Mi bebé y yo

Os benefícios da música pré-natal

( 1 voto) load
facebook twitter whatsapp

Quase toda a gente gosta de música. Relaxa, diverte, pode partilhar-se, dançar, e até é benéfica para um bebé que ainda não nasceu. Ainda na barriga da mamã, o bebé ouve e sente a música. Estes são os benefícios da música pré-natal!

O primeiro sentido que desenvolvemos, quando estamos no ventre materno, é a audição. Assim, a partir da 16ª semana de gravidez, o feto sente os sons que chegam do exterior e ouve os batimentos do seu coração. A partir da 20ª semana, reage aos diferente ruídos que consegue ouvir e, a partir da 25ª semana, já é capaz de os distinguir.

Esta capacidade de ouvir desde o ventre materno permite motivar e fomentar o vínculo entre os papás e o futuro filho, bem como regular as emoções ou aumentar a frequência cardíaca e a atividade cerebral do bebé através da estimulação musical.

(Também lhe interessa: A estimulação pré-natal e o desenvolvimento do bebé)

Quais as vantagens da música pré-natal

A música ajuda a gerar estados de ânimo e sentimentos, além de ser uma ferramenta muito eficaz para dar energia ou relaxar, m função do ritmo que tiver. Tanto durante a gravidez, como durante os seus primeiros anos, a música ajuda no desenvolvimento do bebé, preparando o ouvido, o cérebro e o corpo para ser capaz de coordenar e integrar reações físicas e mentais. A estes benefícios podemos juntar o facto de a música pré-natal ser um excelente pretexto para a convivência entre o futuro bebé e os seus pais.

Demonstrou-se, através de diversas investigações, que certos ritmos musicais acalmam os bebés dentro do útero e, inclusivamente depois do nascimento, são capazes de reagir perante a música que ouviram enquanto estavam no ventre da sua mãe.

A música pré-natal é capaz de alterar o ritmo cardíaco, as emoções, ou os intervalos na respiração, pelo que é aconselhável utilizar peças musicais suaves e harmoniosas, como podem ser a música clássica ou barroca, para contagiar o bebé com um sentimento de calme e tranquilidade. A música pré-natal ajuda a estabelecer ligações neuronais pelas quais viajam a informação e os pensamentos e, segundo alguns estudos, estimula as ondas alfa cerebrais, criando um sentimento de sossego no bebé.

(Também lhe interessa: Estimule o desenvolvimento do seu bebé através da música)

A música e a voz materna

Diversos estudos comprovaram que os bebés que foram estimulados com música pré-natal choram menos, são mais relaxados e dormem e alimentam-se melhor.

Existem álbuns criados de forma específica para a estimulação pré-natal do bebé, mas a voz materna é uma ferramenta tanto ou mais efetiva. O facto é que a voz materna transmite ao bebé confiança e calma, ajudando a fortalecer o vínculo mãe-filho.

Se utilizámos a música pré-natal durante a gestação do bebé, é aconselhável que continuemos com estes estímulos durante os seus primeiros três anos de vida. Depois, os cursos de música que tenha na escola vão ajudá-lo a melhorar as suas habilidades físicas e mentais, tais como a coordenação e a memória.

(Também lhe interessa: Canções de embalar para bebés)

Também lhe interessa

Os benefícios da música pré-natal | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)