem é verdadeiramente pouco. Grávida de 36 semanas   S...
Crescimento e desenvolvimento nas 37 semanas de gravidez
A partir da 37ª semana de gravidez o bebé já não se considera prematuro. Agora, a pressão que sentias sob a caixa torácica vai deslocar-se para a zona pélvica, onde o teu bebé já está encaixado há algumas...

Também lhe interessa

Temas relacionados