Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Mulher atual
- Relações de casal
- Diz-me como dormem e eu digo-vos como vai a vossa relação
Diz-me como dormem e eu digo-vos como vai a vossa relação

Diz-me como dormes e eu digo-te se estás satisfeito com o teu parceiro. Os peritos revelam que a distância e a posição que ambos os parceiros adoptam durante o sono reflectem a saúde de uma relação.
É possível saber quão feliz é um casal, medindo simplesmente a distância entre eles enquanto dormem? Os cientistas têm demonstrado que assim é.
De acordo com um estudo conduzido por Richard Wiseman, psicólogo e professor na Universidade de Hertfordshire (Reino Unido), os casais que dormem a menos de 2,5 centímetros de distância estão mais satisfeitos com a sua relação do que aqueles que estão mais afastados durante o sono.
Além disso, os peritos descobriram que os casais que mantêm contacto físico durante a noite são mais felizes do que aqueles que não se tocam durante o sono.
A linguagem corporal, então, diz muito mais sobre nós do que pensamos.
O estudo também revelou as posições de sono mais populares:
- Quase metade dos inquiridos, 42%, dorme de costas para costas.
- Trinta e um por cento dorme na mesma direcção (a posição da conchinha).
- Quatro por cento dormem de frente um para o outro.
Mas o que pensam os peritos sobre as posições que os casais adoptam enquanto dormem?
Parece que este é outro elemento que nos permite avaliar o estado de uma relação sentimental.
As posições de sono mais comuns para casais
Aqui explicamos quais são as posições de sono mais comuns para os casais e o que cada um deles indica sobre o estado da relação:
Posição fetal, de trás para a frente, sem contacto
Esta é a posição típica de uma relação consolidada. É um casal independente, que se conhecem bem e que aceitam os hábitos e costumes um do outro.
Embora à primeira vista possa parecer que a relação é distante, nada poderia estar mais longe da verdade: dormir de costas para costas indica confiança.
A distância é curta, mas cada um mantém a sua independência. Uma elevada percentagem de casais estáveis e seguros dorme desta forma.
De volta para trás, em contacto
Esta postura revela um conhecimento mútuo e respeito mútuo, juntamente com uma maior intimidade, em comparação com a posição anterior.
É também típico de casais fortes e auto-confiantes, mas desta vez, por assim dizer, mostram um afecto e um apego maior do que na posição anterior.
Em qualquer caso, o amor profundo está presente em ambos.
Conchinha: o homem abraça a mulher
Esta é a posição geralmente adoptada no início de uma relação.
Denota uma separação tradicional de papéis, com o homem a desempenhar um papel protector no caso de um casal heterossexual.
Cara a cara
Esta é a posição geralmente adoptada pelos casais mais comunicativos, para quem a cama é o lugar para expressar e partilhar ideias e experiências.
É uma posição que é normalmente adoptada em momentos muito íntimos, e é uma das mais frequentemente adoptadas depois do sexo, por exemplo.
A intimidade e a cumplicidade estão muito presentes.
Abraçados ou pernas entrelaçadas
Esta postura indica uma grande atracção sexual e um desejo de intimidade.
O "jogo dos pés pequenos" ou pernas é altamente erótico e denota um grande desejo sexual. Embora o sexo nem sempre ocorra durante o jogo, também pode ser um acto inconsciente realizado durante o sono.
Mas não há dúvida de que o desejo está presente na relação.