Mi bebé y yo

Dor nos seios durante a gravidez

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A dor e a sensação de aperto nos seios costuma ser um dos primeiros sintomas de gravidez. E, embora muitas vezes seja um incómodo passageiro, pode ser útil saber as suas causas para limitar a sensação de desconforto.

Frequentemente, e por vezes até antes de notar a ausência de menstruação, podem produzir-se outros sintomas que anunciam a gravidez. A dor nas mamas é um deles, embora também se possa confundir com um dos sintomas pré-menstruais. Em alguns casos, a hipersensibilidade é tão forte que até o mínimo toque dos tecidos da roupa pode ser insuportável. Mas quando começam a doer as mamas na gravidez?

(Também lhe interessa: Sintomas de gravidez: como saber se está grávida)

O que causa a dor nos seios durante a gravidez?

A dor nos seios deve-se a que, durante os dias posteriores à implementação do embrião no útero materno, o aumento de hormonas, tais como os estrogénios e a progesterona, preparam o corpo para a gravidez.

O peito, que por natureza tem um papel fundamental na alimentação e, consequentemente, na sobrevivência do feto, sofre alterações fundamentais, entre as quais se encontram o aumento da espessura da capa de gordura, bem como o aumento de tamanho das glândulas mamárias. Este processo é o que provoca dor e aperto nas mamas.

Normalmente trata-se de um incómodo passageiro típico do primeiro trimestre de gravidez. Após este período, o nível de hormonas tende a estabilizar-se e a dor nos seios costuma desaparecer pouco a pouco durante o segundo trimestre.

(Também lhe interessa: O que é o ingurgitamento mamário e como se pode aliviá-lo?)

Remédio para a dor nos seios durante a gravidez

Utilizar um soutien adequado ou fazer massagens são pontos chave na altura de aliviar a dor nos seios. Quando começam a doer as mamas na gravidez, o primeiro conselho que damos é ir a uma loja especializada para comprar um soutien específico para as necessidades da futura mamã (dormir, fazer desporto, para o dia a dia, etc).

Por outro lado, aplicar cremes e óleos naturais com massagens suaves, delicadas e circulares nas mamas e, especificamente, à volta das auréolas, vai aliviar a dor. É conveniente alternar as massagens com as pontas dos dedos com massagens com a palma da mão.

Por fim, alternar banhos de água fria com banhos de água quente nos seios vai aliviar a sensação de aperto e, além disso, vai favorecer a elasticidade da pele.

(Também lhe interessa: Sintomas do parto)

Conhece outros remédios naturais para aliviar a dor nos seis durante a gravidez? Conte-nos tudo nos comentários!

Também lhe interessa

Dor nos seios durante a gravidez | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)