Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Doenças
- Doenças na gravidez
- Tensão alta na gravidez: causas, sintomas e soluções
Tensão alta na gravidez: causas, sintomas e soluções

Quando a pressão arterial ultrapassa os níveis médios, referimo-nos a hipertensão ou tensão alta. Conheça as causas, os sintomas e as soluções fundamentalmente baseadas no controlo da alimentação.
O nível de pressão sanguínea é um dos indicadores mais importantes do estado de saúde na gravidez e deveria ser controlado com frequência, inclusive nos casos em que nunca foi detetado qualquer problema. As modificações físicas relacionadas com esta etapa podem alterar os valores da pressão sem aviso prévio, o que pode causar sérias complicações. No fundo, é simples: é preciso medir, regularmente, a tensão.
Os sintomas de tensão alta na gravidez
Se a hipertensão for leve ou moderada, talvez os sintomas não se manifestem e, como tal, o problema apenas pode ser identificado através de um controle constante.
- De qualquer modo, quando aparecem perturbações como: dor de cabeça, transtornos visuais (moscas volantes), zumbidos, dor na boca do estômago redução da diurese e edema ou inchaço, acompanhados de um considerável aumento de peso, informe o seu médico imediatamente, já que poderá tratar-se de pré-eclâmpsia, caracterizada pela tensão alta e pela presença de proteínas na urina.
(Também lhe interessa: Pés e pernas inchados durante a gravidez)
Por outro lado, a dor de estômago pode ser confundida com gastrite, algo bastante frequente no final da gravidez e que, na verdade, se trata de uma dor derivada do edema, que também afeta os órgãos internos, sobretudo o fígado.
A dieta adequada para a tensão
A principal solução no caso da hipertensão é o controlo sobre a nossa alimentação, principalmente em relação aos alimentos que contribuem para aumentar a pressão do sangue nas artérias. Tome nota!
(Também lhe interessa: Doenças durante a gravidez)