O meu bebé
mibblogo

Quando o bebé não se mexe, o que acontece?

12 setembro 2022

Está grávida e não sente o seu bebé a mexer-se há horas? Primeiro que tudo, não entre em pânico, não se assuste. Vamos ver o que acontece quando o bebé não se mexe no útero. Explicamo-lo em pormenor.

Entre grávidas, é muito comum preocupar-se com os movimentos do feto. É aconselhável, durante a gravidez, não ficar obcecado com isso. Deve saber que, se a dada altura notar que o bebé não se mexeu o dia todo, é importante não ficar nervosa, uma vez que isso irá tornar o seu abdómen mais tenso e será mais difícil para si perceber os movimentos.

Quanto tempo pode o bebé ficar sem se mexer?

Não há diretrizes específicas para isto, pois pode variar muito de uma futura mãe para outra. A actividade do bebé no útero é descrita em quatro fases, desde a menos activa até à mais activa. É possível que o bebé fique parado até duas horas, quando em estado de sono passivo.

É normal que a futura mãe esteja inquieta quando o bebé não se está a mexer durante algum tempo. No entanto, existem diferentes explicações para isto:

  • Descanso: a falta de movimento pode ser devida ao facto de o bebé estar simplesmente em estado de descanso. Pode estar a dormir dentro do útero.
  • Localização da placenta: quando a placenta está localizada no lado frontal do útero, que está junto ao umbigo, a mãe pode não sentir os movimentos do bebé tão facilmente.
  • A fase final da gravidez: deve saber-se que os movimentos do bebé mudam no final da gravidez, uma vez que já não são tão exagerados como eram no início.

Como conseguir que o bebé se mova no meu ventre? 7 dicas que podem funcionar

Como regra geral, o bebé move-se quando a mãe está relaxada. É provavelmente por isso que já notou que os movimentos fetais aumentam à noite. Vamos dar uma vista de olhos a algumas dicas para pôr o bebé em movimento no útero:

  1. Comer açúcar ou alimentos doces.

    Recomenda-se que coma algo que aumente os seus níveis de glicose. Os alimentos ricos em açúcar, tais como fruta ou chocolate, são os mais adequados para este fim. Cuidado! Não siga este conselho se sofrer de diabetes gestacional, por razões óbvias.
  2. Deitar-se do seu lado esquerdo e pôr música para o seu bebé.

    É também aconselhável sentar-se ou deitar-se do seu lado esquerdo e tentar relaxar. Depois comece a estimular o seu bebé com massagem, música, etc. Durante a próxima hora, o seu bebé começará a mover-se normalmente. Se ele ou ela ainda não estiver em movimento, não se preocupe, apenas espere um pouco mais.

album musical bebe

3. Massajar a barriga

Pode usar o toque para que o seu bebé se mexa na sua barriga, pois ele notará o seu toque e é possível, embora nem sempre seja o caso, que ele reaja com movimentos quando repara em si. 

4. Ouvir a voz do papá

Este truque é um clássico. Na maioria das vezes, é possível notar movimentos fetais através da voz do pai, porque, por alguma razão, o bebé gosta dele e responde ao mesmo movendo-se.

5. Torne-se activo com alguma ginástica

Aumentar ligeiramente o ritmo cardíaco através de saltos, jogging ligeiro ou agachamentos suaves pode fazer com que o bebé reaja ao movimento e responda a ele fazendo o mesmo.

6. Prática de meditação

A ligação mente-corpo é incrível e se frequentar aulas de meditação poderá experimentar mudanças a este respeito, pois poderá ser-lhe ensinado a activar certos chakras que, por sua vez, podem de alguma forma apoiar o movimento do feto na sua barriga.

7. O truque do foco

Pode parecer um pouco estranho, mas em alguns casos funciona. Consiste em colocar uma tocha acesa na barriga e movê-la em redor. O bebé deve tentar seguir a luz e mover-se, algo que poderia em princípio acontecer a partir do quinto mês de gravidez, quando o bebé pode perceber a luz e a escuridão.

 gravida comer doce

Quantas vezes é que o bebé tem de se mexer no útero?

Sabia que os bebés podem fazer mais de quarenta movimentos dentro do útero da mãe? nadar, esticar as perninhas, bater, chutar, empurrar? Muitas destas acções são a resposta do bebé a ruídos ou movimentos externos feitos pela mãe. Podem também ser uma resposta a certos alimentos que a mãe come, tais como o açúcar. O que é considerado normal?

  • É normal durante a gravidez, especialmente após 28 semanas de gestação, notar o bebé a mexer-se várias vezes ao dia. No entanto, por vezes o bebé, por várias razões, pode ficar parado durante muito tempo.
  • Se tiver dúvidas por ter notado muito pouco movimento durante várias horas ou se não notar nada e estiver preocupado com isso, é aconselhável contactar o seu ginecologista ou parteira para confirmar o bem-estar do seu bebé.
  • Mas, acima de tudo, não entre em pânico, é muito normal que haja estações ou dias em que os movimentos sejam muito frequentes e outros em que não se sintam demasiados movimentos. Portanto, antes de mais nada, acalme-se.

O que acontece ao feto quando a mãe chora?

Deve saber que durante a gravidez o bebé sente o mesmo que a mãe, e com a mesma intensidade. Isto significa que se chorar, o seu bebé experimenta este estado emocional como se fosse o seu próprio. Assim, quando a mãe chora, o feto nota-o e pode responder-lhe de diferentes maneiras. Por exemplo, pode reagir movendo-se mais do que o habitual.

O bebé no útero da mãe sente o estado de espírito da mãe, e isto influencia o seu desenvolvimento. Estudos recentes, tais como um artigo científico envolvendo Elysia P. Davis e Laura M. Glynn da Universidade da Califórnia-Irvine (EUA), afirmam que mesmo o bebé é capaz de sentir o estado psicológico da sua mãe.

DIRETORA EDITORIAL EM O MEU BEBÉ. Especialista em temas de gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Crescimento

Também lhe interessa…