Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Gravidez
- Sintomas de gravidez
- Dor nos seios durante a gravidez
Dor nos seios durante a gravidez

A dor e a sensação de aperto nos seios costuma ser um dos primeiros sintomas de gravidez. E, embora muitas vezes seja um incómodo passageiro, pode ser útil saber as suas causas para limitar a sensação de desconforto.
Frequentemente, e por vezes até antes de notar a ausência de menstruação, podem produzir-se outros sintomas que anunciam a gravidez. A dor nas mamas é um deles, embora também se possa confundir com um dos sintomas pré-menstruais. Em alguns casos, a hipersensibilidade é tão forte que até o mínimo toque dos tecidos da roupa pode ser insuportável. Mas quando começam a doer as mamas na gravidez?
O que causa a dor nos seios durante a gravidez?
- A dor nos seios deve-se a que, durante os dias posteriores à implementação do embrião no útero materno, o aumento de hormonas, tais como os estrogénios e a progesterona, preparam o corpo para a gravidez.
- O peito, que por natureza tem um papel fundamental na alimentação e, consequentemente, na sobrevivência do feto, sofre alterações fundamentais, entre as quais se encontram o aumento da espessura da capa de gordura, bem como o aumento de tamanho das glândulas mamárias. Este processo é o que provoca dor e aperto nas mamas.
-
Durante os meses de gestação, ocorrem alterações no seio sob a influência de duas hormonas: a prolactina, produzida pela hipófise a partir das primeiras semanas de gravidez, e a hormona de lactação da placenta, produzida pela placenta a partir das 15 semanas.
-
Esta fase, chamada cinetogénica, começa no início da gravidez e continua até ao quinto mês. O tecido glandular aumenta; o número de acini também aumenta e os canais lactiferos ramificam-se para ligar o novo acini glandular ao mamilo. Enquanto o tecido glandular prolifera, o tecido adiposo tende a diminuir, tornando o peito mais sensível à estimulação externa.
-
Normalmente trata-se de um incómodo passageiro típico do primeiro trimestre de gravidez. Após este período, o nível de hormonas tende a estabilizar-se e a dor nos seios costuma desaparecer pouco a pouco durante o segundo trimestre.
3 Dicas para a dor nos seios durante a gravidez
- Utilizar um soutien adequado ou fazer massagens são pontos chave na altura de aliviar a dor nos seios. Quando começam a doer as mamas na gravidez, o primeiro conselho que damos é ir a uma loja especializada para comprar um soutien específico para as necessidades da futura mamã (dormir, fazer desporto, para o dia a dia, etc).
- Por outro lado, aplicar cremes e óleos naturais com massagens suaves, delicadas e circulares nas mamas e, especificamente, à volta das auréolas, vai aliviar a dor. É conveniente alternar as massagens com as pontas dos dedos com massagens com a palma da mão.
- Por fim, alternar banhos de água fria com banhos de água quente nos seios vai aliviar a sensação de aperto e, além disso, vai favorecer a elasticidade da pele.