33 semanas de gravidez

33 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 33 Semana 33

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 33 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 33 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 33 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Couve
arrow arrow
Couve

Na 33ª semana de gravidez, com todos os seus órgãos praticamente desenvolvidos e com um aspeto muito semelhante ao que terá no momento do nascimento, o teu bebé mexe-se de uma forma cada vez mais limitada.

Talvez comeces a sentir os soluços do feto.

Na 33ª semana, o bebé mede cerca de 42,4 centímetros do cocuruto até ao calcanhar e pesa cerca de 1,9 kilos.

33 semanas infografia

Grávida de 33 semanas

Os seus ossos continuam a endurecer paulatinamente graças ao cálcio proveniente da dieta da mãe e que atravessa a placenta.

Nesta etapa, as unhas das suas mãos já alcançaram a ponta dos dedos e as suas papilas gustativas já se desenvolveram, de modo que pode distinguir alguns sabores que a sua mamã ingere.

Por seu lado, o líquido amniótico que o bebé engole passa pelo seu estômago e intestinos. O resto – o mecónio – armazena-se no seu cólon e é expelido após o parto.

Importa saberes que, além de fornecer nutrientes, o líquido amniótico que o bebé engole e recicla é importante para um saudável desenvolvimento dos intestinos.

Idade do feto: 31 semanas.

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 33

Como estará o teu bebé na barriga durante esta semana de gravidez? Já quase não tem espaço! Para que possas fazer uma ideia aproximada, mostramos-te uma ecografia e um vídeo muito interessantes.

ecografia bebe semana 33ok

Ecografia 33 semanas

 

O que muda no seu corpo nas 33 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO SEU CORPO NAS 33 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no seu corpo nas 33 semanas de gravidez

Nesta altura, a mamã ainda costuma ganhar entre meio kilo e um kilo por semana, embora o ritmo vá diminuindo à medida que se aproxima o final da gravidez.

Às 33 semanas de gravidez pode começar a apresentar-se a tão temida dor ciática, que pode representar um obstáculo importante para a mobilidade e bem-estar da mãe.

A barriga esticou-se, o que faz com que fique um pouco ressequida, e, por isso, apareçam as comichões. O umbigo agora fica protuberante e pode até notar-se sob a roupa da futura mamã.

Na 33ª semana de gravidez, além de aumentarem o seu volume, as tuas mamas preparam-se para a amamentação.

O próprio feto colabora neste processo, pois durante as últimas semanas distribui, através da placenta, hormonas que, absorvidas pela mãe, ativam a produção de leite, que estará “preparado” imediatamente depois do parto.

Precisamente para te preparares para dar mama, se for esta a tua opção, deves prestar mais atenção à higiene dos teus seios, especialmente dos mamilos, que deverás massajar com produtos específicos e secar com uma toalha seca e um pouco áspera para os tornares mais fortes e resistentes.

Se os teus mamilos sobressaem pouco ou são planos, deves tentar estimulá-los puxando-os ligeiramente, sem forçar, para lhes dar a forma adequada. Deves saber, ainda assim, que o facto de ter os mamilos planos ou invertidos não é, por si só, um impedimento nem uma contraindicação para dar mama.

Chegado o momento, pede ajuda a especialistas na matéria, que te podem ajudar mama ao teu bebé da melhor maneira.

Conselhos e bem-estar nas 33 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 33 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 33 semanas de gravidez

Estando de 33 semanas de gravidez, deves continuar a esforçar-te por manter um estilo de vida saudável.

Convém saber, por exemplo, que a fibra é muito importante durante esta última fase de gestação, pois ajuda o sistema digestivo a trabalhar de forma mais eficaz.

Os especialistas recomendam que as mulheres grávidas ingiram cerca de 25 gramas de fibra por dia, uma quantidade que se pode alcançar facilmente comendo três ou quatro peças de fruta, vegetais em todas as refeições, pão integral e arroz integral. Ao saciar mais rapidamente, se apostas por comer fibra, vais evitar comer em excesso.

A fibra ajuda a controlar a diabetes e a reduzir o colesterol, bem como o risco de doenças coronárias.

A partir de agora, pode sentir dores na zona lombar, que, por vezes, irradia para a nádega, coxa, e toda a perna até chegar ao pé, o que se conhece como dor ciática.

Esta acontece devido à compressão da raiz nervosa do nervo ciático causada pela excessiva curva que a tua barriga provoca nas tuas costas, na zona lombar e que, por sua vez, faz com que o osso sacro mude de posição e pressione o nervo ciático. Para mitigar a dor podes fazer exercícios de Pilates, ir a um fisioterapeuta ou praticar natação.

Nas próximas semanas também é provável que tu e o pai se assustem perante um false alarme de parto, especialmente se se trata da primeira gravidez.

É útil familiarizar-se de antemão com os sintomas que surgem no início do parto.

Também podem entrar em contacto com os especialistas que vos seguem para tirar dúvidas e, se acabarem por ir a apitar para o hospital, não te preocupes: não vão ser nem os primeiros nem os últimos. Lá podem monitorizar-te e vais saber se realmente chegou o momento de dar à luz ou se ainda faltam alguns dias.

…..

checkSe te faltar cálcio…

O cálcio é um mineral fundamental para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes, bem como para a amamentação. Dizemos-te quais os alimentos que podes comer para aumentares as tuas reservas.

Descobre quais os alimentos com mais cálcio!

checkSe tens comichão no corpo todo e estás desesperada…

A comichão na pele é algo habitual quando esta se estica tanto. Dizemos-te como podes aliviar a comichão.

Descobre como aliviar a comichão!

checkUps, ninguém te disse isto…

Podes não ter vontade de ter relações sexuais com penetração, mas… e masturbares-te? Sabes se pode ter algum perigo?

Descobre se a masturbação é contraindicada durante a gravidez!

checkAumenta as tuas reservas de Omega 3

Os ácidos gordos moega 3 são muito benéficos para o teu pequeno. Explicamos-te porquê e onde os podes encontrar.

Descobre quais os alimentos que contêm Omega 3!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Proximamente:

Crescimento e desenvolvimento nas 34 semanas de gravidez
Na 34ª semana de gravidez, as enzimas digestivas do bebé já estão ativas, pelo que, se nascesse agora, os seus intestinos já poderiam processar a comida. O seu ouvido está muito desenvolvido e começa a reconhecer os sons que lhe s&a...
Crescimento e desenvolvimento nas 35 semanas de gravidez
Às 35 semanas de gravidez as pupilas do teu bebé começam a dilatar-se e a focar. Agora também pratica alguns gestos como deitar a língua de fora frequentemente, o que faz parte do desenvolvimento dos reflexos de que necessita para mamar. Nesta ...
Crescimento e desenvolvimento nas 36 semanas de gravidez
Na 36ª semana de gravidez o teu bebé já mede cerca de 46,2 centímetros de comprimento e o seu peso pode alcançar os 2,8 Kg. Mexe-se menos, dado que o espaço que tem é verdadeiramente pouco. Grávida de 36 semanas   S...

Também lhe interessa

Temas relacionados