Mi bebé y yo

Óxido nítrico durante o parto para aliviar a dor

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O óxido nítrico, também conhecido como gás do riso, é utilizado em alguns países para aliviar as dores durante o parto. Conhece a sua eficácia e segurança para o ter em conta como alternativa à epidural?

Chegou, recentemente, às salas de parto, um novo método para aliviar as dores relacionadas com este. Até à data, este método era praticado unicamente nos Estados Unidos, Finlândia, Canadá e Austrália, mas talvez, dentro de algum tempo, possa também ser uma opção em Portugal. Isto porque o óxido nítrico ou gás do riso é um método mais barato do que a epidural.

Este gás é um analgésico formado por 50% de oxigénio e 50% de óxido nítrico que ajuda a reduzir a dor durante as contrações. Como é evidente, este gás não faz rir, mas permite à mãe, segundo alguns especialistas, viver o parto de forma consciente e com menos sofrimento. O seu efeito desaparece também em muito pouco tempo, cerca de 60 segundos após a sua administração, o que permite o seu uso seguro durante o parto.

 (Também lhe interessa: Mentiras sobre o parto: abaixo os falsos mitos!)

Gás do riso para aliviar as dores de parto

A forma de o administrar é muito simples. O gás vem em bombas e aplica-se através de uma máscara que a mãe coloca no nariz. Quando começa a contração, inspira-se profunda e lentamente o gás até que a contração diminua em dor, momento no qual se deixa de inspirar. O efeito prolonga-se durante mais um minuto, momento em que a contração termina. Depois de tirar a máscara, após a contração, deve respirar-se de forma normal, sendo que o gás se elimina do organismo numa questão de segundos.

(Também lhe interessa: Como controlar as dores de parto em cada fase)

O uso de óxido nítrico no parto é um método seguro para si e para o bebé. É uma solução intermédia para as mulheres que desejam ter um parto natural mas que, quando surge a dor, querem ter a possibilidade de controlar um pouco o sofrimento. Os efeitos secundários são menores do que os da epidural, embora sejam frequentes, como os enjoos.

(Também lhe interessa: Parto rápido: de que é que depende?)

Seria capaz de experimentar o método do óxido nítrico durante o parto? 
O que lhe parece esta alternativa à epidural?

Também lhe interessa

Óxido nítrico durante o parto para aliviar a dor | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)