33 semanas de gravidez

Explicamos-lhe como evolui o seu corpo com 33 semanas de gravidez e como vai crescendo o seu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as suas dúvidas.

Crescimento e desenvolvimento nas 33 semanas de gravidez de gravidez

O tamanho do seu bebé esta semana:

El tamano de tu bebé esta semana: Crescimento e desenvolvimento nas 33 semanas de gravidez de gravidez

O seu filho continua a crescer muito! O comprimento está próximo a 43cm e o peso já quase atinge 2Kg. Para além de ser cada vez mais maior e mais comprido, o bebé está realmente gordinho, já que a sua reserva energética de gordura está agora preparada para o nascimento. A penugem fina, que antes cobria o seu corpo, o lanugo, desapareceu completamente (ainda que alguns bebés, ao nascer, sejam mais peludos do que outros, sobretudo os de cabelo mais escuro) deixando à mostra uma pele cor-de-rosa protegida pela camada de gordura que a torna impermeável. Este já é quase o bebé que verá quando nascer, e, inclusive, sabe-se que pode sonhar dentro do útero, pelos rápidos movimentos que efetuam os globos oculares. No entanto, aquilo que sonha, continuará a ser uma incógnita, que só ele conhece.

Idade do feto: 31 semanas.

O que muda no seu corpo nas 33 semanas de gravidez de gravidez

<? $item->title; ?>

Os seus seios estão cada vez maiores! E, para além de aumentarem de volume, estão a preparar-se para a amamentação. O próprio feto colabora neste processo, durante as últimas semanas, distribuindo um tipo de hormonas, através da placenta, que, quando absorvidas pela mãe, ativam a produção de leite necessária após o parto. Ao pressionar os mamilos pode aparecer um líquido amarelado (o colostro), que será o primeiro alimento do recém-nascido, e que modifica, diariamente, a sua consistência e composição em função das necessidades do bebé. Não se preocupe se sai um pouco deste líquido, mas não aperte o mamilo ou o peito durante a gravidez: é algo natural mas que não deve ser estimulado antes do parto; quando o bebé nascer, o processo da amamentação desenvolver-se-á naturalmente.

Conselhos e bem-estar nas 33 semanas de gravidez de gravidez

<? $item->title; ?>

Cuidado com os mamilos! Para se preparar para alimentar o seu filho da melhor maneira possível, deve conceder bastante atenção à higiene e cuidados dos seios, e principalmente aos mamilos; faça massagens com produtos específicos e seque-os com uma toalha seca e ligeiramente áspera, para os tornar mais fortes e resistentes. Se os seus mamilos são pouco salientes ou planos, tente estimulá-los (esticando-os ligeiramente sem forçar) para lhes dar a forma adequada. No entanto, também existem alguns estudos que demonstram que a estimulação dos mamilos durante a gravidez não é inevitavelmente uma solução. De qualquer forma, os mamilos planos ou invertidos não são impedimento ou contraindicação para o aleitamento materno. Quando chegar o momento, peça ajuda à enfermeira para dar o peito ao bebé da melhor maneira.

Explicamos-lhe como evolui o seu corpo com 33 semanas de gravidez e como vai crescendo o seu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as suas dúvidas.

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Também lhe interessa:

Também lhe interessa