Mi bebé y yo

Sangramento pós-parto e falsa menstruação

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Sabe o que são os lóquios? Basicamente, referem-se ao sangramento pós-parto e são perdas de sangue que não têm nada a ver com a menstruação, embora algumas mulheres os possam confundir. Explicamos-lhe tudo para que não restem dúvidas!

Dito por poucas palavras, os lóquios são perdas de sangue que se produzem imediatamente após o parto e que se prolongam durante alguns dias ou semanas. Trata-se de perdas hemáticas vaginais, uma mistura de muco vaginal, sangue e resíduos vários. Isto acontece porque, depois do parto, independentemente da sua tipologia (ou seja, quer tenha sido por cesariana ou natural), os restos da gravidez vão-se eliminando do corpo da mãe, e o útero volta ao seu tamanho normal pouco a pouco.

(Também lhe interessa: Lóquios: o que são)

Quanto tempo dura o sangramento pós-parto?

A duração dos lóquios varia em cada mulher e em cada gravidez, mas podem durar até 50 dias. Também depende do facto da mãe dar ou não mama ao seu bebé, pois tal faz com que o sangramento pós-parto se intensifique e se concentre nos primeiros dias após dar à luz. Isto acontece porque a sucção do bebé estimula as glândulas mamárias e, com isto, a concentração de oxitocina no sangue, o que, por sua vez, intensifica a frequência das contrações pós-parto.

(Também lhe interessa: Para que servem os pensos pós-parto?)

Os lóquios: Qual o aspeto que tem o sangramento pós-parto?

Muitas mulheres confundem o sangramento pós-parto com a menstruação. Por este motivo, o sangramento pós-parto também é conhecido como “falsa menstruação”. O seu aspeto varia em função do tempo transcorrido desde o parto. Imediatamente após dar à luz, os lóquios são mais abundantes, pelo que se aconselha o uso de pensos tocológicos. Este primeiro sangramento dura entre três e quatro dias.

Durante os seguintes dias já é possível usar pensos normais (aqueles que usamos durante o período). O aspeto destes lóquios torna-se mais claro, enquanto a intensidade da sua cor cada vez se aproxima mais à do fluxo vaginal normal. Transcorridos cerca de dez dias depois do parto e até ao final do puerpério, o sangramento pós-parto terá dado lugar a uma perda mais densa e de cor praticamente branca.

Estes períodos correspondem a uma média realizada a partir da duração total do sangramento pós-parto de várias mulheres, mas é possível que não coincidam exatamente com o tempo de duração do seu sangramento pós-parto.

(Também lhe interessa: O que são os pensos tocológicos para o pós-parto?)

Também lhe interessa

Sangramento pós-parto e falsa menstruação | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)